Publicidade

GS-Trophy-2016Daqui duas semanas começa a nova edição do BMW GS Trophy 2016, a competição que vai reunir no norte da Tailândia, no sudeste da Ásia, cerca de 57 pilotos de 19 equipes (três pilotos por equipe) representando 25 países de todo o mundo. Será uma semana de aventura e desafios em equipe. As edições anteriores aconteceram na Tunísia (2008), África do Sul (2010), América do Sul (2012) e no Canadá em 2014.

A prova começa no dia 28 de fevereiro (termina no dia 5 de março) e os competidores vão circular com suas BMW R 1200 GS pelas florestas tropicais da região montanhosa conhecida como “Triângulo Dourado”, na província de Chiang Mai. A essência desta competição é a celebração da fraternidade internacional através do motociclismo de aventura com a moto mais cobiçada para esta finalidade, BMW R 1200 GS.

Detalhe da identificação da moto, no pára brisa

Detalhe da identificação da moto, no pára brisa

Na ásia

Esta é a primeira vez que o GS Trophy visita o continente asiático e as provas acontecerão em terreno completamente diferente do que aconteceram nas edições anteriores. Segundo o responsável pelo roteiro da prova, Tomm Wolf, os competidores vão ter um ritmo mais lento de competição, mas com desafios mais técnicos. “Teremos mais poeira e trilhas muito mais estreitas do que aquelas que encontramos no Canadá e América do Sul e as velocidades menores não significam que será mais fácil pilotar”, explica Wolf. No meio da competições acontecem várias séries de desafios em equipe que exigem grande habilidade individual e esforço físico, além de habilidades de navegação.

Publicidade

O GS Trophy é um evento internacional para motociclistas amadores de todo o mundo e desta vez a competição tem como novidades três novas equipes: da China, do sudeste asiático e uma equipe feminina internacional. Os pilotos foram selecionados em cada país (inclusive o Brasil) através de provas eliminatórias regionais. “Estamos muito animados para esta edição, principalmente pelas novas equipes, que trazem um pouco mais de emoção para todos os concorrentes”, fala Mathias Horn, organizador do GS Trophy 2016.

Mais de 100 unidades da BMW R 1200 GS já estão prontas na Tailândia a espera dos competidores

Mais de 100 unidades da BMW R 1200 GS já estão prontas na Tailândia a espera dos competidores

Os competidores vão utilizar motocicletas BMW R 1200 GS especialmente preparadas e idênticas. Foram 100 unidades que a fábrica preparou para todo o comboio acompanhar todos os dias da competição. São várias as modificações recebidas, sobretudo para proteção da moto nas quedas, que são muito comuns: protetores de cárter em alumínio, barras protetoras para tampa de válvula, protetor de farol mais largo, apoio dos pés mais largos, protetores de mãos, entre vários outras pequenos ajustes.
Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.