Publicidade
Foto: Divulgação/Ilk Araújo

Foto: Divulgação/Ilk Araújo

A cidade de Paraíba do Sul (RJ), próxima à divisa com Minas Gerais, será palco nos dias 15 e 16 de maio da abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-Country. A competição reúne os melhores do país, mas também atrai a atenção de pilotos de outras modalidades, como o líder do Brasileiro de Enduro FIM, Felipe Zanol, o campeão brasileiro de velocross, Paulo Stedile, e até pilotos de motocross, como o petropolitano Raul Guilherme.

“É um esporte técnico, sem dúvida, mas ao contrário do Motocross que depende de intensidade máxima, acelerando do início ao fim, o cross-country também tem uma parte tática e precisa de estratégia”, declara “Raulzinho”, campeão da modalidade em 2008. “Por ser uma prova muito longa, com cerca de uma hora de duração, tem que estar com a parte física em dia para conseguir completar. É um esporte que exige muito preparo do piloto”, ressalta.

A prova de Paraíba do Sul terá estrutura semelhante à do Brasileiro de Motocross, com arquibancada para o público e pit-lane coberto para os mecânicos se comunicarem com os pilotos durante a prova. Além disso, os participantes também estarão na disputa por R$ 5 mil em premiação. “Vamos usar boa parte da estrutura da etapa de Nova Friburgo do Brasileiro de Motocross. O pit-lane terá televisores para as equipes acompanharem os tempos de cada piloto, e vamos ter uma premiação interessante que não é comum no cross-country”, diz Melina Guelman, diretora da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Publicidade

Vice-campeão brasileiro na categoria XC1 em 2009, o paranaense Paulo Stedile vem embalado para a abertura do campeonato. Stedile lidera o Brasileiro de Velocross, competição na qual busca o bicampeonato nacional este ano, mas também quer algo mais no cross-country.
“Este ano teremos grandes pilotos na disputa, como o Felipe (Zanol) e o Nielsen (Bueno). Respeito todo mundo e sei que são fortes candidatos ao título, mas quero fazer o meu trabalho bem feito. Estou com um pouquinho mais de experiência na modalidade, nas pistas, e não terei um impacto tão grande quanto na minha estréia. Ano passado fui vice-campeão e este ano estou com grande vontade de disputar o título. Trabalhei bastante e espero fazer uma boa temporada”, afirmou Stedile.

A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-Country é uma realização da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), com apoio do Ministério do Turismo, da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul e da Fazenda Espaço do Cowboy. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Mais informações: (21) 2609-7169.