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A confusÆo geral com autom¢veis gera muitos equ¡vocos para pilotar motos sob chuva. Um dos erros mais comuns diz respeito aos pneus. Muitos anos atr s os motoristas acreditavam que esvaziar um pouco os pneus dos carros poderia melhorar a aderˆncia na chuva. Tudo balela. Tanto nos carros quanto nas motos a calibragem na chuva ‚ a mesma usada com piso seco.

Ao reduzir a calibragem os sulcos que drenan a  gua ficam mais estreitos e tˆm a capacidade de drenagem severamente comprotetida. Ou seja, piora muito.

A chuva representa uma condi‡Æo muito especial para o motociclista. Toda nossa seguran‡a est  (desculpem o trocadilho) montada sobre os pneus. Um motociclista consciente sabe que nÆo se deve rodar com pneus gastos porque se chover vai ser um samba.

Quando come‡a a chover ‚ a hora mais perigosa porque a sujeira que estava no asfalto se mistura com a  gua e forma uma pasta escorregadia.  melhor dar um tempo, esperar a pista ficar “lavada” e sair.

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O melhor lugar para trafegar ‚ no risco deixado pelos pneus dos carros, porque a sujeira foi levada pelos carros. E a pilotagem deve ser a mais sutil poss¡vel. Na hora de frear seja suave e nÆo use for‡a exagerada.