Twin, dúvidas, Future, habilitação etc

Twin, dúvidas, Future, habilitação etc

Twin, dúvidas, Future, habilitação etc

Tio, vc conhece algum campeonato de moto onde h ja participa‡Æo das TDM 850/900 aqui no brasil ou no exterior?
Francis – SÆo Paulo SP
Bem lembrado, na Inglaterra surgiu um campeonato denominado Super Twin, s¢ para motos com motores dois cilindros. A Yamaha criou a TRX 800 com motor da TDM. O primeiro campeÆo foi um jornalista careca chamado Allan Catchcart (veja vocˆ, parece com um brasileiro!). Esse campeonato virou europeu e a campeÆo foi a alemÆ Katja Poergssen. Bom, depois que um jornalista e uma mulher foram campeäes, acho que o campeonato desapareceu. Nunca mais ouvi falar dessa categoria.

D£vidas
Grande Mr. Tite, a¡ vÆo algumas perguntas e para seu deleite duas delas sÆo t‚cnicas. 1)Vi que algumas motos possuem um cilindro acoplado aos amortecedores traseiros. Para que serve este cilindro? 2) Por que os discos de freio dianteiros sÆo muito maiores em rela‡Æo aos discos traseiros? 3) Em algumas respostas …s cartas dos leitores vocˆ diz que nÆo sabe e nem possui bola de cristal para saber quando vÆo ser lan‡ados os novos modelos da Honda,Yamaha,etc. No entanto li recentemente vocˆ recomendando a um leitor esperar at‚ setembro para comprar uma moto nova da Honda. Afinal vocˆ sabe ou nÆo as datas de lan‡amentos? 4)Vocˆ disse que a Izzo nÆo liberou motos para vocˆ testar. Como vocˆ conseguiu testar a HD V-ROD que est  na foto em destaque?
Pedro – Joinville – SC
1) Aquele cilindro ‚ um reservat¢rio de g s para aumentar a capacidade do amortecedor, dessa forma ele consegue maior capacidade de expansÆo/contra‡Æo sem aumentar as dimensäes da pe‡a. 2) Porque na frenagem a massa se desloca para a frente em func‡Æo d acelera‡Æo negativa, logo os freios dianteiros sÆo mais solicitados (isso j  foi explicado na mat‚ria de freios, seu mala!); 3) Eu nÆo COMO serÆo os lan‡amentos, mas que sei que serÆo lan‡adas novas motos da Honda e Yamaha antes de outubro. 4) A Izzo nÆo convidou o Motonline para aquele teste, eles convidaram a DUAS RODAS, que chamou o piloto de teste Geraldo Simäes pra sentar no trem e se desesperar a 200 km/h!

Future
Comprei uma scooter Future da Sundown e j  na retirada da mesma fiquei decepcionda. A pessoa respons vel pela inspe‡Æo iniciou me mostrando todas as deficiˆncias de acabamentos da Future para que depois eu nÆo voltasse na concessin ria reclamando da scooter. Confesso que fiquei com vontade de devolver e pedir meu dinheiro de volta. A Future tem v rios problemas de acabamento realmente, mas o principal l¢gico ele nÆo falou. O desempenho dela ‚ horr¡vel a ponto de se duvidar das 125 cc. Tenho visto um grande marketing em cima deste produto, mas gostaria de deixar minha opiniÆo para futuros compradores empolgados com o marketing e design dessa scooter nÆo sejam enganados como eu e outras pessoa fomos.
maria elisa – sao paulo

