Publicidade

E a¡ Tite Blz!  o seguinte queria saber se existe alguma viseira que nÆo prejudique tanto a visibilidade contra o sol (vocˆ fica completamente sem visÆo quando bate o sol de frente) nÆo adianta usar ¢culos o £nico jeito ‚ andar com ela aberta mas eu sofro da maldita sinosite e al‚m do mais est  chegando o inverno aqui no sul j  ta fazendo 5§C l  na serra e aqui 15§C , nÆo adianta colocar aba no capacete o sol nÆo pega nos olhos mas pega na viseira e d  na mesma coisa. (o que eu fa‡o?).
carlos – Cachoeira do Sul – RS
e a¡ tite, blz, lendo a pergunta do edmar sobre as viseiras que tem pel¡cula solar , agora fiquei com d£vida, pois tenho um capacete shark RSF2, com viseira azul espelhada,este ‚ legalizado pela lei ou ¤?
rafael – taquaritinga-sp
Carlos, eu tenho esse mesmo problema. Sabe como resolvi? Trocando por viseiras anti-strach (anti-risco), custa uma fortuna, mas nÆo fica aquele festival de brilhos. Outra dica: nesta ‚poca que o sol “fica” mais na linha do horizonte. Cole um peda‡o de contact preto fosco, de uns 2 cm de largura, na parte superior da viseira. Funciona como um p ra-sol. A aba do capacete nÆo ‚ legal pq o vento entra por baixo e for‡a sua cabe‡a pra cima. Rafa, a s¡ntese da lei ‚ a seguinte: em princ¡pio a lei determina que a viseira do capacete deve ser transl£cida, transparente ou qualquer outro termo idiota (como os legisladores adoram escrever). A¡ cada poli‡a interpreta como bem entender. J  soube de motociclista multado por usar viseira escura. No entanto a gente vˆ carros com filmes quase pretos e a secretaria de seguran‡a recomenda o uso desses filmes. Como poli‡a ‚ uma esp‚cime que nasce desprovida de sensatez (senÆo nÆo seria poli‡a) ‚ melhor nÆo arriscar.

Teste
O Tio vc j  testou a comet phase 2, se j  nÆo consigo achar o teste, por favor me mande onde ele est  e suas impressäes sobre este “MOTÇO”
Diego – Santnana de Parna¡ba, SP
NÆo, a Kasinski nÆo cedeu esse MotÆo pra teste!

Clones
A respeito de motos vendidas em outros pa¡ses, sugiro uma olhada nas motos do site www.motociclo.com.uy (eles tem loja inclusive na divisa com o Brasil em Rivera/Livramento). Que festa! tem clone de: CG125, BIZ (inclusive 125!), etc, at‚ uma que eu acho que nÆo ‚ exatamente clone pois o motor ‚ o da saudosa Intruder 250 (eu tamb‚m tive uma), que talvez seja comprado da Suzuki. Mas o mais interessante ‚ o pre‡o (a importa‡Æo ‚ muito complicada mas comprar pe‡as pode).
Afonso – Canoas, RS
Quando vc for pra l  vˆ se tem um clone da Juliana Paes pra trazer pra mim. Mas u¡sque nÆo precisa trazer, t !

TW 300
Tite, sei que ningu‚m mais aguenta mais falar na Twister 300cc j  que s¢ passa de um boato, mas por outro lado tenho notado algo que esta ocorrendo nas concession rias Honda, a Twister que custava mais de 11.000 baixou para 10.500 depois para 9.500 e agora esta apenas 9.299 ser  isto uma forte indica‡Æo de novidade?
Jos‚ – Porto Alegre – RS
P“, s¢ falta colocarem uma faixa na porta das concession rias: “Corram, comprem a 250 porque a 300 t  chegando!!!” Mais bandeiroso imposs¡vel.

Publicidade

Novidade
Ol  Tite, olha s¢ que show isso aqui que os caras fizeram sobre ligas met licas. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170060329 talvez em um futuro pr¢ximo possamos ter motores melhores e mais resistentes, fora as outras possibilidades que esta inova‡Æo possa nos proporcionar.
Jonathan – Novo Hamburgo – rs
Bacaninha esse site! O revestimento cerƒmico j  existe em motores h  uma d‚cada, mas ‚ uma capa, nÆo um material fundido. Pode ser um passo importante para reduzir atritos, aumentar a resistˆncia, reduzir peso e dissipar melhor o calor. Boa dica!

