Publicidade

Veneno na CBR 450
Estava vendo uma revista antiga, e vi fotos e reportagens suas e de um outro colega seu, vcs estavam fazendo uma viagen para testar a nova CBX 750F nacional, e nova RD 350LC, foi uma viagem no t£nel do tempo. Mas a minha pergunta ‚ sobre a CBR 450 SR, comprei uma e quero deix -la mais “nervosa” no motor, e nÆo to nem ai se vai beber mais o diminuir a vida util do motor, eu quero enrolar o cabo.
MAICON ROMANO
REALEZA, PR
Isso que d  reler velharias! A viagem foi para o Paraguai e o outro jornalista era Gabriel Marazzi, que ainda ‚ meu amigo e trabalhamos sob o mesmo teto at‚ hoje. Tomamos uma chuva hom‚rica na volta! Maicon, vc pode fazer centenas de prepara‡äes, vai depender de quanto quer gastar. Pode rebaixar o cabe‡ote e converter para  lcool, pode aliviar o contra-peso do virabrequim, pode refazer os carburadores com passagens maiores, alterar as molas de v lvulas, polir as passagens de mistura e gases dos cilindros, mudar o diagrama de abertura e fechamento das v lvulas, trocar o CDi por um sem limitador de giro. Ou seja, vc pode fazer um monte de coisas. As CBR 450SR da antiga F¢rmula Honda chegavam a 180 km/h f cil. A receita ‚ a mesma de prepara‡Æo de qualquer motor: aumentar o fluxo de entrada da mistura e sa¡da dos gases, aumentar a taxa de compressÆo, usar combust¡vel de maior poder de queima e enrolar o cabo!

Polui‡Æo
Li nesta data um artigo sobre a Cetesb e um determinado sindicato quanto a polui‡Æo automotiva na cidade. Queria saber, pois se fala muito da polui‡Æo que as motos causam e qual a legisla‡Æo em vigor para emissÆo de poluentes (que sei nÆo ser a mesma de carros). Ser  que todas motos ou principalmente as 125 cc da Honda , Suzuki , Yamaha e Sundow atendem este crit‚rio e at‚ quando? Pois li um arquivo e nÆo me lembro de onde sobre que apartir de 2006 as motos deveriam entrar em vigor em determinada legisla‡Æo. Quais seriam as que estÆo e quais seriam as que nÆo atendem esta lei. Este deveria ser um texto a ser discutido por vcs e debatido no site. Ser  que se comprar uma moto hoje em 2005 ela atender  a legisla‡Æo? Ou ser  que ir  sair de linha devido esta legisla‡Æo?
Amauri
santo andre – SP
Amauri, pode comprar qualquer moto … vontade porque ao vigorar uma nova legisla‡Æo de emissÆo de poluentes, ela determina que apenas as motos fabricadas daquela data para frente devam atender as exigˆncias. As fabricadas antes das leis nÆo serÆo “tiradas de circula‡Æo”. Todas as motos produzidas e vendidas no Brasil devem atender …s normas do Proconve (Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Ve¡culos Automotores). J  se fala em mudan‡as nesta norma para 2006/2007, mas fica frio porque as motos fabricadas antes nÆo serÆo apreendidas, nem terÆo que fazer mudan‡as t‚cnicas. A sugestÆo de pauta ‚ muito boa.