Publicidade

Não perca! As inscrições para a 7ª edição do Encontro Nacional do Cicloturismo e Aventura se encerram em 11 de novembro.

Falta pouco menos de um mês para o evento mais esperado do cicloturismo brasileiro. O encontro, que é realizado anualmente pelo Clube de Cicloturismo desde 2002, está agora em sua 7°edição e, este ano, vai acontecer de 20 a 23 de novembro, nas belíssimas praias de Santa Catarina e também em seu interior, muito tranqüilo e propício aos passeios de bicicleta.

A sede do evento será Camboriú, estrategicamente localizada entre a Mata Atlântica e as badaladas praias da vizinha Balneário Camboriú, e, como já é tradicional, o clima será de confraternização, informação, amizade e muitas pedaladas em ritmo de passeio, o que desobriga, portanto, o participante de ser um atleta. Basta apenas ter uma boa condição física.

O trajeto dos passeios percorre as estradas de terra e asfalto da região de Camboriú (90 km da capital, Florianópolis), uma tranqüila cidadezinha cercada de muito verde, e próxima às belíssimas praias da badalada Balneário Camboriú. Com diversas trilhas e opções de turismo rural, é um excelente destino de cicloturismo.

Publicidade

São esperados 250 participantes de todos os cantos do país. Vários grupos de cicloturistas estão até se organizando para chegar pedalando ao evento. Já estão planejadas saídas do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Tudo é combinado através da lista do Clube na Internet, a Cicloturismo Brasil (link no site do Clube)

As inscrições realizadas pela Internet se encerram em 11 de novembro, dão direito a uma camiseta do evento e custam R$ 55. Também será possível inscrever-se no local, até uma hora antes da saída do passeio, por R$ 70. Em ambos os casos, está incluso o seguro para os passeios.

Confira a programação:
Quinta – 20/11
8h00 Confirmação das inscrições e retirada de kits
8h30 Encerramento das inscrições e concentração para o passeio
9h30 Saída da Pedalada Itapema – estradas de terra, (±35 km) – dificuldade média-alta, ritmo leve
20h30 Palestra ‘Ciclistas e as Leis de Trânsito’ por Wilberto Boos – ABC Ciclovias

Sexta – 21/11
8h30 Concentração para o passeio
9h00 Saída da Pedalada Interpraias – estradas de asfalto e terra (±30 km) – dificuldade média-alta, ritmo leve
15h30 Palestra “Navegação e GPS” por Paulo Cunha, Rodrigo Telles e Adilson Luis dos Santos
20h30 Palestra e Audiovisual de Cicloviagem ‘Caminho do Peabirú de Bicicleta’ por Fernando Angelletto e Luiz Carlos Pereira
21h30 Confraternização

Publicidade

Sábado – 22/11
9h00 Minipalestra ‘Velotour – Vale Europeu’ por Walter Magalhães
10h00 Workshop ‘Bike Fit – Ergonomia para Cicloturismo’ por equipe do Clube de Cicloturismo
15h30 Concentração para o passeio
16h00 Saída da Pedalada Balneário Camboriú – ruas e orla de Balneário (±20 km) – dificuldade baixa, ritmo leve (levar farol)
Palestra numa parada do passeio ‘Santiago de Compostela por dois hospitaleiros’ por Carlos Beppler e Malú França

Domingo – 23/11
8h30 Concentração para o passeio
9h00 Saída da Pedalada Camboriú – estradas de terra (±25 km) – dificuldade baixa, ritmo leve
Palestra numa parada do passeio ‘Caminho da Fé’ por Eliana Garcia e Rodrigo Telles
12h00 Sorteio de brindes e Fechamento do evento
14h00 Retorno à sede do evento

Para as pedaladas, os organizadores do evento, Rodrigo Telles e Eliana Garcia, diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, recomendam levar lanche, água e capa de chuva. Usar protetor solar, calçado fechado e camiseta manga curta ou longa. Além de manter a bicicleta regulada e em boas condições, também é obrigatório o uso do capacete.

Sobre o clube
Criado em 2001, o Clube de Cicloturismo do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos e todos os colaboradores são voluntários. Seu objetivo é difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta. Para isso, promove a troca de informações e experiências entre cicloturistas ao longo do ano e também, há sete anos consecutivos, organiza o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura.

Publicidade

VII ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Data: 20 a 23 de Novembro de 2008
Local: Colégio Agrícola de Camboriú – Camboriú – SC
Inscrições: [email protected]