Publicidade

Usinas a células de combustível

A Ballard Power Systems anunciou o final dos testes de um sistema de um sistema de geração distribuída, em escala de usina, de células de energia em membrana de troca de prótons (PEM). A instalação e o comissionamento do sistema para uma demonstração de cinco anos na planta da FirstEnergy Generation Corporation em Eastlake, Ohio, teve início em 11 de agosto passado.

A Ballard desenhou o gerador para fornecer energia em horários de pico, o que é particularmente útil nos períodos de pesada demanda nos meses de verão, e testou o gerador a um megawatt. As células de energia usam hidrogênio para produzir eletricidade, com calor e água como subprodutos, tornando esta tecnologia mais amigável ao meio ambiente do que usar carvão ou diesel para a geração de eletricidade. Além disso, o gerador Ballard é transportável, podendo ser levado a outros locais de acordo com as demandas sazonais.

Michael Goldstein, principal diretor comercial da Ballard, diz que “Uma vez comissionada, tornou-se uma marca histórica importantíssima para nós, mais uma vez demonstrando os benefícios das células de combustível em aplicações de geração limpa distribuída no setor de energia.” Será também o maior gerador de células PEM em todo o mundo.

Publicidade

A usina, do tamanho de uma carreta, tem a grande vantagem de poder se locomover, tornando-se uma solução para comunidades muito afastadas, onde não há rede elétrica. O gerador, chamado CLEARgen, gera energia suficiente para alimentar 500 residências médias americanas, tanto nos picos de demanda de verão como nos de inverno.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.