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A maioria de nós só lembra da balaclava quando chega o frio. Aí é aquela busca desesperadora para saber onde foi largada essa “peça íntima” do vestuário de qualquer motociclista que se preze. Claro, lá se vão mais de seis meses no mínimo que você a viu pela última vez, provavelmente no inverno passado.

No entanto, se você parar para pensar um pouco vai perceber que a balaclava está para o capacete assim como a meia está para o sapato e a cueca (ou calcinha) está para a calça. Não se trata apenas de uma questão de sentir ou não frio, mas de higiene, para proteger sua cabeça. Você já notou que quando a temperatura está um pouco mais alta – o que ocorre na maior parte do ano e na maior parte do nosso País – quando você tira o capacete o couro cabeludo está úmido de suor? Então, parte deste suor é absorvido pelo forro do capacete. Já imaginou quantas vezes isso aconteceu?

Para as mulheres, o Tuboflex pode ser uma boa solução para proteger os cabelos

Para as mulheres, o Tuboflex pode ser uma boa solução para proteger os cabelos

Agora você deve estar pensando na “nhaca” que fica dentro do seu capacete. Só que aí seca rápido e você vai lá e coloca o capacete de novo, e mais uma vez, e outras tantas vezes…. Se o forro do seu capacete é removível e você o tira para lavar toda semana, ainda assim não está totalmente bom. Além do mais, é muito mais fácil lavar a balaclava do que o forro do capacete.

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E para as mulheres, cujos cuidados com os cabelos são levados muito mais a sério, o uso permanente da balaclava é uma solução para evitar também os danos aos cabelos pelo uso do capacete. Portanto, pense nisso quando for colocar novamente o seu capacete. A balaclava protege do frio, diminui o ruído, mantém a temperatura e torna o uso do capacete mais confortável. Pense nisso!

Aproveite e veja o vídeo que fizemos da HLX, que fabrica balaclavas e outros produtos similares para proteção do motociclista e garupa.

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.