Publicidade

Um show de criatividade

Maior evento de customiza‡Æo do pa¡s, o X-Treme Motorsports tamb‚m mostrou ao p£blico modelos personalizados de motocicletas

Embora seja um evento voltado quase que exclusivamente para os fÆs da customiza‡Æo de autom¢veis, a 4¦ edi‡Æo do X-Treme Motorsports nÆo esqueceu das motocicletas. Realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro em uma  rea de 38.700 mý no Centro de Exposi‡äes Imigrantes, a maior feira de personaliza‡Æo, customiza‡Æo e prepara‡Æo do pa¡s, reuniu mais de 70 mil visitantes e mostrou ao p£blico um verdadeiro show de criatividade tamb‚m sob duas rodas.

Dos poucos modelos presentes, a maior parte era composta por superesportivas da Honda, Yamaha, Suzuki e Kawazaki. Muitos cromados, pinturas personalizadas e, claro, shows de wheeling e zerinho na parte externa do pavilhÆo foram as atra‡äes para os motociclistas.
Na parte interna um dos destaques expostos era uma GSX 1300R Hayabusa especial de arrancada da Studio77cycle. Entre as altera‡äes da moto estava um sistema turbinado para o motor e a balan‡a traseira alongada, que evita que a moto saia empinando durante as acelera‡äes. “Apesar do X-Treme ser um evento direcionado, o interesse do p£blico foi grande. Vejo que o mercado de personaliza‡Æo para motos vem crescendo bastante no Brasil. S¢ nÆo ‚ maior por falta de oficinas especializadas.

Publicidade

Ainda faltam profissionais com conhecimento em personaliza‡Æo”, comenta Andr‚ Maeda, um dos propriet rios da Studio77cycle, de SÆo Paulo.
Nos outros estandes, em uma linha um pouco mais amansada, estavam uma Honda Shadow 750 com visual diferenciado, pintada em um tom de ferrugem met lico, al‚m das esportivas Suzuki GSX-R 1000 e Kawasaki ZX-10, ambas com um toque especial de customiza‡Æo, como pedaleiras modificadas, acess¢rios em fibra de carbono e escapes mais “nervosos”.

Outra empresa que marcou presen‡a nesta edi‡Æo do X-Treme Motorsports foi a TM Concept, do ex-piloto de Formula 1 Tarso Marques. Na ocasiÆo foram mostrados alguns exemplares das motos Harley-Davidson XL 883 customizadas pelo piloto em sua oficina, situada em Curitiba.

No ambiente externo da feira, a Arena, os organizadores do evento reservaram um espa‡o de quase 20.000 mý para apresenta‡äes com motocicletas. Teve de tudo: zerinhos, derrapagens, empinadas e shows de per¡cia e equil¡brio dos pilotos ao guidÆo dos modelos de demonstra‡Æo. Ainda nesse espa‡o, o X-Treme Motorsports tamb‚m realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Capotagem com autom¢veis, atra‡Æo que tamb‚m fez o p£blico vibrar.

Este ano, como aconteceu em 2006, um dos destaques da feira tamb‚m foi a visita do designer e astro do programa Overhaulin’, da Discovery Channel, Chip Foose. O americano, que contribuiu com seus projetos em filmes como “Robocop” e “60 segundos”, fez a alegria dos visitantes ao produzir ao vivo desenhos de carros personalizados, verdadeiras obras de arte, como comentavam os mais entusiasmados presentes no evento.

Publicidade

Para Eduardo Bernasconi, organizador do X-Treme Motorsports, o sucesso do evento demonstra o crescimento do mercado de personaliza‡Æo no Brasil. “O mais importante ‚ que o mercado brasileiro est  passando por um momento positivo nas empresas de customiza‡Æo e de prepara‡Æo de motores. As melhores empresas estavam no evento”, comentou.