Foto: Ducati desmosedici

Várias, apoios, carburação, Fazer 400 etc

Foto: Ducati desmosedici

Foto: Ducati desmosedici

Vc com sua bola de cristal foi o £nico a afirmar com 100% de certeza que ter¡amos uma TW 250i. Por favor, coloque suas mÆos no fogo por alguns instantes e atrite velozmente e sua bola de cristal, e diga-me: que mˆs eles vÆo anunciar a dita cuja, mago das duas rodas motorizadas. A prop¢sito diga a¡ guru: 1-Porque a desmonsedici parece ter duas bengalas em cada lado do pneu dianteiro? 2-Qual a inclina‡Æo m x que um piloto atinge hoje na Moto GP? 3-Porque as ducati estÆo dÆo pau nas japonesas, se ela desenvolveu os 4 cilindros depois dos “olhos puxados”? 4-O comando desmodr“nico ‚ mais eficiente que os comandos “normais” das japonesas? 5-A ducati ‚ parceira da ferrari? 6-A RCV 212 ‚ uma estupenda m quina, mas falta um Rossi no lombo, para ser campeÆ?
Fernando – Salvador – BA

R: Pois a minha bola de cristal falhou, porque a TW 2008 foi anunciada com o carburador mesmo! 1) A bengala de verdade ‚ a mais grossa, a mais fina ‚ uma esp‚cie de reservat¢rio sensorizado, controlado eletronicamente que “endurece” e “amolece” a suspensÆo conforme a necessidade; 2) Depende do grau de colhonismo do piloto, mas se vc assistir o MotoGP ver  o gr fico com os graus de inclina‡Æo. 3) Porque tem o motor mais potente, a menor  rea frontal e um piloto de 55 kg; 4) Depende do que ‚ “eficiˆncia” pra vc, se for melhor desempenho, sim, mas se for resistˆncia, nÆo, porque nÆo duram muito, por isso a Ducati nÆo compete em provas de longa dura‡Æo. 5) NÆo! 6) Estupenda ‚ minha paciˆncia! NÆo creio que a Honda esteja tÆo estupenda em 2007, nem se fosse pilotada pelo Rossi.

Apoios
Tite, parab‚ns pela volta do curso. Fiquei realmente feliz ao ler o artigo e mais feliz em ver que a Suzuki ap¢ia o curso. Com os apoios conseguidos ao DVD renova-se minha esperan‡a de que os envolvidos com o mercado corrijam a miopia, como j  fizeram os que apoiam os seus projetos, juntamente com seus parceiros. Parab‚ns a vocˆs e a eles! Nos vemos no MM do SalÆo.
Orlando – Belo Horizonte – MG

R: Valeu, por enquanto ‚ apoio, mas adoraria que fosse patroc¡nio!

Carbura‡Æo
tite, dessa vez eu to grilado contigo! Por tua causa passei por doido na rua, fiquei rindo o dia todo com o negocio do cavalo de dois c*s, fiquei rindo sozinho na fila do banco, andando pela rua etc. Era s¢ lembrar daqula besteira e todo mundo ficava curioso por que eu ria tanto rs. E pra aproveitar a viagem l  vai uma pergunta meio besta: o que se ajusta num carburador? Que eu saiba ‚ s¢ mudar o gicle, mas o que mais pode ser feito pra ajustar ele? e o que quer dizer uma “prepara‡Æo de carburador”?
wagner – cuiaba mt

R: Vixe, tem troscentas regulagens: n¡vel de b¢ia, altura da agulha, diversos orif¡cios de passagem que podem ser alargados, aumento do venturi interno etc etc! Vc acha que vou dar receita de gra‡a?

Fazer 400
Qual a opiniÆo do site, a Yamaha vai ou nÆo vai lan‡ar a Fazer 400 (4 cilindros)?. Estou no aguardo, pois estava comprando uma GS 500, resolvi esperar o lan‡amento da tal Fazer 400, na sua opiniÆo vale ou nÆo a pena esperar?
Fernando – Dourados-MS

 mais f cil uma vaca voar do que alguma f brica nacional lan‡ar uma 400 de quatro cilindros. Se est  esperando s¢ isso pode comprar a GS 500!

