Publicidade

A 17¦ Volta Cicl¡stica Internacional de Santa Catarina termina neste domingo, em Joinville, com uma prova de 51,3 quil“metros; os atletas vÆo pedalar 19 voltas num circuito de 2.700 metros, armado em frente ao Centreventos Cau Hansen, totalizando 770,8 quil“metros de percurso, nos £ltimos oito dias.

A competi‡Æo, uma das mais tradicionais do calend rio nacional, distribui 181 pontos para o ranking da UniÆo Cicl¡stica Internacional (UCI), que d  vagas para a Olimp¡ada de Atenas, em 2004. A competi‡Æo ‚ uma das £ltimas oportunidades para os brasileiros brigarem, em casa, pelas vagas para os Jogos Ol¡mpicos. O Brasil ocupa atualmente a 36a coloca‡Æo no ranking e est  a 214 pontos da Nova Zelƒndia, a 30a colocada. Se ficar entre os 30 melhores do ranking, o Brasil garante mais duas vagas. Uma j  est  confirmada com a conquista do t¡tulo do catarinense Murilo Fischer, no Mundial B, realizado em junho, na Su¡‡a.

“Essa briga ‚ muito importante para o crescimento do ciclismo brasileiro”, comenta o t‚cnico Mauro Ribeiro, da Caloi Extra Suzano. “Os nossos ciclistas tˆm de participar de eventos importantes como a Olimp¡ada para ganhar experiˆncia e evoluir no esporte.”

No fim de agosto, a equipe Caloi acertou uma parceria com o Extra, a rede de hipermercados do Grupo PÆo de A‡£car, para um trabalho de longo prazo no ciclismo. O objetivo ‚ preparar os atletas visando a Olimp¡ada de Pequim, em 2008. “Acredito que teremos um avan‡o muito r pido no ciclismo. Temos potencial para formar atletas para brigar por medalhas em Pequim. Temos de fazer um trabalho minucioso e bem planejado, que inclui at‚, em 2005, uma casa na Fran‡a para facilitar a participa‡Æo de nossos atletas em competi‡äes na Europa.”

Publicidade