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Virago 535, Qual, Caixa Preta, Óleo e Potência

Virago 535 – Vi a resposta que vocˆ deu ao F bio Calzolari de Belo Horizonte sobre as motos Virago 535 e Drag Star. Adquiri recentemente uma Virago 535 e gostaria de saber se a promessa feita a ele de envio do teste completo desta moto pode ser estendida a mim.
Ulysses
Ribeirao Preto, SP
Basta mandar 12 merrecas de reais pro Tio Tite que vc recebe a c¢pia do teste ou a revista toda! Pode pagar em chopps no Pinguin que eu aceito, hic!

Qual
Tio Tite, qual moto (modelo, marca e ano de fabrica‡Æo) vc escolheria para viajar pelo litoral Nordestino levando garupa?
Leonardo Joseph Bull
Recife/PE
L‚o, cˆ bem loko? J  que vc nÆo disse quanto quer gastar, suponho que grana nÆo seja problema. Portanto eu recomendaria uma Honda GL 1500 Gold Wing.  super confort vel e custa uns 100 paus!

Caixa Preta
Ol  tio, isprica pra n¢is qu‚ leigu a tal “caixinha preta” que o Dayvid de Goiania colocou em sua CG 150. Ser  que eu poderia ter feito o mesmo com minha nxzinha? Teria economizado uns trocos e talvez ela ainda estivesse rodando com o motor original!
Georges Zouein
Lavras
 o CDI, sistema de igni‡Æo eletr“nica por descarga capacitiva. Sua moto j  tem isso. Tem uns manos que abrem a caixinha e alteram parƒmetros de rendimento. Mas nÆo me pergunte quem faz isso!

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àleo
Grande Tite! Beleza? Lendo os e-mails sobre a Falcon, fiquei curioso em saber a sua opiniÆo sobre os motores RFVC. Li numa revista que testava a Falcon que havia uma tendˆncia a esse motor sair de linha, mas a Honda lan‡ou a FMX e uma Motard no JapÆo com esse tipo de motor. Mais uma coisinha: queria saber de vc se podemos usar qualquer marca de ¢leo 4T para o motor da moto desde que atenda a especifica‡Æo 20W/50 API SF JASO essas coisas.
Carlos Antonio
Banabui£, Cear 
Quando lan‡aram a primeira Honda com cabe‡ote RFVC no Brasil todo mundo achou uma tremenda modernidade, porque o sistema realmente prometia maior eficiˆncia no fluxo da mistura na cƒmara de combustÆo. S¢ que no Brasil os manos usam a moto por 10. 15 e 20 anos! E o maior n§ de pe‡as m¢veis do sistema RFVC se mostrou complexo de regular e mais sujeito a desgastes. Foi uma surpresa quando a Honda lan‡ou a FMX com este sistema. A marca do ¢leo nÆo importa, desde que respeite a especifica‡Æo do fabricante. Leia o artigo “sangue bom” aqui mesmo no Motonline.

Potˆncia
Fala¡ Tite , ¢ eu de novo. Meu, me responda o seguinte: se a Yes tem mais potˆncia (declarada pelo fabricante) que a Fan e a YBR, se a potˆncia m xima e o torque m ximo acontecem em rota‡äes mais altas, ela nÆo deveria segurar mais a velocidade em subidas?. Qualquer subidinha e ela cai a vel“ pra caramba, enquanto isso as concorrentes vÆo embora. Se eu aumentar a entrada de ar e um ou dois pontos no giclˆ do carburador ser  que melhora?
Sergio Medeiros Licinio
Santo Andr‚, SP
NÆo necessariamente, porque a for‡a na subida tamb‚m depende da rela‡Æo de transmissÆo e da rota‡Æo de torque m ximo. Se vc aumentar apenas a entrada de gasolina o motor vai trabalhar “rico” e nÆo vai melhorar a for‡a na subida, a menos que vc tamb‚m mande mais ar, por exemplo, tirando fora o difusor que existe no filtro de ar da Yes.