Foto: Reação do Tite ao ver um vazamento (arq. Motonline)

Vazamento, pipocos, parabrisa, peso e mais cursos

Foto: Reação do Tite ao ver um vazamento (arq. Motonline)

Foto: Reação do Tite ao ver um vazamento (arq. Motonline)

Vazamento – Estou com uma hornet, que apresenta vazamento de oleo para o filtro de ar ja troquei todas as juntas do motor. Verifiquei uma valvula de alivio que existe no carter esta ok, a luz de pressao nao acende, estou em duvida com relacao a mangueira de respiro da tampa pois o vapor e muito grande de oleo.Qual sua sugestao em relacao a este problema? wagner alexandre dos santos (25),Caruarú PE
– Verifique se o nível do óleo não está acima do normal.Se não for isso… (más notícias) mande medir a compressão do motor. Se estiver abaixo do normal provávelmente tem anéis desgastados fazendo com que a pressão do carter aumente muito fazendo com que o óleo passe pelo respiro do motor.

Pipocos
Prezados, parabéns pelo site, que para mim segue sendo uma referência no Brasil. Uma dúvida técnica: tenho uma Lander 2007, agora com 12000Km, e nunca tive problemas. Quando ela tinha cerca de 5000km coloquei um escapamento esportivo da Roncar (Coyote). Recentemente ela começou a fazer uns estouros (“pipocos”) quando estou em marchar mais altas e deixo a rotação cair. Além de incoveniente e desagradável, percebi uma ligeira piora no consumo, que sempre foi um ponto forte da Lander. O que pode ser esse problema?? Um abraço a todos e “vida longa”! Márcio Irizaga (35) Rio de Janeiro, RJ
– Sua Lander pode estar com bico sujo, ou filtro de ar do mesmo jeito, se realmente está consumindo mais e andando menos. Os estouros por sí só pode não ser nada. Ponha um tanque pelo menos da melhor gasolina que puder (pódium, por exemplo) para limpar. Se não der certo, procure uma oficina qualificada para limpar o bico.Os estouros no escape podem ter diversas causas. Na verdade é resultado do acúmulo de gases não queimados que ao chegar numa certa quantidade explode na tubulação. Ocorre normalmente quando o acelerador está fechado numa descida longa, por exemplo e a mistura ar/gasolina é muito pouca para explodir na câmara de combustão. Daí essa mistura acumula no escape e detona. Pode ocorrer tambem quando tem entrada de ar frio em alguma junção do cano, fazendo com que o oxigênio a mais determine a mistura ideal da combustão no escape. Enfim, pode até ser uma condição normal quando se usa escape esportivo. Apenas se a sua moto estiver com algum outro sintoma, verifique.

Parabrisa
Bom dia! Tenho uma duvida a respeito de parabrisas para motos custom. Comprei um parabrisa destes universais que são fixados ao guidão, e gostaria de saber se existe uma inclinação mais adequada, para que seja mais eficiente. Obrigado .Sergio(40) São Paulo,SP.
– Uma boa dica é deixar a altura do parabrisa um pouco abaixo do nível dos seus olhos, de forma que vc possa olhar por cima dele. Quanto a inclinação, quanto maior melhor para a aerodinâmica, mas o limite fica portanto por conta da altura desejada.Deixe com a inclinação necessária para que sua visão seja um pouco acima dele, se possível.

Peso
ola gostaria de saber se tem como reduzir o peso da cg sport trocando alguns acessorio como escape de aluminio ou por fibra de caborno e se colocar nela o kit de aumento de potencia ele tera a velocidade final maior que as outra se tiver qual kit me recomendaria ou o custo/benecificio e muito alto e não compensa. leandro brandao de moura (23) Cacoal, Rondônia
– Pode começar por retirar as peças desnecessárias e/ou trocando-as por mais leves. Piscas, paralamas, etc. Para o motor em seu estado não posso indicar nenhuma oficina mas em São Paulo pode entrar em contato com o Renato Gaeta. Ele tem kits e faz a preparação de motores para competição. Veja o site dele www.gaeta.com.br apenas recomendo uma preparação leve para não comprometer a durabilidade

Mais cursos
Possuo dois cursos de eletromecânica de motos (ESCOLA LIDER ATÉ 500CC E O S1 DA SUZUKI) MAS AGORA GOSTARIA DE FAZER UM CURSO DE REPARAÇÃO DE MOTOR SUSPENÇÃO,RECONFIGURAÇÃO DE CDI,SABER USAR E INTERPRETAR UM DINAMÔMETRO, AJUTBOX, POWERCOMANDER….. BOM DEU PRA PERCEBER QUE QUERO M ATUALIZAR, QUERO CONHECER AS NOVAS TECNOLOGIAS E SABER USALAS…. MAS VENHO PROCURANDO NA NET E NÃO ACHEI NADA, ALGUEM PODE M AJUDAR? Flavio de Albuquerque (32) Valinhos, SP
– Flávio, o melhor caminho é a experiência, mas posso recomendar que vc entre em contato com o Renato Gaeta. Ele tem cursos de preparação e faz kits (www.gaeta.com.br).

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Carlos Bittencourt é administrador de empresas e motociclista desde 1968, participou na década de 70 do grupo pioneiro do fora de estrada no Brasil, em parceria com Carlão Coachman, Julio Carone, Ronnie Hornet Kopenhagen, Emílio Camanzi entre outros, hoje tem junto com os irmãos Mario e Marcos Baptista de Castro uma empresa de prestação de serviços em motocicletas.