Publicidade
Foto: Doc Tite com casaco de cordura

Foto: Doc Tite com casaco de cordura

Bastaram trˆs dias para vocˆs acabarem com minha esperan‡a de ter um assistente pra responder as cartas. O Nino Rosa acabou de me entregar a sua carta de demissÆo junto com mais 42 cartas nÆo respondidas. Portanto, malas, malinhas e maletas, agora vocˆs terÆo de aturar meu jeito carcereiro de ser, meu p‚ssimo humor e a minha reduzid¡ssima paciˆncia para responder as mesmas cartas todos os dias. J  vou esclarecer: 1) NÆo farei o comparativo da Twister vs Fazer; 2) NÆo pode usar pneu 180 na sua Twister nem na sua Fazer e 3) NÆo tenho qualquer informa‡Æo sobre Falcon, Hornet, Lander ou qualquer outro modelo 2008, se eu souber de alguma coisa ser  publicada, afinal um ve¡culo de comunica‡Æo vive de INFORMA€ÇO e de que me interessaria esconder informa‡äes sobre modelos 2008. Para encurtar a conversa, dessas 42 cartas que estÆo no limbo virtual algumas serÆo desprezadas por conter essas questäes acima. Vamos, l , vou vestir minha luva de box e voltar … ativa!

Cordura
Voltando … minha d£vida, Tio Tite so disse que ultimamente est  usando cordura, + quais os beneficios da cordura sobre o couro? Custos X Beneficios?  uma boa compra?
Vinicius – SÆo Jose dos Campos, SP

R: Mais uma pergunta campeÆ de audiˆncia. Presten‡Æo: cordura ‚ mais leve, ventla melhor, mais male vel e imperme vel, por‚m menos resistente ao calor no caso de atrito, ou seja se vc se estabacar o material “derrete” e pode expor sua pele e vc ficar igual um bife a rolˆ. O couro ‚ resistente … abrasÆo, tem propriedades t‚rmicas (mant‚m o calor) mas ‚ pesado e restringe os movimentos. Em termos de custo x benef¡cio o sint‚tico ‚ melhor, mas na hora de passar merthiolate nos ralados vai dar uma saudade do couro! Afinal, o couro ‚ do boi que j  morreu mesmo!

Publicidade

V¡deos
Eu continuo achando que uns videos nesse site iria ficar muito legal mesmo sendo toscos: nÆo precisa de produ‡Æo nÆo, ‚ s¢ pegar qualquer filmadorinha digital e come‡ar a gravar as coisas, qualquer coisa: tipo “doctor Tite chegando no servi‡o de manhÆ”,”Nino dando uns rolˆ na moto”,”Um coment rio sobre qualquer assunto”.Pede pro Harada gravar e päe no youtube.
Rodrigo – Adamantina _ SP

R: Imagina que lindo um v¡deo mostrando eu mesmo de manhÆ cedo, acordando de ressaca, co‡ando o rabic¢, tirando meleca do nariz e de bingolim murcho? Mala, a gente nÆo sabe fazer coisas toscas, ou fazemos direito ou preferimos deixar pros med¡ocres produzirem coisas toscas. Aguarde mais um pouco!

Clima
Minha d£vida e em rela‡Æo ao que eu ouvi na concesion ria da honda aqui em pelotas, eu ouvi um mecƒnico falando p/ um cliente, q as motos de pequena e m‚dia cilindrada tem melhor rendimento em cidades com o clima seco e quente, disse tbm q quanto mais quente for o ar na mistura arcombustivel mais for‡a a moto vai ter. isso ‚ verdade ou mentira?
Eduardo – Pelotas, RS.

R: Maomenos, porque TODO motor, seja grande ou pequeno, sofre mudan‡a de rendimento conforme clima e altitude, mas elas sÆo quase impercept¡veis ao usu rio comum. Na realidade o calor ajuda a melhorar a rela‡Æo ar-gasolina, mas o que provoca maior altera‡Æo ‚ a altitude. Ao n¡vel do mar o motor rende melhor.