Estacionamento
Tite, respeito da foto aonde mostra a placa do estacionamento nÆo aceitar motos, isso se explica pois as ap¢lices de seguro para garagista quando compreendem a cobertura para motocicletas, acarretam um custo MUITO maior para o estabelecimento, al‚m de que este tem de dispor de manobristas habilitados para motocicletas, custos estes que inviabilizam economicamente a aceita‡Æo de motos em locais que teriam uma baixa freqˆncia deste tipo de ve¡culos. Sou corretor de seguros e motociclista desde sempre, j  sofri do que chamo de capacetofobia, mas acredito que nÆo ‚ correto expor a marca de um estabelecimento sem expor os reais fatos, na minha opiniÆo a foto da maneira que foi publicada deu a entender que a rede multipark ‚ preconceituosa com motociclistas e neste caso creio que nÆo seja esse o caso. Fica o abra‡o de um grande apreciador de seu trabalho mas que tamb‚m d  o puxÆo de orelha quando necess rio.
Andr‚ – SÆo Paulo
tite, ‚ duro ser motociclista neste “pa¡zinho”, esses dias fui estacionar minha moto em uma garagem de carros numa cidade pr¢xima a minha (passo fundo-rs), que fica a 50km, com l80.000 habitantes e fiquei sabendo que nÆo podia estacionar a moto pelo fato de que outro dia teria sido roubado uma moto em outra garagem. O fato ‚ que o donos da garagem entregavam cupons de guarda-carro e por isso tiveram que indenizar o propriet rio da moto lesado pelo roubo. At‚ ai tudo bem, mas o conchavo foi que todas as garagens de carros pararam de aceitar motocicletas para estacionar, nÆo aceitam nem que vocˆ acorrentem a moto, tendo que deixa-las na rua. Vamos ver quanto tempo isso vai durar!
fernando – tapejara-rs

R: Andr‚, se o Multipark ‚ preconceituoso ou nÆo ‚ o menos importante, porque a fixa‡Æo daquela placa mostra, no m¡nimo, uma m  vontade. Se o agente complicador for o seguro, entÆo que a empresa ofere‡a o servi‡o ao pre‡o que achar conveniente, mas nÆo simplesmente recusar a entrada de motos. Da forma como est  fica expl¡cito o preconceito sim!  a mesma coisa que escrever uma placa com letras garrafais “TODO PAULISTA  BAITOLA!” e bem pequenininho, embaixo, entre parˆnteses a expressÆo (que nÆo gosta de mulher!). Ou aceita a moto e cobra o justo ou nÆo aceita, mas sem essa de jogar o problema para o usu rio! Como se o problema de roubo de motos fosse provocado por n¢s.

Capacete
àtima a iniciativa do presidente da Associa‡Æo dos Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), Alo¡sio Braz, ao propor que as motos 0 km j  saiam de f brica com capacete para o piloto. S¢ discordo que a inclusÆo desse item de seguran‡a obrigat¢rio – que certamente ir  encarecer o pre‡o final de venda – resultar  na diminui‡Æo de acidentes. Como sempre diz o Tite, o grande problema ‚ o pr¢prio motociclista, ali s, o motoqueiro. Aqui na RegiÆo Oceƒnica de Niter¢i a maioria nÆo usa capacete nem qualquer outro item de seguran‡a, contando com a descarada omissÆo das “autoridades” que vˆem motos passarem sem placa, lanterna traseira, farol etc. e os pilotos invariavelmente sem capacete.  uma mistura perigosa de irresponsabilidade com alta velocidade, sob o olhar complacente dos policiais. Acho que ‚ o retrato do nosso lisarB, onde tudo ‚ ao contr rio!
Ralph – Niter¢i, RJ

MacacÆo
Tite , me tire uma d£vida , estou vendo um macacÆo pra comprar, s¢ q existe a de uma pe‡a s¢ , e duas pe‡as (jaqueta e cal‡a c/ fechamento a z¡per), qual seria a melhor op‡Æo tanto pra seguran‡a como comforto pra viagens curtas e pistas? Haaa, e aproveitando para parabeniz -lo pelo alto desempenho desenvolvido no curso SpeedMaster, Excelente mesmo, recomendo a todos!
Rafael – Taquaritinga-SP

R: Olha s¢, meu aluno! Rafa, se vc for usar na pista o macacÆo integral, sem z¡per na cintura ‚ mais seguro. Se vc for usar na estrada, o bi-partido, com z¡per ‚ mais confort vel.