Publicidade

O turismo de aventura ganha espaço nas cidades do interior de São Paulo e uma das que soube tirar proveito de sua natureza preservada é Socorro, a 135 km da capital, próxima a Bragança Paulista. Privilegiada por uma geografia que inclui montanhas rochosas, rios, cachoeiras e vegetação nativa da serra da Mantiqueira, Socorro já faz parte do roteiro radical de quem gosta de esporte de natureza. Sua localização privilegiada, próxima de grandes cidades, facilita o acesso por rodovias muito bem sinalizadas como Anhangüera, Fernão Dias e D. Pedro II.

Como um verdadeiro Climbiker, fui enfrentar a estrada a bordo de minha Suzuki DR 650, disfarçada de KTM e equipada com pneus muito mais off do que on road. São cerca de 100 km de asfalto (asfalto???) pela Fernão Dias até chegar a entrada de Bragança Paulista. Após cruzar a cidade deve-se passar por uma seqüência interminável de rotatórias (7 no total, veja o mapa detalhado no site www.pedrabelavista.com.br ) até chegar ao bairro Santa Rosa, onde já se pode ver as placas para a Pedra Bela Vista. Atenção! Não confunda com Pedra Bela, que é um município antes de Socorro.

Finalmente cheguei na estrada de terra para aproveitar meus pneus Rallycross novinhos. A estrada é bem batida e não apresenta dificuldade para motos comuns. Se chover pode dar algum sufoco aos pneus esportivos, por isso, se for de moto street é bom conferir a previsão do tempo antes de embarcar na viagem.

Daniel Rosa construiu um abrigo para receber os aventureiro e um forno de pizza para garantir um luau menos esfomeado. Nesta área pode-se escolher entre as seguintes atividades:

Publicidade

– Vôos duplos, tanto de asa delta quanto de paraglider. O vôo dura cerca de 20 minutos e sobrevoa a região de Socorro (a duração depende diretamente das condiçõeses climáticas). Todas as instruções e treinamento são feitas em terra. Todos os participantes são acompanhados por um instrutor experiente em vôo duplo e altamente capacitado, cabendo ao participante apenas aproveitar da adrenalina e da linda Vista da região. O resgate é feito pela nossa equipe, trazendo os voadores de volta à Pedra.

– Trekking, durante aproximadamente 3 horas de caminhada, os participantes passam por dentro de grutas, matas, riachos, descendo e subindo por terrenos íngrimes e tudo com exuberante beleza. Todos os participantes são orientados o equipamento de segurança é fornecido pelos guias.

– Escalada, na Pedra da Bela Vista somente é permitida a escalada por pessoas experientes. No próprio local são ministrados cursos periodicamente. São disponíveis guias, equipados com rádio-transmissor. As vias variam de grau 6º a 7º, mas existem várias pedras que funcionam como campo-escola.

– Rappel, a Pedra da Bela Vista, com 1.240 mts de altitude e 140 mts de desnível, oferece o mais seguro rappel da região, pois toda descida tem seu percurso protegido, reduzindo qualquer tipo de risco . O equipamento e instrução são fornecidos. Além do belo cenário para o rappel, com uma vista privilegiada de toda a região, com uma suave saída, passando um declive positivo de 40 mts, entrando em uma negativa de 35 mts e finalizando a descida em mais 25 mts de positiva, totalizando os 100 mts da descida total. A descida completa leva em torno de 20 minutos e a subida passa por uma trilha com 10 minutos de caminhada. A vista do alto da pedra é imperdível e o pôr do sol é maravilhoso, não esqueça de levar sua máquina fotográfica e protetor solar.

Publicidade

– Luau, uma vez por mês, todo sábado de lua cheia, rola o tradicional luau com muitas frutas, sucos, música, fogueira, pizza e o famoso Rappel da Lua Cheia.

– Além destas atividades, na região de Socorro pode-se praticar water trekking, rafting, arborismo, bóia-cross, canyoning, mountain bike e trilha de moto, é claro. Para se informar sobre estas e outras atividades, além do mapa da região, basta visitar o site www.pedrabelavista.com.br ou as seguintes operadoras:

Centro de Aventura Rio do Peixe, (19) 3855-7646 Kango Jango, (19) 3855-7507 Parque dos Sonhos, (19) 3955-2870 ou 3895-4696

No mesmo dia voltei para São Paulo, mas para quem quiser se hospedar existem várias pousadas e até hotéis-fazendas, como o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos (www.campodossonhos.com.br), Grimberg’s Village Hotel (fone 19 3985-2909), Parque dos Sonhos (www.parquedossonhos.com.br) , Pousada Passaredo (19 3895-2870), Hotel Recanto da Cachoeira (www.hotelrecantocachoeira.com.br) e Hotel Fazenda Floresta do Lago (www.hotelfazendaflorestadolago.com.br) . Para uma lista ainda maior, entre no Google e digite: socorro+esporte+natureza e prepare-se para centenas de links. Não deixe de experimentar as refeições dos hotéis-fazenda, toda baseada na culinária mineira, totalmente contra-indicado para quem está de dieta!

Publicidade

Veja os detalhes de como chegar:

1- Fernão Dias: ir direto até o trevo de acesso a Bragança Paulista, e seguir as placas Socorro/Lindóia/Serra Negra

2- Anhangüera: passar o 1º pedágio entrar a direita passando por Janiru/ Campo limpo Paulista e seguri pela estrada à direita até a Rod. D. Pedro direção Bragança Paulista/ Jacereí ao cruzar a Rod. Fernão Dias. Seguir sentido Bragança Paulista/Belo Horizonte, até a bifurcação e entrando em Bragança Paulista seguir as placas Socorro/Lindóia/Serra Negra.

Referências em Bragança Paulista: (acompanhe pelo mapa)

1- Lago a esquerda 2- Mac Donald´s (direita) 3- Forum de Bragança (esquerda) 4- Big Supermercados 5- Posto Esso 6 – Seguir a Rod. Capitão Barduíno passando pelas cidades de Pedra Bela e Pinhalzinho, no final dessa rod. você terá como referência o Shopping Moda à esquerda e a Feira de Malhas à direita. 7- 50 metros à frente na estrada da Pompéia, você tera um acesso à esqueda para o Grimberg Village Hotel.

*Geraldo Tite Simões é jornalista e instrutor de pilotagem e mantém uma coluna mensal na Revista MOTOCICLISMO

Tite
Geraldo "Tite" Simões é jornalista e instrutor de pilotagem dos cursos BikeMaster e Abtrans.