Publicidade

Evento mundial discutir  a evolu‡Æo da percep‡Æo dos turistas em rela‡Æo … importƒncia do desenvolvimento sustent vel dos destinos

O 3§ Encontro Anual do F¢rum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustent vel, conhecido como Destinations 2006 – que acontecer  de 29 de novembro a 2 de dezembro, na cidade de Porto Alegre – ser  uma importante arena para discutir temas relevantes para a sociedade. Um dos destaques do evento ser  o painel “O Olhar do Viajante”, que acontecer  no dia 30 de novembro e debater  as percep‡äes do viajante em rela‡Æo ao turismo sustent vel.

Um dos painelistas ser  o jornalista portuguˆs Tiago Machado, que abordar  o tema “Turismo: a ind£stria da liberdade ou o pr¢ximo predador social?” e discutir  o impacto do turismo em comunidades em desenvolvimento, bem como a sua fun‡Æo social. Machado passou os £ltimos cinco anos viajando por diversos pa¡ses e realizou pesquisas para a revista portuguesa Blue Travel, da qual ‚ editor chefe.

O jornalista apresentar  hist¢rias de movimentos em prol da preserva‡Æo ambiental como o da Nicar gua, das peculiaridades tur¡sticas da Austr lia e da Jamaica, dos abusos sexuais cometidos no Camboja e o estilo de vida cosmopolita de pequenas vilas da Guatemala.

Publicidade

A Revista Blue Travel ‚ especializada em turismo e tem como missÆo promover o turismo sustent vel, incentivar um perfil de viajante preocupado com a preserva‡Æo do planeta e com a qualidade de vida das popula‡äes locais.

No mesmo painel, Fabio Itapura, idealizador do site Na Viagem (www.naviagem.com.br), apresentar  o caso do website brasileiro, concebido como um portal aberto …queles que desejam compartilhar suas experiˆncias de viagens e registrar suas impressäes pessoais. Itapura mostrar  que a Internet ‚ uma poderosa ferramenta de intercƒmbio entre viajantes. Segundo ele, as opiniäes sinceras dos turistas contribuem para melhorar a qualidade dos produtos e servi‡os ofertados.

Por fim, o francˆs Bertrand Carrier, consultor em ecoturismo e desenvolvimento sustent vel, falar  sobre o sobre o modo como os franceses viajam e sobre a evolu‡Æo da percep‡Æo deles em rela‡Æo ao turismo sustent vel. Carreir ‚ co-autor do livro “Respeito ao Deserto”, que busca sensibilizar os visitantes do Deserto do Saara, e de um guia de boas pr ticas na gestÆo do turismo em  reas des‚rticas.

SERVI€O: Destinations2006 – 3§ Encontro Anual do F¢rum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustent vel
Painel: “Turismo: a ind£stria da liberdade ou o pr¢ximo predador social?”
Data: 30 de novembro / Hor rio: 14h30 / Local: PUCRS – Pr‚dio 41 / Inscri‡äes: www.desti-nations.net.

Publicidade