Publicidade

Stefan Everts foi o grande vencedor da 3a etapa no mundial de MX de Portugal na classe MX1, o belga dominou as 20 voltas da 1a bateria e foi 3o na 2a; o italiano Cairoli venceu as 2 baterias da classe MX2.

MX2
Apesar de no dia anterior nÆo ter sido o mais r pido na pista, Cairoli (YAM) liderou as 2 baterias do princ¡pio ao fim, somando 50 pontos que lhe permitiram assumir a lideran‡a do campeonato. Por outro lado, outros pretendentes ao t¡tulo tiveram um dia negativo, como o belga Cedric Melotte (YAM) e o sul-africano Tyla Ratray (KTM). Este £ltimo ainda foi 2o na 1a bateria, mas depois, na 2a repetiu o abandono de Belpuig/Espanha. Muito regular esteve outro italiano, Alessio Chiodi, que concluiu as 2 baterias no 4§ lugar, obtendo o 2§ lugar do p¢dio na somat¢ria. Desta forma Chiodi assegurou tamb‚m o 2o posto do campeonato. O jovem britƒnico Billy Mackenzie (YAM) confirmou o excelente desempenho que havia demonstrado nas provas anteriores (B‚lgica e Espanha) e conquistou o 3§ lugar do p¢dio depois de uma fabulosa 2a bateria.

MX1
A principal classe teve 2 baterias bem distintas em Portugal. Na 1a muitos dos favoritos … vit¢ria tiveram problemas e abandonaram, menos Everts, que assumiu o comando na 1a volta, depois de passar o finlandˆs Jussi Vehvilainen (HON), vindo a terminar em 1o e liderando as 20 voltas. Pelo caminho ficaram o francˆs Michael Pichon (HON) e o belga Joel Smets (SUZ). Ambos perderam tempo no in¡cio da corrida, e ambos abandonaram com problemas mecƒnicos. O francˆs Luigi Seguy (YAM) fez uma boa corrida e conquistou o 2§ lugar, o seu melhor resultado da carreira. Jussi Vehvilainen tamb‚m se deu bem ao obter o 3§ lugar. A 2a bateria teve uma hist¢ria diferente. Stefan Everts arrancou muito bem e assumiu o comando, mas pouco depois j  tinha Mickael Pichon atr s de si. Durante algumas voltas os pilotos lutaram pela lideran‡a, at‚ Everts sofrer uma pequena queda que o baixou ao 6§ lugar. Pichon passou para frente e seguiu isolado at‚ ao final. Mesmo assim o francˆs ficou fora do p¢dio final devido … desistˆncia na 1a bateria. Depois da queda Everts juntou-se a um grupo muito disputado, onde seguiam Joel Smets e Steve Ramon (KTM). Entretanto Joshua Copins (HON) assumiu o 2§ lugar. Everts ultrapassou os seus compatriotas e subiu ao 3§ lugar, suficiente para garantir a vit¢ria no GP de Portugal e a lideran‡a da classifica‡Æo do campeonato. Coppins foi 2§, seguido por Vehvilainen, Smets e Ramon.

O Campeonato do Mundo de Motocross segue agora para o m¡tico circuito de Namur, na B‚lgica, onde se realizar  a 4a prova das 17 que compäem o calend rio deste ano.

Publicidade

Para os resultados da etapa e classifica‡Æo do campeonato, clique no link abaixo.