Publicidade

Valeo desenvolve tecnologias para tornar mais agradável e segura a missão de dirigir

Cada vez mais, os autom¢veis terÆo sistemas que iluminam melhor, estacionam sozinhos, alertam os motoristas e eliminam pontos cegos

Para estacionar, bastar  parar o carro ao lado do espa‡o dispon¡vel, esperar aparecer no painel o sinal indicativo e deixar o Park4U (sistema eletr“nico de estacionamento) realizar a manobra. Em situa‡äes de sono ou distra‡Æo do condutor, um sistema far  o alerta se o carro perder a sua trajet¢ria. O motorista tamb‚m poder  ser auxiliado para identificar ve¡culos que se aproximam para ultrapassar e que ficam escondidos pelos pontos cegos da carroceria.

Outra tecnologia avan‡ada ‚ o sistema de acionamento de v lvulas que substitui os controles mecƒnicos de admissÆo e de escape do motor, por apresentar abertura e fechamento independentes das v lvulas em substitui‡Æo … tradicional  rvore de comando. O processo aumenta o torque do motor entre 15% e 20% em baixas rota‡äes e contribui para acelera‡äes mais r pidas e suaves em compara‡Æo com os motores com o comando de v lvulas convencional. Tamb‚m proporciona melhor dirigibilidade, redu‡Æo do consumo de combust¡vel em torno de 20% e das emissäes de gases, especialmente de CO2 (¢xidos de nitrogˆnio).

Publicidade

Esses sistemas, j  dispon¡veis pela ind£stria automobil¡stica ou em fase final de desenvolvimento pela Valeo, serÆo equipamentos normais dos autom¢veis dos pr¢ximos anos, assim como j  ocorre com o ABS, o air bag, o controle de tra‡Æo e de estabilidade e outras tecnologias. O start stop (que desliga o motor e volta a fazˆ-lo funcionar quando o motorista tira o p‚ do freio ou engata uma marcha) e os far¢is direcionais estÆo presentes como equipamentos normais de v rios autom¢veis e serÆo cada vez mais exigidos pelos consumidores. Com o aumento da produ‡Æo em escala, tornar-se-Æo itens de s‚rie em pouco tempo.

O Park4U, o sistema de alerta e de identifica‡Æo de pontos cegos e o start stop foram desenvolvidos pelos laborat¢rios de pesquisa do Grupo Valeo, uma das mais importantes fornecedoras mundiais da ind£stria automobil¡stica. Nesse trabalho de descoberta de avan‡ados sistemas automotivos a Valeo conta com engenheiros e pesquisadores em 65 centros de desenvolvimento em v rios pontos do mundo. Trˆs das inova‡äes apresentadas pela Valeo (start stop, alerta de mudan‡as de faixa e identifica‡Æo de pontos cegos) receberam prˆmios de importantes entidades internacionais de engenharia e seguran‡a veicular nos £ltimos trˆs anos. Em 2008, a empresa est  classificada para o Prˆmio Pace com o Park4U.

A Valeo j  produz tamb‚m far¢is e lanternas com LEDs em lugar das lƒmpadas e far¢is infravermelhos que alcan‡am ilumina‡Æo mais ampla e nÆo ofuscam a visÆo de motoristas que transitam em sentido contr rio, e ar-condicionado com fragrƒncia de acordo com a preferˆncia dos ocupantes.

Todos esses sistemas avan‡ados sÆo dedicados a autom¢veis com maior conte£do de tecnologia e, naturalmente, ainda tˆm custo elevado pelo baixo volume de produ‡Æo. Mas, a Valeo tamb‚m desenvolve componentes e sistemas compat¡veis com as necessidades dos mercados que almejam ve¡culos mais simples e que atendam … natural necessidade de redu‡Æo de custos.

Publicidade

Os produtos para esses mercados fazem parte do programa denominado Low Cost Technologies – Tecnologias de Baixo Custo lan‡ado pelo grupo brasileiro. O programa, que teve in¡cio no ano passado e que dever  ser ampliado em 2008, resultou na forma‡Æo de uma equipe de engenheiros que j  chegaram a componentes de dimensäes menores, de peso mais baixo, com novos materiais e processos de produ‡Æo, em condi‡äes de reduzir o custo da cadeia produtiva e o peso dos ve¡culos, al‚m de manter o mesmo n¡vel de qualidade e eficiˆncia.