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Um dos grandes equ¡vocos sobre pilotagem de motos diz respeito … frenagem, muitos mitos e preconceitos sobrevivem at‚ hoje. Responda depressa: qual a equa‡Æo correta para frear a moto? a) 70% freio dianteiro e 30% freio traseiro; b) 0% dianteiro e 100% traseiro; c) 100% dianteiro e 0% traseiro; d) 50% dianteiro e 50% traseiro.

Se vocˆ assinalou qualquer uma das alternativas acima, errou! NÆo existe uma £nica equa‡Æo de frenagem, mas sim uma s‚rie de vari veis que muda conforme a situa‡Æo. Ali s, todas as alternativas estÆo corretas porque em alguns momentos usa-se 100% do freio dianteiro e em outros 100% do freio traseiro, quer ver?

Quando freamos (acelera‡Æo negativa), a massa em movimento se desloca para frente, por isso a parte traseira da moto fica leve. No final da frenagem, quando a moto reduz para menos de 50 km/h, se o motociclista mantiver o p‚ no pedal de freio traseiro a roda poder  travar com facilidade. Neste caso, deve-se soltar o pedal do freio e manter apenas o freio dianteiro acionado. Aqui reside o maior preconceito da frenagem: muita gente acha que a moto vai capotar de frente, o que ‚ quase imposs¡vel de acontecer. Esta id‚ia vem dos tempos de bicicleta, um ve¡culo que pesa 15kg, cerca de 10 vezes menos do que uma moto.

J  em baixa velocidade, trafegando entre os carros, ou com garupa, pode-se usar 100% do freio traseiro para ajudar a manter a frente equilibrada e evitar o constante deslocamento de massa que provoca desequil¡brio. Quando estiver com garupa, experimente usar com mais intensidade o freio traseiro e vocˆ vai notar que o passageiro vai empurrar menos suas costas.

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E quem roda com motos custom, que tˆm a posi‡Æo de pilotagem bem recuada, pode usar constantemente a frenagem equalizada, com metado em cada roda, ou mesmo s¢ o freio traseiro quando estiver em baixa velocidade ou com garupa. A postura na moto custom favorece a distribui‡Æo de peso mais equilibrada e o deslocamento de massa para a dianteira ‚ menor.

Para os donos de motos esportivas, o freio dianteiro ‚ de importƒncia vital. Como o piloto fica praticamente apoiado sobre as manoplas, o deslocamento de massa para a dianteira ‚ intensa. Uma forma de reduzir este deslocamento ‚ prender os joelhos no tanque de gasolina, como se a moto fosse um cavalo. Dessa forma o peso do piloto fica concentrado mais na regiÆo do quadril e menos nas mÆos. For‡ar o peso nas pedaleiras tamb‚m ajuda a aliviar a transferˆncia de massa para a dianteira.

Fa‡a algumas experiˆncias quando estiver pilotando da pr¢xima vez. Varie a posi‡Æo do corpo e a equa‡Æo matem tica e esque‡a os preconceitos adquiridos nas moto-escolas e em algumas publica‡äes especializadas.

Geraldo Tite Simäes

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Parte II no link abaixo: