Publicidade

Com a chegada do frio, cresce a incidˆncia de neblina em alguns trechos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, especialmente durante as madrugadas e primeiras horas da manhÆ, prejudicando a visibilidade dos motoristas e aumentando os riscos de acidentes.

Como forma de diminuir estes riscos, a ViaOeste inicia amanhÆ (29/06), nas pra‡as de ped gio do Sistema Castello-Raposo, a distribui‡Æo de folhetos com orienta‡äes aos motoristas sobre como dirigir com seguran‡a em condi‡äes de pouca visibilidade.

O objetivo ‚ transmitir aos motoristas mensagens que contribuam para sua seguran‡a na estrada, como o acionamento do farol baixo e a redu‡Æo gradativa da velocidade em casos de pouca visibilidade, evitando sua exposi‡Æo em acidentes nas rodovias.

H  dois tipos de neblina:
A que se forma em baixadas, como no caso da Castello Branco, e alguns trechos da Raposo. Este tipo de neblina se forma em noites claras, sem nuvens e sem vento. Fique atento para estas condi‡äes, principalmente nos meses de inverno, de junho a setembro.

Publicidade

E aquela que se forma na regiÆo serrana, como no caso da serra de SÆo Roque, na Raposo Tavares. Este tipo de neblina forma-se em dias e noites chuvosos, podendo ocorrer o ano todo.

Sinaliza‡Æo especial
Ap¢s estudos realizados pela ViaOeste e o Instituto de Astronomia, Geof¡sica e Ciˆncias Atmosf‚ricas da USP, nos quais foram detectados trechos com neblina que merecem aten‡Æo especial no Sistema, a concession ria implantou sinaliza‡Æo na cor verde lima-limÆo para auxiliar os motoristas nos pontos de maior densidade de neblina. A sinaliza‡Æo especial compreende placas de orienta‡Æo, balizadores de solo e defensas met licas, faixas de sinaliza‡Æo horizontal de orienta‡Æo e sonorizadores, que auxiliam na dire‡Æo do motorista.

Confira a seguir, algumas dicas de seguran‡a:
– Acenda o farol baixo
– Mantenha distƒncia segura do ve¡culo … frente
– Reduza a velocidade de forma gradativa
– NÆo pare o ve¡culo em locais de risco. Procure sempre um local seguro