Publicidade
Naquela que foi uma das mais disputadas provas de Moto3™ desta época, Maverick Viñales, da Blusens Avintia, levou de vencida o Iveco TT Assen à frente de Sandro Cortese e Danny Kent sob magníficas condições de sol. Miguel Oliveira terminou na décima posição

Naquela que foi uma das mais disputadas provas de Moto3™ desta época, Maverick Viñales, da Blusens Avintia, levou de vencida o Iveco TT Assen à frente de Sandro Cortese e Danny Kent sob magníficas condições de sol. Miguel Oliveira terminou na décima posição

.

Kent, da Red Bull Ktma Ajo, e Héctor Faubel, da Bankia Aspar, foram os pilotos que lograram a melhor partida, com o companheiro de equipa de Kent, Cortese, a cair da pole para quarto. As primeiras três voltas revelaram-se uma fantástica luta, com Cortese, Viñales e Niccolò Antonelli (San Carlo Gresini Moto3) a lutarem pela liderança. Contudo, o trio foi pressionado por Niklas Ajo (TT Motion Events Racing), Louis Rossi (Racing Team Germany) e Luis Salom (RW Racing GP).

Jack Miller (Caretta Technology) foi penalizado por falsa partida, enquanto o mau fim-de-semana de Jonas Folger (IodaRacing Project) ficou ainda pior com uma queda a 18 voltas do final. Volvidas três passagens pela linha de meta, Cortese ganhava posições e passava o companheiro de equipa para assumir a primeira posição. Contudo, foi sol de pouca dura já Viñales tirou partido da luta a dois e saltou para a frente.

Publicidade

A 12 voltas do final o grupo da frente composto por seis pilotos logrou pequena vantagem, com Viñales e Cortese na liderança, seguidos de Kent, Salom, Rossi e Alex Rins (Estrella Galicia 0,0). Uma volta mais tarde Miller viu a bandeira preta por não ter cumprido a penalização de passagem pela via de boxes, o que colocou ponto final à sua corrida. Já Antonelli via-se tocado pelo azar a nove voltas do final ao sofrer queda no que parecia ser uma corrida promissora; mesmo azar teve Danny Webb (Mahindra Racing).
Com a disputa pela primeira posição a ficar mais quente perto do final, Cortese e Kent chegavam a tocar-se enquanto perseguiam Viñales, com o germânico quase a colocar o companheiro de equipa fora da corrida. Contudo, o grupo não acalmou, com muitas manobras agressivas a serem feitas nas últimas voltas.

A última volta foi uma das melhores de sempre na Moto3, com emocionantes trocas de posições nas últimas curvas, com Viñales a levar a melhor sob a linha de moto e com o photo finish a ser necessário para decidir as posições entre Salom, Kent e Cortese.
Com Viñales a vencer, o segundo posto foi para Cortese, com Kent no mais baixo do pódio, a sua estreia entre os três primeiros na carreira de Grandes Prémios. Atrás deles ficaram Salom, Rossi, Rins, Alexis Masbou (Caretta Technology), Ajo, Efrén Vázquez (JHK T-Shirt Laglisse) e o companheiro de equipa de Rins, o português Miguel Oliveira, que fechou a lista dos dez primeiros.