Espelho
Gostaria de informa‡äes a respeito de retrovisores para RD350, de preferˆncia esportivos como a da reportagem e onde posso compr -los ou adaptar um modelo parecido.
Charles – Jaragu  do Sul / SC
Aqueles espelhos sÆo originais da moto, vc encontra em concession rias Yamaha.

Pirata
Salve RPN (Rei da Praia de Nudismo): S¢ faltou explicar como vc foi parar naquela praia e quem tirou as fotos! Tite, muito interessante o artigo sobre pirataria, mas fica uma d£vida: As pe‡as nas concession rias (qq uma, inclusive de eletrodom‚sticos) sÆo abusivas. Trabalhei em concession ria de autom¢veis francesa e o lucro adv‚m justamente dos servi‡os de oficina e pe‡as. A corrente “X” ‚ um exemplo de “paralelo” honesto ao concorrer com a “Y”. Portanto, ‚ mais uma op‡Æo, o q acha?
Osmar – Rio de Janeiro, RJ
J  dei uma bronca naquele velho safado do FM. Ela achava que era minha filha! Aquela foto nÆo foi feita por mim, mas enviada por um amigo trocentos anos atr s, repare que as XLX 350 sÆo novinhas. Existem boas marcas de correntes nacionais que podem ser compradas em qualquer loja. Mas a¡ vem o problema: comprando em lodjinhas de esquina, vc pode adquirir correntes piratas! As duas marcas que vc citou j  foram v¡timas de pirataria. Mas como j  expliquei, as pe‡as pirateadas sÆo de motos pequenas, que tˆm margem de lucro bem pequena.

Taxa
vou explicar a taxa de compressao. a taxa de compressao indica quantas vezes foi reduzida a camara de combustao quando o pistao chega ao PMS, ou seja, 10;1 quer dizer que quando o pistao chega no PMS o espaco entre o pistao e o cabecote e 10x menor que o espaco entre o pistao no PMI. ex: se o volume e de 124cc e taxa de compressao de 10:1 quer dizer que quando chega ao PMS tem 12,4cc. fui claro. legenda (PMS: ponto morto superior) (PMI: ponto moroto inferior)
wellington – caceres – mt
Valeu Welly, aproveita explica o que ‚ PMS, PMI, pistÆo, cabe‡ote, cƒmara de combustÆo, detona‡Æo, fluxo de gases etc.

Publicidade

Quer
quero compra uma moto sport 150, ano 2005. usada.
CICERO – MIRAÖMA CE
EntÆo compra! Cunsulte nossa se‡Æo de classificados.

Embreagem
gostaria de saber mais sobre o sistema da embreagem da moto XL 250R ano 1983.
Sergio Duarte – Maric -Rj
S‚rgiÆo, tem um hom“nimo famoso aki em SP! Saber mais exatamente o quˆ? Trata-se de um conjunto de discos, banhados em ¢leo, com separadores e acionada por cabo, o que mais precisa saber?

Arrefecimento
D£vida qto ao arrefecimento: Aletas maiores dissipam mais o calor produzido no motor? Se internamente for utilizada uma camisa de menor espessura o calor transmitido para o bloco ser  maior, correndo risco de superaquecimento? Aproveitando para parabenizar pelas respostas em tempo recorde!
Saulo – mar¡lia-SP
Sim, aletas maiores oferecem maior capacidade de arrefecimento. A largura da camisa nÆo interfere tanto, mas o material de revestimento sim: a‡o, n¡quel, cromo tˆm parƒmetros de transferˆncia de calor diferentes.

V-Blade
Vi seu conselho de esperar para ver a V-Blade (Sundown) antes de comprar uma Mirage. Vocˆ conhece esta moto (V-Blade)? Onde posso encontrar informa‡äes a respeito dela? Vocˆ pode passar estas informa‡äes?
Ed¡lson – SÆo Paulo – SP
NÆo sei nada sobre ela, mas se vc tiver paciˆncia, em breve ela ser  lan‡ada.

Publicidade