Publicidade

Apesar de ainda ter etapas no s bado e domingo, a 17a Volta Cicl¡stica Internacional de Santa Catarina deve ser decidida nesta sexta-feira em Pomerode, com a disputa de contra rel¢gio individual.

Nos £ltimos trˆs anos, a prova especial vem decidindo o campeÆo da principal competi‡Æo de longa dura‡Æo do ciclismo brasileiro. Os atletas vÆo pedalar sozinhos (com intervalos de 1 minuto) por 26 quil“metros e vence quem garantir o menor tempo. Um dos grandes favoritos ‚ o catarinense da equipe Memorial-Santos, M rcio May, atual tricampeÆo do torneio. Ele est  a 1 minuto e 37 segundos do l¡der, o cearense radicado em SP, Antonio Nascimento, o Tonho, tamb‚m da Memorial-Santos, e vice no ano passado.

At‚ agora, a Volta de Santa Catarina j  teve seis dias de disputas pelas estradas, totalizando 617,4 km. Na quinta-feira, o vencedor da etapa, entre Balne rio Cambori£ e Pomerode, com 115,2 km, foi o paulista Patrique Gama Azevedo (Caloi/ Extra/ Suzano), garantindo … sua equipe a 2a vit¢ria consecutiva. Na classifica‡Æo geral, ele subiu apenas uma posi‡Æo, passando para o 46o lugar. As outras coloca‡äes nÆo foram alteradas.

O vencedor chegou no Portal Tur¡stico de Pomedore, a cidade mais alemÆ do Brasil, depois de 2 horas 27 minutos e 50 segundos, vencendo no sprint final o tamb‚m paulista Jos‚ Cl udio dos Santos, o Facex (Guarulhos/ Puertolano). Os dois fizeram uma “fuga” desde o km 50 e chegaram a abrir 1 minuto e 31 segundos de vantagem sobre o pelotÆo. Aos 23 anos de idade, Patrique explicou que atua na Volta como uma esp‚cie de “oper rio” da equipe e sua fun‡Æo ‚ dar apoio ao principal atleta na disputa, o paranaense Jos‚ Aparecido dos Santos, que ocupa a 5a coloca‡Æo.

Publicidade

Em 3o lugar, com 2h 28min 03s, ficou o experiente Valcemar Justino (Pedal Bike Shop/ SÆo Jos‚ dos Campos), que subiu ao p¢dio pela 3a vez. Os cinco l¡deres do ranking chegaram no mesmo grupo. M rcio May foi o 15o colocado, Alex Arseno (Dataro) chegou em 19o, seguido de Maur¡cio Morandi. Em 23o lugar ficou Jos‚ Aparecido dos Santos e na sequˆncia, Tonho. Na disputa de meta volante, feita no km 43, o vencedor foi Rodrigo de Mello Brito, o MorcegÆo, da equipe Memorial-Santos.

Durante a prova, o l¡der do ranking chegou a tomar um susto. Pouco antes da meta, ele teve um raio de sua bicicleta quebrado e teve de parar para fazer a troca da roda dianteira. A substitui‡Æo foi feita rapidamente e em menos de um minuto ele j  estava de volta ao pelotÆo.

A prova desta sexta-feira est  marcada para come‡ar …s 10h na entrada de Pomerode e segue SC 416. No s bado, os atletas pedalam mais 77,6 km at‚ Joinville. Fechando a Volta, ser  realizado um circuito com 51,3 quil“metros, no domingo tamb‚m em Joinville.

Os resultados completos podem ser acompanhados no site da Federa‡Æo Catarinense de Ciclismo, organizadora do evento no link abaixo. A Volta Cicl¡stica de Santa Catarina tem o patroc¡nio da Vega do Sul, Governo do Estado de Santa Catarina e Golden Bingo.

Publicidade