Publicidade

CampeÆo Mineiro e 5o colocado no Campeonato Paulista de Kart no ano passado, Victor Corrˆa- Unifenas/Racing, foi promovido pela CBA- Confedera‡Æo Brasileira de Automobilismo e ir  disputar em 2003 sua primeira temporada na categoria J£nior.

Depois do aprendizado na Cadete e adapta‡Æo aos motores 125 na J£nior Menor por dois anos, ter  novos desafios, enfrentando pilotos mais experientes, em um micromonoposto ainda mais veloz. A categoria J£nior ‚ o terceiro est gio na carreira de um piloto de kart. O primeiro ‚ a Cadete, que utiliza um chassi com dimensäes menores e um motor de no m ximo 60 cm3. Depois vem a J£nior Menor, aonde o piloto de 10 a 12 anos sente a for‡a do propulsor 125, com grande restri‡Æo no motor. Na J£nior, com a restri‡Æo na entrada de ar para o motor liberada em mais 2 mil¡metros de diƒmetro (a flange passa a ter 17 mm de diƒmetro), mais o aumento de torque pela mudan‡a do redutor de escapamento para 28 mm de diƒmetro e 100 mm de comprimento, ele chega a mais de 30hp, com velocidade m xima pr¢xima dos 150 quil“metros hor rios. E isto a um cent¡metro do chÆo.

Nesta etapa, o kart j  deixou de ser um brinquedo e ‚ levado muito a s‚rio pelos pilotos com idade entre 12 e 14 anos de idade, j  se preparam f¡sica e psicologicamente para as corridas, como gente grande. E o peso foi o grande advers rio de Vitinho na temporada passada. Como ele tem uma estatura maior para a sua idade, o peso m¡nimo da categoria J£nior Menor para o conjunto kart/piloto, que ‚ de 120 quilos, era prejudicial ao piloto de Alfenas.

No Campeonato Paulista, a J£nior ‚ sempre a terceira categoria a entrar na pista. As etapas sÆo geralmente disputadas aos s bado, com as tomadas de tempo pela manhÆ e as corridas no in¡cio da tarde. No Campeonato Brasileiro, a J£nior integra o popularmente chamado “Grupo dos Pequenos”, ao lado das categorias Cadete, J£nior Menor, Novatos e IC Sudam. Neste certame sÆo realizadas quatro baterias em um mesmo fim de semana, e o campeÆo ‚ conhecido ap¢s computados os trˆs melhores resultados de cada competidor, sendo que a £ltima bateria tem pontua‡Æo dobrada.

Publicidade