Publicidade

Você e o Novo Ano

Vai chegando o fim do ano.

Daqui a dias o chamado ano velho, coitado, com apenas um aninho, acaba, morre, passa; j  vai tarde, dizem aqueles que culpam o ano por qualquer coisa, em geral ruim, que tenha acontecido:”- Ainda bem que o ano acabou! Vamos ver se nesse ano que come‡a, as coisas melhoram!”.

E as cren‡as e mandingas proliferam, os fabricantes de velas prosperam, veste-se o branco para a passagem do ano, imagina-se o novo ano como um bebˆ rec‚m-nascido; o ritual de banhar-se os p‚s na beira do mar ‚ imprescind¡vel para muitos, quando nÆo entrar-se com roupa e tudo nas  guas do mar, como que lavando os maus fluidos do corpo e da roupa tamb‚m! Pois ‚, as pessoas se abra‡am e beijam na passagem do ano, a champanhe d  o tom de alegria e festa, mais uma desculpa para se encher a cara, comer demais – toque-se a corneta, ‚ a passagem do ano!

Publicidade

E os desejos e promessas! – Esse ano que come‡a agora vai me trazer aquela felicidade que tanto almejo, vou reaver aquele antigo amor, vou arranjar um emprego melhor, vou enfim ganhar dinheiro grosso, vou melhorar de sa£de, vou mudar de vida inteiramente! Prometo nÆo mais ser pregui‡oso, vou finalmente come‡ar aquele regime, afinal estou gordo que nem um porco, vou fazer gin stica todo o dia, vou visitar minha mÆe todo o dia, vou tratar melhor minha esposa, vou dar mais aten‡Æo … minha irmÆ, vou chegar mais cedo no trabalho, vou come‡ar a aprender inglˆs etc., etc., etc…

Nada contra a festa ou a alegria, nem mesmo contra os desejos e promessas. Mas, se queremos realmente motivar-nos a um recome‡o que valha a pena, porque nÆo compreendemos que o que tem que mudar nÆo ‚ o ano, mas n¢s mesmos? Porque deixar para o ano que vem a mudan‡a? Quando entenderemos que o ano nÆo importa, o que importa ‚ assumirmos a responsabilidade da mudan‡a, ‚ termos a coragem de mudar AGORA! NESTE EXATO MOMENTO! Que se quisermos, de verdade, mudar a nossa vida, temos como grande vantagem esse fato: S¢ depende de cada um mudar a sua vida, nÆo depende de mais ningu‚m al‚m de vocˆ mesmo. NÆo depende da sua mulher, nÆo depende do seu patrÆo, nÆo depende de vocˆ morar aqui ou ali, nÆo depende se vocˆ ‚ pobre ou rico, nÆo depende de nada nem de ningu‚m al‚m de, por incr¡vel que pare‡a, de vocˆ mesmo.

Aproveite este momento de leitura despretensiosa para resolu‡äes importantes que realmente mudem o seu viver. Tenha coragem de reconhecer que o futuro s¢ depende dos seus atos do presente; o passado – seus atos do passado – fizeram o seu presente como ele se apresenta; seus atos de hoje, do presente, configuram seu futuro pr¢ximo. Tenha a sabedoria de reconhecer que seu estado atual foi vocˆ mesmo que plantou e agora est  colhendo, tenha a certeza de que seu destino futuro pode e deve ser alicer‡ado no agora, no dia a dia de hoje, ele nÆo surge do nada, vocˆ colhe no amanhÆ o que est  plantando hoje, se coisas boas, ¢timo, se coisas que nÆo valem a pena, azar o seu.

Festeje, isso sim, sua mudan‡a interior, para que atrav‚s de suas boas obras vocˆ colha nos pr¢ximos anos novos o resultado do seu esfor‡o, do seu trabalho, da mudan‡a do seu comportamento, valores e cren‡as.

Publicidade

O que o Senhor quer de n¢s ‚ que sejamos melhores homens, que amemos mais, que os frutos da nossa caridade se espalhem pelo mundo, transformando-o … Sua semelhan‡a.

Feliz Ano Novo – Ops! – Digo: Feliz mudan‡a interior AGORA!