Publicidade

Você sabe para onde vai o óleo usado de seu veículo?

Basta 1 litro de óleo para contaminar 1 milhão de litros de água.

No mundo globalizado fala-se em sustentabilidade tanto quanto nos anos 80, mas precisamente os anos 90 perpetuaram por um mundo livre e capitalista, no Brasil não fora diferente em um indústria automobilística ricamente produtiva.

Nos tempos idos, o óleo trocado dos automóveis ia parar diretamente na rede de esgoto ou em local desapropriado, salvo quando reaproveitado em oficinas e fábricas, mas residualmente sem destino “correto”.

Publicidade

Atualmente existe um processo de reaproveitamento chamado de “rerrefino”, que é um destino ecológicamente correto com a finalidade de não prejudicar o meio ambiente e preservar os recusros naturais não renováveis como por exemplo a água potável doce.

Segundo matéria publicada no site da UOL Geografia clique aqui para ver matéria completa, “a quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma que em 1950 e que deverá permanecer inalterada até 2050”. Basta 1 litro de óleo para contaminar 1 milhão de litros de água.

Estivemos na “Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial” (de 9 à 11 de novembro) no Pavilhão do Expo Center Norte em São Paulo e conversamos com os técnicos da Lwart Lubrificantes que há 35 anos atuam nesse segmento e colaboraram conosco com informações sobre o processo de rerrefino do óleo usado.

Existe uma legislação prórpia para o setor e benefícios econômicos ambientais para boas práticas aplicadas nessa gestão. O processo se inicia pela coleta do óleo que é retirado nas trocas dos motores dos automóveis e transportado para um centro de coleta e então ele é “rerrefinado”, o processo se estende em desidratar, destilar, desasfaltar e desmetalizar e por último filtrá-lo. Todo subproduto extraído do processo vira produto novamente abastecendo o mercado com demais produtos como, impermeabilizantes, asfalto, e óleo rerrefinado, puro. O mesmo retorna para o mercado à diversos segmentos, agindo como um negócio rentável e protegendo o meio ambiente da degradação, é o homem se valendo de suas capacidades produtivas e cuidando do planeta.

Publicidade

Qualquer pessoa física ou jurídica pode procurar uma das empresas do setor buscando informações de como destinar o óleo usado, as empresas que mais participam desse processo são concessionáriás, postos de abastecimento, setor governamental, transportadoras, portos, oficinas entre tantas outras, basta ter visão comercial e de sustentabilidade e partir rumo a dias melhores.

Nos bastidores há quem diga banalidades sobre o mundo sustentável, o homem está aprendendo a lidar com o planeta, uma vez que a Revolução Industrial aconteceu, o mundo não é mais o mesmo, e para nos mantermos ereto como sociedade é extremamente fundamental processos como esse e tantos outros adjacentes e remanescentes.

Colaborou com essa matéria Lwart Lubrificantes.
www.lwartlubrificantes.com.br