Virago, engasgo, desabafo, Hornet etc

Gostaria de saber se existe rastrador e bloquador para Virago 535 2001 e se ‚ compat¡vel com o bom funcionamento da moto. Gostaria de saber tamb‚m se tem como melhorar a suspensÆo traseira da virago.
eduardo – bras¡lia
O bloqueador ‚ igual pra qualquer moto. A suspensÆo traseira pode melhorar, mas vc precisa consultar um especialista em suspensÆo para ver qual se adapta melhor … Virago 535.

Engasgo
Tite, para encerrar a polˆmica do “engasgo” da Intruder 125 at‚ modelo 2006: acontece exatamente como o Anderson-RJ afirmou, e isso foi admitido at‚ por uma concession ria Suzuki que questionei. Segue uma dica: o sintoma diminui bastante com uso de gasolina Premium. Vale a pena pagar o pre‡o de Premium, porque a motoca ‚ econ“mica demais, comigo ‚ coisa de 40 Km/l na cidade!
Pedro – Porto Alegre, RS

Desabafo
Prezado Tite. Dirijo h  dez anos, e resolvi tirar minha habilita‡Æo para motocicletas, e confesso que eu nunca havia subido em uma moto na vida, nem mesmo como garupa. Hoje, segunda-feira, completei as 15 aulas exigidas por lei (como j  estava prevendo uma certa dificuldade pelo fato de nunca ter andado de moto na vida, achei por bem nÆo casar as 15 aulas certinho com o exame – isso provou-se desnecess rio, mas ainda assim valeu … pena). Aprendi o b sico sobre andar de moto como fazer ela sair do lugar e como fazer ziguezague em cone, fazer 8, andar em caixa de brita e costela de vaca e s¢. Fiquei com uma m  impressÆo, nÆo da auto-escola em si (j  que o trabalho dela ‚ de acordo com o que a lei exige e o instrutor foi muito atencioso e paciente com o motociclista “moto-virgem” que aqui vos escreve), mas das exigˆncias da lei brasileira. Como todos n¢s aqui sabemos, motos sÆo ve¡culos muito mais perigosos que autom¢veis: o condutor est  o tempo todo exposto e o p ra-choques ‚ a cara do piloto. Al‚m disso, existe a questÆo do desrespeito dos motoristas aos motociclistas (nÆo estou generalizando, at‚ mesmo porque estou ciente que o inverso tamb‚m acontece, e muito), que tornam o motociclista um ser muito mais vulner vel do que se imagina ao trafegar com sua motocicleta em vias p£blicas. Ainda assim, itens triviais que sÆo sempre cobrados em exames de dire‡Æo para autom¢veis sÆo relegados a segundo plano nas moto-escolas (na verdade nem sÆo cobrados no exame). O exame, ridiculamente, ‚ feito apenas em primeira marcha. A £nica coisa que o pretendente a motociclista precisa saber ‚ como engatar a primeira marcha. Nem precisa saber como colocar a moto de volta no neutro, pois isso nÆo ‚ cobrado que dir  mudan‡as de marcha em movimento, passando para segunda e terceira? Outro item de seguran‡a negligenciado pela legisla‡Æo ‚ a regulagem dos retrovisores. Ora, at‚ pra quem anda de carro ‚ obrigat¢rio no exame a primeira coisa que o candidato deve fazer antes de dar a partida no carro ‚ ajustar os bancos (nÆo se aplica na moto) e os retrovisores. No exame de moto, sabe-se l  por quˆ, isso nÆo ‚ cobrado. Detalhe que, pelo fato de dirigir j  h  10 anos, percebi por conta pr¢pria que, devido …s menores dimensäes (tanto do ve¡culo como dos espelhos), ‚ bem mais dif¡cil achar um ƒngulo certo de espelho na moto, minimizando os pontos cegos, do que em um carro sem contar que em um carro, embora nÆo seja pr tica recomend vel, um motorista pode em alguns casos dar uma viradinha na cabe‡a (e um pouco do tronco) pra olhar pra tr s se o cara faz isso numa moto, ‚ tombo quase na certa, pois desequilibra a moto. Por fim, um item b sico de seguran‡a tamb‚m negligenciado no exame: uso do freio dianteiro. Os instrutores de moto-escolas falam pra usar s¢ o freio traseiro, sempre. Ora, no dia-a-dia, o motociclista vai passar por situa‡äes em que o freio traseiro sozinho nÆo ‚ suficiente e nem recomend vel por‚m, nÆo sÆo passadas no‡äes sobre o uso do freio dianteiro da moto, em que situa‡äes us -lo e como dosar a for‡a entre os dois freios. As exigˆncias do DETRAN apenas sÆo: engate a primeira, ande em marcha lenta, fa‡a oito, zigue-zague, dˆ uma passada na caixa de brita, na costela de vaca e na rampa, e pronto, vocˆ ‚ um motociclista exemplar! Se parar a moto depois do final do percurso e deixar ela morrer porque nÆo colocou no neutro, nÆo tem problema! VOCÒ Jµ PASSOU! Deve ser por isso que tem tanto acidente com “motoqueiro” por a¡ as moto-escolas formam motoqueiros, e nÆo motociclistas. Se nÆo precisa passar marcha no exame nem fazer nada, melhor aplic -lo com scooters autom tifcas logo de uma vez.
UbiratÆ Muniz da Silva
Bras¡lia/DF
Em Bras¡lia pode ser assim, mas conhe‡o cidades nas quais o exame ‚ bem rigoroso. Infelizmente o padrÆo ‚ isso que o sr. narrou. Lisarb, meu caro UbiratÆ, esatmos em um pa¡s onde tudo funciona ao contr rio.

