Publicidade

A Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos, com 60% de participa‡Æo no mercado brasileiro, participa do SAE BRASIL 2006 – 15§ Congresso e Exposi‡Æo Internacionais de Tecnologia da Mobilidade -, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no Transam‚rica Expo Center, em SÆo Paulo.

No evento, a empresa participa do f¢rum Sustentabilidade por meio de reciclagem e reutiliza‡Æo e apresenta a palestra t‚cnica Est gio atual de desenvolvimento das tecnologias SCR. “A Umicore vai mostrar as suas tecnologias inovadoras e as solu‡äes que est  desenvolvendo para contribui, cada vez mais, com a melhora da qualidade do ar, principalmente, nos grandes centros urbanos”, enfatiza Stephan Blumrich, gerente da planta de Catalisadores Automotivos da Umicore.

No f¢rum, que acontece no primeiro dia do evento, 21/11, …s 16 horas, no Audit¢rio DANA, Blumrich vai falar sobre a importƒncia e como ‚ realizado o processo de reciclagem dos metais nobres contidos nos catalisadores. Al‚m disso, o gerente da Umicore vai apresentar aos participantes uma das f bricas da empresa, onde ‚ feita a reciclagem de metais nobres. Localizada em Hoboken, na B‚lgica, ‚ considerada uma das maiores do mundo no segmento de reciclagem. “Neste f¢rum, vamos informar e discutir com diversos profissionais do segmento as tecnologias dispon¡veis no mercado e seus avan‡os para realizar a reciclagem de diversos componentes automotivos, como o catalisador, de maneira favor vel ao meio ambiente”, explica Blumrich.

Al‚m disso, no dia 23/11, …s 13h, na sala 5, Cl udio Furlan, engenheiro-sˆnior de Aplica‡Æo da Umicore, ministra a apresenta‡Æo “Est gio atual de desenvolvimento das tecnologias SCR”. Na oportunidade, o profissional vai abordar a importƒncia do SCR (Catalisador de Rea‡Æo Seletiva) para os ve¡culos pesados movidos a diesel. Os participantes conhecerÆo as caracter¡sticas t‚cnicas do catalisador SCR que o tornam uma das melhores solu‡äes para atender aos novos limites da fase VI do PROCONVE (Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Ve¡culos Automotores), que entrar  em vigor em 2009.

Publicidade

Catalisador automotivo – O catalisador ‚ desenvolvido para trabalhar em sintonia com o sistema de alimenta‡Æo dos autom¢veis. Usar um catalisador falso ou com defeito pode causar diversos problemas ao ve¡culo, como a desregulagem do sistema de inje‡Æo eletr“nica, altera‡Æo da contrapressÆo do sistema de escapamento, aumento do consumo de combust¡vel em at‚ 20% e a perda do rendimento do motor.

Projetado para ter a mesma durabilidade do autom¢vel, o catalisador pode ter, por‚m, a sua carca‡a danificada por impactos, afetando a sua estrutura f¡sica, o que leva … perda total. “A m  conserva‡Æo do carro ou o abastecimento com combust¡vel adulterado comprometem a vida £til do catalisador original do ve¡culo”, enfatiza Blumrich.

Anote em sua agenda: Evento: 15§ Congresso e Exposi‡Æo Internacionais de Tecnologia da Mobilidade
Data: 21/11 a 23/11 – Hor rios: dia 21/11, das 9h …s 19h; e dias 22/11 e 23/11, das 12h …s 20h30
Local: Transam‚rica Expo Center
Endere‡o: Av. Dr. M rio Villas Boas Rodrigues, 387 – SÆo Paulo

21/11 – 16h – Audit¢rio DANA
F¢rum “Sustentabilidade por meio de reciclagem e reutiliza‡Æo” Stephan Blumrich – gerente da Planta de Catalisadores Automotivos da Umicore

Publicidade

23/11 – 13h – sala 5
“Est gio atual de desenvolvimento das tecnologias SCR”
Cl udio Furlan – engenheiro-sˆnior de Aplica‡Æo da Umicore