Publicidade

Dúvidas sobre a troca de escapamento na Honda Hornet e BMW G 650 GS. Acompanhe.

Boa tarde! Tenho uma Hornet e como todo proprietário de uma 4 cilindros almejo uma ponteira esportiva para o som da minha moto ficar mais legal. Gostaria de saber se é proibido a troca somente da ponteira e, no meu caso em particular, se a ponteira megafone da Akrapovic é proibida no nosso País. Cavalcante Neto

Tenho BMW G 650 GS 2012 e quero saber se prejudica o motor ou causa alguma avaria se trocar a ponteira original por uma coyote RS5 Roncar, pois o original da GS é muito silenciosa e eu gosto de curtir o ronco do motor. Tive uma Suzuki Bandit 1250S e troquei o escape por um Fire Tong que deixou-a o ronco legal. Gostaria dessa informação técnica. Aguardo retorno. Eris Gerola Dias

Veja o que disse o Bitenca!

Publicidade

Olá Cavalcante e Eris! As fábricas de motos seguem requisitos de emissões sonoras mais restritos do que os fabricantes de escapamentos de reposição. Os escapamentos para reposição, não originais como os que você citam, têm uma limitação de saída de ruído mais amena mas ainda assim os requisitos de emissões de gazes se mantêm. Quer dizer que você deve continuar usando um escapamento com catalizador, mesmo sendo acessório, para cumprir as normas do “controlar”, se houver na sua região.

Então, a lei permite trocar as ponteiras dos escapamentos de suas motos, por outros de reposição mas às vezes elas podem não passar em testes de emissões, se na sua região for necessário. Alguns estados do sul aplicam multas aos motociclistas com “escapamentos abertos” enquadrando-os em infrações às vezes questionáveis.

Além disso, devem levar em consideração que a troca da ponteira pode mudar o equilíbrio de pressão entre os coletores de admissão e escape. Se isso ocorrer serão necesárias outras alterações no sistema de injeção para que a moto funcione bem. Esse fluxo alterado, além do barulho mais alto pode melhorar a performance da moto mas poderá também prejudicar resultados de testes de emissões de gazes poluentes.