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Veneno na CB e cola no acelerador da XR200

Veneno na CB – Ola amigos do Motonline sou freqüentador assíduo do site e gosto muito das informações daqui, show mesmo. Possuo uma CB 400 anos 83 e apesar de ser uma moto bem antiga, gosto muito da mesma, pois tem me servido como um verdadeiro camelo, ralo ela todo dia pra trampar e ainda dar uns roles de fim de semana, eita moto valente viu! E a manutenção dela eh bem pouca, parece CG!! Mas em tempos de grana curta, um possível UP de moto e cv fica bem difícil no momento, por isso estou pensando em como eu poderia dar um gás a mais na minha motoka. Estou pensando em ganhar um pouco mais de potencia, quem sabe uns 4 ou 5 CV a mais na danada e assim poder andar com uma folga maior pra algumas viagens e tbm no transito. Gostaria de ter umas dicas do que posso fazer pra buscar essa potencia a mais. Estou pensando em colocar um filtro esportivo (cônico), trocar os escapes originais por um 2X1 menos restritivo, mas sem aquela barulheira que se vê e ouve por aí, quem sabe fazer um retrabalho na admissão no cabeçote e dar uma boa regulada e equalizada nos buras. Será que com isso consigo o desempenho que estou buscando? Alem disso quero dar uma regulada nas suspensões pra ficarem mais firmes e compatíveis com o desempenho e fazer os mesmo com os freios. Ajudem-me com dicas e idéias. Obrigado e parabéns pelo site! Tiago Araújo (28) São José dos Campos (SP)
– Tiago, está certo tudo o que você disse. A melhor forma de aumentar a potência da Cb é aumentando a sua “respiração”, na entrada com um filtro de maior fluxo e na saída com um escape esportivo. Mas bastante cuidado no acerto da carburação, que deve estar bem afinada e equalizada com capricho. Quanto à suspensão o melhor é trocar os amortecedores traseiros por dois de melhor qualidade e ajustados na pré carga da mola para seu peso. Os dianteiros também podem ser melhorados ajustando a pré carga das molas com tubinhos de pvc cortados do tamanho que mais se adapte ao seu peso na moto. Além disso, troque o óleo das bengalas com óleo tipo ATF preenchendo até o nível de 250 mm antes do topo da bengala, mas faça essa medição após retirar todo ar do sistema, bengala comprimida e sem as molas. A suspensão bem calibrada deve ceder ao seu peso nas duas rodas o mesmo tanto, que não deve ser mais que 30 mm e nem menos que 15 mm. Boa sorte.

Cola no acelerador XR200
Tô com uma dúvida sobre minha moto. Tenho uma XR 200 que uso somente para trilhas nos finais de semana. Às vezes acontece do acelerador-agarrar, ela fica acelerada e se eu não puxar a embreagem ela não pára, aí eu dou uma -repicada- no acelerador ele volta. Uns falam que é sujeira no carburador porém o mesmo já foi lavado e continua o problema, já me falaram também pra colocar um pouquinho de óleo 2 tempos ou querosene no tanque. Já ouviram algo parecido? O que eu devo fazer? Eu ando de moto há muito tempo e as motos de rua nunca fizeram isso só as de trilha por que? Rodrigo Pereira (28), Uberlândia, MG
– Nossa Rodrigo, esse problema é crônico de uma boa parte das Hondas monocilíndricas. Deve-se realmente ao agarramento do pistonete do acelerador no corpo do carburador. Pode ser minimizado melhorando o fluxo de ar para o carburador de forma a diminuir o vácuo aplicado no pistonete. Para isso, manter sempre limpo o filtro de ar e a área do difusor-pistonete e há ainda quem ponha um respiro adicional na tampa superior do carburador. Verifique também a mola de retorno do acelerador, se está bem regulada e com a tensão correta. Com certeza as motos de trilha pegam aquela poeirinha adicional no carburador. Capriche no filtro de ar, mas não ponha óleo na gasolina, essa moto não é dois tempos.