Hornet
Acabei de ler a mensagem do Rubens de Salvador sobre a Hornet, mas nÆo entendi uma coisa: se a Honda realmente fez essas mudan‡as nela, no que isso ajudaria a evitar o mau cheiro o escape na roupa? A Hornet ‚ uma moto muito legal, mas aquele defumador dela ‚ um saco para quem gosta de usar a motoca no dia a dia.
Daniel – SÆo Paulo
Ainda nÆo testei a Hornet 2006, isso vai rolar dia 7.

GS 500
critica para geraldo tite simoes: li sua resposta sobre a superioridade da cb 500 sobre a gs 500, nÆo concordo quando disse que ela ganhou em tudo, a gs ‚ muito mais economica que a cb, anda s¢ um pouco menos(3 km/h), agora o grande destaque, antes de comprar minha gs 500 99, testei bastante as duas, e achei a cb uma mondronga para fazer curvas, balan‡a a frente e a traseira junto, horrivel dobra-la nas curvas, j  a gs me lembrou os bons(e maus) tempos da rd 350, que andei bastante no passado, pode-se fazer curvas como numa esportiva com ela, o quadro poderia ser um pouco mais rigido, mas ‚ muito melhor que o da cb, e a frente poderia ser um pouco mais dura tb, fato que estou providenciando com a troca do ¢leo (motul 15w), freia desperadamente (disco 310, pin‡a tokico 2 pistoes, flutuante), como pode achar a cb tÆo superior assim? viajei recente com ela ao penedo only biker, andando a 140/150, com algumas beliscadas no 170 e encontrei um consumo na media de 17.54 km/l, t  bom?
eduardo – nova igua‡u, RJ
Sabe por que a GS 500 ‚ tÆo boa? Porque GS ‚ a sigla de Geraldo Simäes. Foi ele que desenvolveu a moto!

Qual
Iaˆ Tite, Tenho uma XLR125 vou trocar por uma 250 on off road, s¢ nÆo sei qual. vc acha que a Yamaha pode surpreender com a sua 250 ou a Tornado ainda nesse seguimento comanda?
Patrick – Samambaia – DF
Desde que minha bola de cristal quebrou eu nÆo posso mais prever se a XT 250 ser  uma moto boa ou nÆo! Posso tentar descobrir pelo tar“!

Pneu
Est  quase na hora de trocar o pneu traseiro de minha twister 2003 e gostaria de saber de tem grandes problemas eu colocar um pneu de cb 500. J  vi algumas twisters assim. Queria saber sobre o consumo com esta configura‡Æo entre outras altera‡äes poss¡veis no desempenho.
Leandro – joinville, sc
Lˆ, eu tb j  vi v rios caras usando peruca mas nem me atrevo a usar um treco desses. O pneu mais largo e mais alto da CB s¢ vai piorar a sua moto.