Publicidade

Universidade ‚ a primeira da Am‚rica Latina a lan‡ar servi‡o aberto para o p£blico em geral e utilizado na cobertura de eventos cient¡ficos

Conte£do contar  com videoteca virtual, seis canais e permitir  tamb‚m a cria‡Æo de comunidades. Toda programa‡Æo dispon¡vel na IPTV ser  revisada por comitˆ de professores da universidade.

A Coordenadoria da Tecnologia da Informa‡Æo (CTI) da Universidade de SÆo Paulo (USP) lan‡a durante coletiva nesta quarta-feira a primeira TV pela internet transmitida e realizada por uma universidade da Am‚rica Latina. A Internet Protocol TV ou simplesmente IPTV USP vai transmitir seis canais diferentes com informa‡äes, como sa£de, cultura, vida acadˆmica, ciˆncias, artes e humanidades. Al‚m disso, tamb‚m ter  dispon¡vel uma videoteca virtual e poder  cobrir eventos cient¡ficos no Brasil e exterior.

Segundo Gil da Costa Marques, coordenador do CTI, a IPTV USP j  conta com mais de 2 mil horas digitalizadas de conte£do. O projeto da IP TV j  ‚ uma realidade em grandes centros universit rios e de pesquisa, como a Universidade de Madison e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Publicidade

“O maior desafio do educador ‚ selecionar o conte£do de credibilidade, saber se o que est  na rede ‚ bom ou nÆo”, avalia Dirce Pranzett, diretora da ONG Projeto Clicar, que trabalha com inclusÆo digital. “A aplicabilidade da IPTV USP ‚ grande porque dar  mais seguran‡a para os educadores trabalharem”. E ainda ressalta que a imagem faz grande diferen‡a para quem trabalha com jovens, que costuma ter mais resistˆncia ao conte£do meramente textual.

COLETIVA – LAN€AMENTO IPTV USP
Data: 19/09/2007 Hor rio: 11h. Local: Escola Polit‚cnica – Pr‚dio da Engenharia El‚trica da Poli, Avenida Professor Luciano Gualberto, 158, travessa 2, BLOCO C,Audit¢rio LARC (Laborat¢rio de Arquitetura e Redes de Computadores) – sala C1 – 46