Volkswagen e Nova Dutra treinam equipes para agilizar socorro a vítimas de acidentes de trânsito

A NovaDutra (Concession ria da Rodovia Presidente Dutra), em parceria com a f brica da Volkswagen do Brasil, em Taubat‚ (SP), realiza neste s bado (20/10), das 8h …s 17h, o 1§ Curso de Corte de Carroceria para Socorro de V¡timas de Acidente de Trƒnsito. A a‡Æo faz parte dos treinamentos de educa‡Æo continuada em APH (Atendimento Pr‚ Hospitalar) que sÆo realizados pela concession ria.

M‚dicos, enfermeiros e resgatistas do SOS Usu rio da NovaDutra, al‚m de bombeiros da Volkswagen, serÆo orientados sobre as t‚cnicas de corte, coloca‡Æo de cunhas hidr ulicas e abertura do a‡o que devem ser utilizadas no manuseio dos novos desencarcedores adquiridos pela concession ria, que visam agilizar o socorro a v¡timas em acidentes na rodovia. As palestras e o conte£do pr tico serÆo ministrados por t‚cnicos da Hurst do Brasil, fabricantes destes equipamentos.

A Volkswagem doou trˆs carrocerias inteiras para o treinamento. “Queremos contribuir com a sociedade para que o resgate de v¡timas seja feito com a m xima rapidez, eficiˆncia e seguran‡a”, explicou o gerente-executivo de Recursos Humanos da Volkswagen, Marco Aur‚lio de Castro.

Segundo Renato de Macedo, coordenador do servi‡o m‚dico da NovaDutra, o curso tem por objetivo aprimorar o trabalho dos resgatistas que atuam na via Dutra. “O servi‡o de resgate do SOS Usu rio sempre busca otimizar o trabalho de retirada de v¡timas presas em ferragens nos acidentes. Com os novos equipamentos, teremos mais eficiˆncia nos cortes dos ve¡culos e maior rapidez no atendimento, para que possamos cada vez mais salvar vidas”.

Os ve¡culos da Volkswagen sÆo cuidadosamente projetados e constru¡dos com o prop¢sito de assegurar a absor‡Æo do impacto e a preserva‡Æo f¡sica dos usu rios em caso colisÆo. µreas como a frente e a traseira dos ve¡culos, por exemplo, deformam-se de maneira programada e planejada para amortizar o impacto do acidente. J  as partes internas dos ve¡culos, onde ficam as pessoas, sÆo extremamente r¡gidas e resistentes. Um carro como o Gol, por exemplo, recebe mais de 3.500 pontos de solda.

A Volkswagen foi a primeira montadora do Brasil a criar, j  em 1971, seu Centro de Seguran‡a Veicular, capaz inclusive de realizar os crash-testes, que antes s¢ ocorriam na Europa e nos Estados Unidos. Com o objetivo de garantir a m xima rigidez da carroceria e a seguran‡a dos ocupantes de seus ve¡culos, os engenheiros da montadora realizam em m‚dia mais de 100 testes destrutivos por ano, seguindo parƒmetros internacionais de qualidade.