Foto: Carburadores Mikuni - Divulgação

Troca da bóia, carburador para Savage, XT660 supermoto e motor que detona

Foto: Carburadores Mikuni - Divulgação

Foto: Carburadores Mikuni - Divulgação

Boa tarde, Equipe Motonline,escrevo para mostrar minha insatisfação com a Honda.
Adquiri uma CB500 2003 com 16mil km rodados. Ao comprar fiz a revisão para andar com segurança e gastei R$600,00 contando com serviço de limpeza dos carburadores, troca do fluído dos freios e troca de pastilhas dos freios, lubrificação dos rolamentos das rodas e mesa de guidão e por fim troca do fluído das bengalas. Agora que rodei 15mil km fui fazer uma limpeza e equalização dos caburadores e o mecânico (de confiança) disse que será necessário trocar a bóia de cada carburador. Fiquei indignado com o valor a ser pago por cada uma, que é R$110,00, ou seja, gastarei R$220,00 por duas bóias simples, de plástico, porque as que tenho estão com infiltração. Agora ficam as perguntas: Porque uma peça tão importante e padrão em todas as motos grandes carburadas da Honda (CBR 600/1000, Hornet etc) custa tão caro? Pode-se recuprar as bóias colando com algum material específico, para não ser “roubado” pelo fabricante? Fui informado que não existem esta peça paralela, ou seja, se precisar vai ter que pagar o preço imposto pelo fabricante. Deixo aqui minha insatisfação. Nunca mais comprarei moto grande usada, porque os fabricantes pedem o valor que querem das peças e temos que pagar ou vender a moto com problema para outro cidadão. Agora aprendi que é por isso que Suzuki, Honda, Yamaha, Kawaziki etc, todas antigas tem preço baixo e ficam paradas em garagem, não compensa manter. Obrigado. Fernando, 27, Araraquara, SP

 

Foto: XT 660 SM - Polacomotos

Foto: XT 660 SM - Polacomotos

R: Fernando, me desculpe por discordar de você, acho que se bem analisadas as motos usadas podem se revelar uma boa compra.
Faça o seguinte. Pegue as duas bóias da sua moto e coloque numa balança de precisão. Se houver muita diferença de peso, ela a mais pesada tem infiltração.
Pode ser reparada fazendo um pequeno furo, drenando o líguido interno e colando novamente, selando herméticamente a peça.
Não acho comum esse defeito, nas motos antigas havia uma incompatibilidade do material usado que era uma espuma rígida preta que pegava infiltração com a mistura de álcool. Hoje as de plástico injetado dificilmente sofrem com esse problema. Mais comum é trocar a agulha que eventualmente para de vedar corretamente o sistema.
Essas peças de difícil substituição são caras mesmo por esse motivo. Abraços.

 


Haveria algum problema em uma Suzuki Savage 650 1998 se eu conseguir adaptar um carburador da Falcon q.é de menor cilindrada? Se sim Teriam outra indicação,fora o original ? Erivelson, 48, Fortaleza CE.

 

R: Herivelson, procure por um de 36mm, de preferência Mikuni. Você vai ter que ajustar sua mistura, os giclês de forma que sua moto funcione bem.
Procure na internet algum fornecedor porque o da Falcon me parece muito pequeno para você.
Boa sorte.


Olá Srs Motonliners! Estou com plano de comprar uma xt660 e transformá-la em motard. Quais serão as principais mudanças que precisarei fazer? Um abraço de Niterói. Gustavo, 29, Niterói, RJ.

 

R: Gustavo, as modificações principais são nas rodas. Troque o aro dianteiro por um de diâmetro de 17 polegadas e largura de 3.5 na dianteira e 5 na traseira. Monte com os raios compatíveis, (inox são melhores) use de preferência com diâmetro de 4 mm. Pneus 180/55-17 na traseira e 120/70-17 na dianteira, procure um par compatível dianteiro/traseiro de boa marca. Boa sorte.


Por favor vcs podem me ajudar, tenho uma cg 150 2004 honda, principalmente quando estou com garupeiro depois que o motor esquenta ele faz um barulho estranho, como se fosse agulhas se batendo. por favor me ajudem… Alex, 21, Fortaleza CE.

 

R: Alex esse barulho é a famosa batida de pino ou detonação que é quando a explosão ocorre de forma descontrolada, não iniciada pela faísca da vela no momento correto. Acontece em motores de alta compressão como o seu quando utiliza combustível não recomendado. O excesso de calor, mistura muito pobre de gasolina, vela suja ou em más condições e o acúmulo de carvão na câmera de combustão agrava o problema, talvez por causa da temperatura ambiente da sua região. Mas não somente por isso. Todas essas condições somadas ou uma mais do que a outra podem estar colaborando para o problema. Não deixe que ocorra o barulho porque o seu motor será gravemente avariado. Evite as condições em que ele ocorre ou seja, em aceleração maior e com o motor em condição de carga alta.
Leve a moto numa boa oficina de sua confiança para resolver ou pelo menos minimizar o problema. Abraços.

Bom dia. Bitenca se eu trocar o pino resolve?
ALEX.

R: Não Alex, na verdade não há batida de pino, dá-se esse nome por causa que o barulho lembra isso. Na verdade, como lhe falei a causa é a explosão que ocorre de forma descontrolada, fora de hora e com o tempo os mancais do virabrequim e biela vão para o espaço.

Bitenca. levei a moto na oficina de minha confiança, e pedi pro cara da uma volta comigo na garupa,e ele disse o q vc falou, que era biela, muito obrigado por vc me ajudar, deixa eu te fazer uma pergunta? na minha cg 150 2004 honda, eu posso colocar um escapamento esportivo que logo vou sentir ela com mais potencia? Isso pode danificar meu motor? te agradeço se vc me responder obrigado…

R: Pode sim Alex, inclusive deve ajudar no seu problema porque o escapamento sendo mais livre, o calor da explosão dissipa melhor pela saída dele. Somado a isso você pode colocar um filtro de ar mais livre, consulte seu mecânico sobre essa possibilidade, fica mais adequado com a mudança de escapamento.
Porém não deixe de verificar nas outras áreas que lhe disse antes. Carburação, vela, etc…
Abraços.