Urbana básica

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A Sundown Hunter 2008 ganhou motor maior – passou de 90 para 100cc.

Com pre‡o sugerido de R$ 3.100,00, continua sendo op‡Æo barata para substituir o transporte p£blico. Barata e com um motor um pouco mais potente. Essa ‚ a proposta da nova Sundown Hunter 100 para ampliar sua participa‡Æo em um mercado no qual 80% dos modelos vendidos no Brasil tˆm at‚ 150 cmü. O seu maior atrativo ‚ o pre‡o sugerido: R$ 3.100,00 – uma das motos mais baratas do mercado.

Para facilitar ainda mais a vida do novo motociclista, que quer fugir do ineficiente transporte p£blico, o “modelito b sico” da Sundown conta com cƒmbio rotativo de quatro marchas, painel com conta-giros e indicador de marcha, al‚m de protetor de corrente. O design nÆo ‚ seu ponto forte, j  que parece um modelo dos anos 70. Ou para os mais novos, estilo retr“. Por‚m tem cara de moto.

O propulsor monocicl¡ndrico da Hunter 100 ‚ um OHC (comando simples no cabe‡ote) de quatro tempos, refrigerado a ar, tem 97,2 cmü de capacidade c£bica – contra 86 cmü da versÆo anterior – e com potˆncia m xima de 7,07 cv a 8.000 rpm. Resumindo, o motor ganhou cerca de 1 cv de potˆncia, j  que sua antecessora gerava 6,2 cv. O torque m ximo tamb‚m teve uma pequena melhora. Agora tem 0,66 kgf.m a 6.000 rpm, se comparado a 0,59 kgf.m a 5500 rpm, da Hunter 90. Outra novidade ‚ a ado‡Æo de um catalisador. Os n£meros nÆo impressionam, mas sÆo suficientes para fazer a moto rodar com desenvoltura pelos corredores apertados dos grandes centros urbanos. O motorzinho tem melhor desempenho entre a faixa de rota‡Æo que vai de 6500 rpm at‚ 8000 rpm.

Urbana básicaMas nÆo v  esperando um rendimento de uma 125 ou 150, a Hunter 100 nÆo ‚ uma moto para o “trabalho escravo”, mas sim como um ve¡culo de transporte, que levar  o motociclista ao seu local de trabalho, faculdade e ao clube no final de semana.

Pendurado no chassi monobloco, o motor posicionado horizontalmente est  equipado com cƒmbio rotativo de quatro marchas, com embreagem de acionamento manual, similar ao utilizado na Honda POP 100 (R$ 3.990,00) e Dafra Super 100 (R$ 3.290,00), suas principais concorrentes. O ponto alto desta motinho ‚ sua economia de combust¡vel, j  que o modelo faz mais de 30 Km/litro. Para maior conforto do piloto, a Hunter 100 traz partida el‚trica como item de s‚rie. Detalhe: a moto s¢ liga se a embreagem estiver acionada.

Cicl¡stica – Na parte cicl¡stica, nenhuma novidade para uma moto de receita mais que simples. O conjunto dianteiro ‚ formado por garfo telesc¢pico, com 105 mm de curso, e freio a tambor de 100 mm. J  a traseira, suspensÆo com dois amortecedores – com cinco posi‡äes de ajuste na pr‚-carga da mola – e tamb‚m freio a tambor. Vai aqui uma sugestÆo. Para melhorar o desempenho da frenagem, a ado‡Æo do disco dianteiro deveria ser obrigat¢rio em todo ve¡culo de duas rodas. Por‚m, uma simples regulagem nos cabos de freios e ajuste na pressÆo da mola pode deixar a Hunter 100 mais segura de se pilotar. Outro ponto forte nesta nova versÆo do modelo da Sundown sÆo os pneus Pirelli City Demon, os mesmos que equipam a Honda CG 150.

Estilo – O design nÆo ‚ o ponto alto da Hunter 100. No melhor estilo retr“ da d‚cada de 70, o modelo da Sundown tem p ra-lamas de lata, piscas redondos com lentes brancas e lanterna traseira praticamente idˆntica a da Honda CG 125, de 1976.

O banco nÆo ‚ um dos mais confort veis e sua espuma deveria ter uma maior densidade. Por‚m, a moto traz uma pr tica “churrasqueira”, que serve para transportar pequenos objetos. Os comandos sÆo espartanos, mas cumprem muito bem seu papel. Destaque para o indicador de marcha no painel. De tÆo simples que ‚ o projeto, as pedaleiras do garupa sÆo fixadas na balan‡a. A urbana b sica da Sundown – que pode ser adquirida em planos de 36 at‚ 42 meses (financiamento), com parcelas a partir de R$ 95,00 – tem dois anos de garantia sem limite de quilometragem.

FICHA TCNICA – Sundown Hunter 100
MOTOR OHC, 4 tempos, monocil¡ndrico arrefecido a ar
CILINDRADA 97,2 cmü
POTÒNCIA MµXIMA 7,07 cv a 8.000 rpm
TORQUE MµXIMO 0,66 kgf.m a 6.000 rpm
DI¶METRO X CURSO 50 x 49,5 mm
SISTEMA DE ALIMENTAۂO Carburador
TAXA DE COMPRESSÇO 8.8:1
SISTEMA DE PARTIDA El‚trica e pedal
C¶MBIO Rotativo de quatro velocidades
TRANSMISSÇO FINAL Corrente
CAPACIDADE DO TANQUE 22 litros
CHASSI Monobloco estampado
SUSPENSÇO DIANTEIRA Garfo telesc¢pico, com curso 105 mm
SUSPENSÇO TRASEIRA Bichoque, com curso 65 mm e cinco posi‡äes de ajuste na pr‚-carga da mola
FREIO DIANTEIRO Tambor 110 mm
FREIO TRASEIRO Tambor 110 mm
PNEU DIANTEIRO 2.50 – 17 43P – Pirelli – City Demon
PNEU TRASEIRO 2,75 – 17 47P – Pirelli – City Demon
DIMENSåES
COMPRIMENTO TOTAL 1.920 mm
LARGURA TOTAL 840 mm
ALTURA TOTAL 1.175 mm
DIST¶NCIA ENTRE-EIXOS 1.230 mm
ALTURA MÖNIMA DO SOLO 180 mm
ALTURA DO ASSENTO 770 mm
PESO SECO 85 kg
CAPACIDADE MµXIMA DE CARGA 150 kg
TANQUE DE COMBUSTÖVEL 10 litros
CORES Preto, Vermelho
PRE€O PéBLICO SUGERIDO R$ 3.100,00