Publicidade

Há poucos dias da II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), que acontecerá de 16 a 20 de agosto, no Centro de Convenções, em Fortaleza, a aquisição de veículos elétricos é uma das alternativas para respeitar e preservar o meio-ambiente.

As empresas de segurança, responsáveis por grandes áreas, como estacionamentos de shoppings ou condomínios, podem optar por motos elétricas. Os chamados “veículos verdes” são desprovidos de qualquer gás poluente. Além disso, a poluição sonora é reduzida em quase 100%, já que praticamente não há ruídos.

Há ainda os benefícios para o piloto: não precisa mudar a marcha, pois a transmissão é automática, não necessita abastecer em posto de gasolina e a manutenção é bem menor do que a utilizada pelos veículos movidos a combustível fóssil.

Entre os modelos disponíveis no mercado, existe a Vico, da Traxx, marca internacional do China South Industry Corporation Group, um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas e uma das maiores multinacionais do planeta. O veículo possui quatro baterias de 12 volts ligadas em série. O que dá uma autonomia de 60 a 80 quilômetros de distância. O motor utiliza a tecnologia Brushless, garantindo assim o máximo de aproveitamento com o mínimo de consumo e desgaste.

Publicidade

A Vico tem um design moderno. No painel, há o marcador de energia, que indica a quantidade de carga disponível. E ainda tem os indicadores de setas e o velocímetro. O modelo conta com três marchas podendo alcançar até 35km/h, mas o marcador vai até 60km/h. Para carregá-la totalmente é necessário um período de oito a dez horas e pode ser recarregada em qualquer tomada elétrica de três pinos de 110 ou 220 volts. Seu consumo é de apenas 0.15kW/h, menos do que um liquidificador ou um micro computador, que gastam respectivamente cerca de 0,30kW/h.

Lembrando que a Vico já sai de fábrica com alarme de sensor de movimento com um alerta sonoro e travamento da roda. Tendo também como item de segurança um disjuntor localizado abaixo do assento, que abre o circuito da moto, impossibilitando que o ciclo-elétrico seja ligado.

Com garantia de 12 meses e disponível na cor vermelha, a Vico tem o preço sugerido de R$ 3.577,00.