Publicidade

Uma inovação no mercado: uso de água desmineralizada

A Radiex explica as vantagens e benefícios dessa nova tendência nos produtos para sistema de arrefecimento

Com tanta adição de química para tornar a água potável, é preciso realizar um processo de desmineralização antes de utilizá-la no sistema de arrefecimento. Esse processo, chamado de osmose reversa, consiste em diversos estágios de purificação, onde são retirados todos os sólidos, como sais minerais, ferro, magnésio, manganês, cloro e flúor.

Com todo esse cuidado, a água desmineralizada, juntamente com o protetor para sistema de arrefecimento, proporciona uma baixa condutividade elétrica, oferecendo correta leitura ao sensor de temperatura da injeção eletrônica e diminuição do consumo de combustível.

Publicidade

VANTAGENS E BENEFÍCIOS – Além da diminuição do consumo (um bem para o meio ambiente e bolso do consumidor) as vantagens são muitas. Pode ser citada a redução do número de manutenções do motor, pois o sistema de arrefecimento é um dos mais importantes do veículo.

–Uma vez danificado, os demais sistemas sofrerão, fazendo o lubrificante trabalhar em temperaturas elevadas, causando borras, pois o sistema de lubrificação também é responsável por trocar calor e, quando há falhas no circuito de arrefecimento, o primeiro a sofrer esta sobrecarga é o óleo lubrificante. Podem ocorrer também carbonizações internas no motor, superaquecimento, empenamento do cabeçote e em casos mais graves, até mesmo a perda total do motor–, conta o consultor técnico da Radiex, Graziano Oliveitra.

A água desmineralizada é uma água livre de sólidos, prejudiciais ao sistema, e que pode ser usada em carros, baterias, tratotes, motores estacionários, usinas de açúcar, empresas de ônibus, transportadoras, centros automotivos, oficinas mecânicas, em laboratórios e até mesmo em ferro de passar roupa.

É um novo conceito no mercado e suas vantagens são de um perfeito funcionamento dos sistemas aplicados, por ser uma água apropriada e de baixa condutividade elétrica, ideal para a diluição dos protetores do sistema de arrefecimento concentrados, sendo uma inovação para a manutenção preventiva.

Publicidade

Com essa comprovação a Radiex Indústria Química, adotou e desenvolveu com exclusividade produtos com o uso da água desmineralizada em toda a linha de protetores do sistema de arrefecimento, com fórmulas para todos os tipos de combustíveis e na composição concentrado ou pronto para uso.