Habilita‡Æo
tudo bem tite, dirigir a moto sem capacete mesmo com ipva pago, ela pode parar no deposito e a perda da carteira de habilita‡Æo? lembrando que uma habilitacao esta em torno de 650 reais, ou seja nÆo e barato, e dif¡cil pra tirar e f cil de perder, podia me explicar isso.
jorge lopes – nil¢polis
Gostaria de saber se para obter uma hunter 90 precisa ter habilita‡Æo de moto pois ela nÆo ‚ uma 125cc.
Douglas – Contagem /MG
Tite, tava lendo os coment rios sobre a qualidade dos exames de moto pelo pa¡s. Aqui no Detran-PR a gente faz o oito, o labirinto, o zigue-zague nos cones, a rampa e a troca de marchas. Isso mesmo, aqui se troca marchas no exame de moto. Mas o que me deixa indignado ‚ o fato de o exame ser em ambiente fechado. Acho, realmente que deveria ser dificultado o exame para o candidato, com o intuito de forma‡Æo com mais qualidade. Talvez um exame de rua, como ocorre na Espanha, e sempre com motos de maior cilindrada. Meu exame foi rid¡culo, fiz com uma 125, acho que deveria ser com pelo menos uma 350.
Junior – Curitiba – PR
Quem pode dar explica‡äes mais t‚cnicas ‚ o Ciretran da sua cidade. Mas pilotar moto sem capacete ‚ considerada penalidade grav¡ssima, com perda da habilita‡Æo. No entanto nÆo ‚ preciso pagar mais R$ 650 para tˆ-la de volta, basta fazer o curso de reciclagem e esperar o prazo de “gancho”. Que eu saiba a moto nÆo ‚ recolhida ao p tio por falta e capacete. Normalmente o agente fiscalizador permite que o infrator solicite a ajuda e um amigo habilitado (e capacetado) e leve a moto pra casa.
Douglas, qualquer ve¡culo motorizado, seja de 1.000cc ou 35 cc a lei brasileira exige habilita‡Æo.

Chuva
Tio Tite, faz um tempÆo que eu nÆo fa‡o nenhum coment rio no motoline, mas visito diariamente! Recentemente fui … Natal na minha FAN (‚ pra vc nunca mais me chamar de traidor) e foi muito legal a viagem, apesar do desconforto, ‚ muito prazerosa uma viagem de moto, o problema ‚ parar de vez em quando p/ colocar a capa. Eu queria te dar uma sugestÆo: faz um artigo com o t¡tulo: “todo motocilista ‚ um meteorologista”, pois ultimamente (aqui em Recife) tem chovido muito e j  estou fera acertando a hora de por a capa!
Dalmar – Recife/PE
Na p gina de abertura do Motonline tem o link com o INPE com a previsÆo de tempo em todo Brasil!

Demon
Solucionado a questÆo da lƒmpada, agora apareceu outra bobagem em rela‡Æo a titan 150. Agora ‚ com os pneus. Todos sabemos q a Honda naum fabrica os pneus da titan, quem fabrica eh a Pirelli, e nesse pneu usado na titan, est  escrito:”City Demon”. Todos sabemos q demon eh uma expressÆo em inglˆs, q nÆo significa dem“nio. Gostaria da sua resposta categ¢rica tb p/ o caso dos pneus, pq estÆo dizendo q city demon, significa cidade dos dem“nios, isso pelo fato de ter mtas titans na cidade. grande bobeira, pois tb existe a linha de pneus da Pirelli chamado Sport Demon, dessa forma significa Esportes Demoni cos?
Wanderson – Presidente Venceslau-SP
Wander, esse palha‡ada toda revela uma faceta cruel da nossa realidade: as pessoas perderam a personalidade e parecem caminha ao sabor das mar‚s, como til pias na piracema. A Pirelli criou a linha Diablo para carros nos anos 90 e nenhum motorista deixou de usar. Logo em seguida, em 99, lan‡ou o Sport Demon, cuja tradu‡Æo ‚ “Dem“nio do Esporte”. No Brasil a Pirelli (que ‚ italiana) batizou o pneu de uso urbano de City Demon que significa Dem“nio da Cidade (e nÆo cidade do dem“nio). Para piorar, alguns fan ticos perceberam a palavra “front” escrita no pneu e conclu¡ram que City Demon front sigificaria “cidade do dem“nio … frente”. Bom, ningu‚m ‚ obrigado a saber inglˆs no Brasil, mas o “front” significa “frente”, assim como “rear” significa “traseiro”. Talvez essa histeria coletiva seja uma boa forma de abrir os olhos das empresas para acabar de vez com essa frescura de usar nomes e classifica‡äes inglesas para produtos fabricados e vendidos no Brasil. O mais grave ‚ que at‚ agora nem a Honda nem a Pirelli enviaram qualquer comunicado oficial a respeito dessas bobagens.