Publicidade

Dos 25 milhäes de ve¡culos nacionais e importados em circula‡Æo pelo Pa¡s, cerca de 1,2 milhÆo estÆo em situa‡Æo irregular. Para se ter uma id‚ia da dimensÆo desse mercado, esse era o total de ve¡culos cadastrados no estado de Goi s, em 2003. O alerta ‚ da Checkauto, empresa especializada em an lise de procedˆncia e hist¢rico de ve¡culos. Segundo M rio C ssio Maur¡cio, diretor da empresa, boa parte desses carros sÆo clonados ou tˆm adultera‡Æo de placa e chassi.

“Essa ‘frota fantasma’ ‚ alimentada por uma m‚dia de mil ve¡culos roubados diariamente no Brasil”, diz M rio C ssio. Desse total, 48% sÆo recuperados pela pol¡cia, 7% sÆo contrabandeados para o exterior, 15% seguem para desmanches e os 30% restantes realimentam o mercado de ve¡culos clandestinos. Para o diretor da Checkauto, a solu‡Æo para se combater o neg¢cio de carros roubados e diminuir a irregularidade ‚ investir cada vez mais em produtos e servi‡os que informem a popula‡Æo sobre o hist¢rico e a procedˆncia dos ve¡culos. Segundo M rio Cassio ” A falta de informa‡Æo da popula‡Æo ‚ a maior oportunidade de a‡Æo deste mercado ilegal”.

Com forte atua‡Æo junto …s financeiras e entidades ligadas ao setor de vendas de ve¡culos, caso da Fenabrave, Acrefi e Fenauto, a empresa vem ampliando sua participa‡Æo no mercado com o Checkauto Dossiˆ Veicular, sistema inteligente que, atrav‚s do cruzamento de dados, fornece informa‡äes on line relativas … procedˆncia do ve¡culo: dados originais, restri‡äes c¡veis e judiciais, ocorrˆncia de roubo ou furto, existˆncia de multas, adultera‡äes de hod“metros, hist¢ricos de roubos, acidentes e recall. Al‚m disso, possui um exclusivo sistema de decodifica‡Æo do chassi para verificar se esse nÆo foi adulterado. As consultas sÆo feitas exclusivamente pela Internet, atrav‚s do site www.checkauto.com.br, £nico aberto para consultas p£blicas.

O trabalho que a Checkauto vem realizando h  4 anos, foi reconhecido pelo mercado com o VII Prˆmio Cobertura Performance 2004, categoria sistemas seguro-auto, um dos mais importantes do setor de seguros.

Publicidade