Publicidade

Turismo de Aventura ‚ o foco do Turismo em Debate na Academia (TED), a‡Æo que faz parte do Empreendetur, programa da Associa‡Æo Brasileira dos Bachar‚is de Turismo (Abbtur) em parceria com o Minist‚rio do Turismo (MTur), Sebrae Nacional e Funda‡Æo Banco do Brasil que fomenta o empreendedorismo em estudantes e bachar‚is em turismo.

O TED, que acontece hoje (9), das 9h …s 18h, no Audit¢rio da Unidade Portal Instituto de Hospitalidade, na rua da Miseric¢rdia, n§ 7, Pra‡a da S‚, se constitu¡ de debates entre a Academia, profissionais da  rea e, nessa edi‡Æo, empres rio que participam do Programa de GestÆo e Certifica‡Æo do Turismo de Aventura do MTur.

“Os TEDs foram concebidos para promover uma aproxima‡Æo cada vez maior entre o meio acadˆmico e o mercado tur¡stico. O turismo de aventura tem sido gerador de grande n£mero de pequenos neg¢cios e ocupa‡äes, portanto o tema ‚ muito apropriado para a ocasiÆo”, explica a coordenadora geral de Qualifica‡Æo e Certifica‡Æo do Minist‚rio do Turismo, Tƒnia Arantes. Durante o evento ela vai ministrar a palestra Aventura Segura: Programa de Qualifica‡Æo e Certifica‡Æo em Turismo de Aventura, realizado pelo Minist‚rio do Turismo em parceria com a Associa‡Æo Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta).

De acordo com a coordenadora do MTur, “o conhecimento das a‡äes desenvolvidas pelo Programa de Qualifica‡Æo e Certifica‡Æo no Turismo de Aventura poder  contribuir em muito para a forma‡Æo de novos empreendedores no turismo de aventura, j  que para o segmento o profissionalismo e a garantia de pr ticas seguras sÆo fundamentais para sua sustentabilidade”. O programa visa apoiar e incentivar a ado‡Æo de pr ticas seguras no turismo de aventura e re£ne a‡äes como projetos de qualifica‡Æo e certifica‡Æo e o projeto de normaliza‡Æo – j  com nove normas publicadas.

Publicidade

O Empreendetur visa orientar e inserir estudantes e profissionais do turismo no mercado de trabalho levando em considera‡Æo o empreendedorismo e a empregabilidade. “O Empreendetur ‚ de grande relevƒncia para o turismo na medida em que desperta o esp¡rito empreendedor nos rec‚m formados e alunos das academias de turismo. Isso contribui, nÆo apenas para inser‡Æo desses jovens no mercado de trabalho, mas tamb‚m para o desenvolvimento de novos neg¢cios e gera‡Æo de trabalho e renda, refletindo positivamente na qualifica‡Æo e diversifica‡Æo dos produtos tur¡sticos brasileiros”, comenta Tƒnia Arantes.