Publicidade

O resultado dos n£meros de vendas de novembro apresentado pela Anfavea comenta que, apesar da redu‡Æo do IPI, as vendas de ve¡culos de 4 rodas ca¡ram 7,4% em rela‡Æo a outubro, em conseqˆncia da redu‡Æo de 8,7% dias a menos em rela‡Æo a outubro. Qual ser  a referencia?

Para o setor das montadoras de ve¡culos de duas rodas com fabrica em Manaus/AM, nÆo existe IPI (incentivo da ZFM). Apenas a Honda apresentou queda nas vendas ao contr rio de todas as outras marcas associadas a Abraciclo (Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas). Com a participa‡Æo superior a 85% do mercado, o seu n£mero derruba todos os outros resultados.

Eis o resultados em n£meros absolutos de novembro em rela‡Æo a outubro (24 dias £teis de novembro contra 27 de outubro):

-A Honda teve uma queda nas vendas de 9.316 unidades em rela‡Æo ao mˆs de outubro. Se novembro fosse igual em dias £teis, teriam atingido 69.152 unidades, ou seja, sofreriam uma redu‡Æo de 296 unidades.
-A Yamaha apresentou um crescimento de 2.446 unidades vendidas,
– A Kasinski apresentou um crescimento de 4 unidades vendidas.
– A Sundown apresentou um crescimento de 134 unidades, provavelmente pelo lan‡amento de novos modelos.

Publicidade

Vale comentar que o resultado apresentado pela Abraciclo ‚ sempre mensal e que o n£mero de dias comercializado nÆo ‚ sempre o mesmo, variando conforme a quantidade de dias £teis trabalhados pelo varejo. Em novembro houve um feriado nacional no s bado do dia 15 – Proclama‡Æo da Rep£blica. Alguma revenda trabalhou neste dia?

A partir deste racioc¡nio, podemos comentar que a Sundown teve um aumento de vendas superior a 100%. O aumento foi de 121 unidades em outubro para 255 em novembro. Conseqˆncia dos novos lan‡amentos que MOTONLINE nÆo conheceu.

Ainda…