Publicidade

Ru¡do
Gostaria de pedir uma informa‡Æo aos amigos do Motonline. Possuo uma XT 225 97 e que acontece ‚ o seguinte: Ao apertar a embreagem, com a moto em ponto morto, notei que o som do motor fica menor, como que um pouco mais silencioso. NÆo sei se isto ‚ um problema ou se h  alguma explica‡Æo para tal fato, mas como notei isto a pouco tempo, gostaria de saber o por quˆ acontece. Outra pergunta ‚ se existe para a minha moto algum “guia do pistÆo”. Ouvi um mecƒnico dizer que ele pode estar folgado (desgastado), ocasionando assim aquele tic-tic miser vel que todos acham que ‚ regulagem de balancin e na verdade nÆo ‚.
Luiz – Rio de Janeiro

R: 1) Esse ru¡do ‚ provocado pelo rolamento da embreagem e ‚ totalmente normal. 2) Guia do pistÆo? Acho que esse mecƒnico t  te zoando!

MT-03
Nino, ainda a respeito da MT-03, a resposta do Tite a minha indaga‡Æo foi bastante diferente da sua, ele achou o assunto at‚ interessante pra uma pauta de mat‚ria (al‚m de j  ter andado na moto e elogiado muito a mesma). Pois muitos outros podem ficar na mesma d£vida que eu. Ainda mais que hj ‚ poss¡vel comprar uma Bandit 650 por 27 mil ou at‚ um pouquinho menos, a d£vida vai ser inevit vel, pois a MT pelo que se tem falado deve chegar entre 26 e 28 mil.
Fernando – Dourados-MS

R: T  vendo? Quando eu fiz um teste comparativo entre a XT 660 e a Hornet 600 recebi v rias mensagens de “especialistas” dizendo que o teste era rid¡culo por comparar motos tÆo diferentes. FernandÆo, seguinte: a MT-03 ‚ muito diferente da Bandit, nÆo seriam compar veis, apesar do pre‡o parecido. Essa resposta s¢ ser  poss¡vel formular depois de colocar as duas motos lado a lado.

Publicidade

PressÆo
Nino, muito legal suas respostas aqui no motonline! Me tira uma d£vida, quando a gente faz uma curva em alta velocidade d  um n¢ na cabe‡a, uma pressÆo, tem como evitar isso?  normal pneu ficar quadrado quando vai acabando?
Cristiano – Forquilha – Ce

R: Ah , dan‡ou porque o “bonzinho” Nino pediu as contas! â cabe‡Æo, que est¢ria ‚ essa de sentir pressÆo nas curvas? N¢s na cabe‡a? O que vc tomou ou fumou antes de subir na moto? Essa pressÆo deve ser sua consciˆncia a avisar pra parar com essa mania de Valentino Rossi enquanto ainda tens cabe‡a em cima do pesco‡o! Pneu quadrado? Putz, vc precisa largar essas coisas mais fortes! Pneu s¢ existe redondo, preto com um buraco no meio. NÆo tem quadrado nem triangular!

Tombo
Tite, Tomei o maior tombo no Rodoanel, um carro fechou o corredor e eu nÆo tive tempo de frear, bati atr s dele, pra minha sorte eu estava com a minha yes 125cc, pouca potˆncia, fraturei a t¡bia e a f¡bula, ai vai, placa, pino e 16 dias de interna‡Æo entÆo pensei ser  que se eu tivese um mata cachorro eu teria fraturado a canela? ahhh quando sai do hospital liguei a moto, pegou normal mas agora nÆo pega mais, que ser  que acontece?  que vou vende-la, moto no meio de carro onde as pessoas nÆo se respeitam nÆo d  nÆo.
Ricardo – Embu, SP

R: Karaka vc chama de sorte quebrar a t¡bia e a f¡bula? Se sua moto tivesse mata-cachorro ele poderia entortar e terminar o estrago na sua canela. Olha, se a sua Yes nÆo ficou traumatizada por causa da traulitada pode ser apenas sujeira no carburador.

R pidas
1) – como funciona aquele sistema de lubrifica‡Æo autom tica da corrente de transmissÆo? Pode ser usado em qualquer moto? ‚ “recomend vel”? 2) O Tite t  de malandragem? fica falando da GS 500 mas nÆo divulga o teste estamos ansiosos! 3) Que tal vocˆ tamb‚m publicar umas hist¢rias, viagens, “causos” seus sobre motos? 4) Preciso preencher TODOS os dados acima sempre que for mandar uma mensagem?
Jean – Curitiba-PR

R: 1) ‚ uma gambiarra tosca que fica pingando ¢leo na corrente da sua moto, fazendo maior meleca e sujando sua roupa toda; 2) â cabe‡udo, j  viu a mat‚ria “Ela voltou” na p gina principal do Motonline? 3) O Nino fugiu! 4) sim, precisa, senÆo nÆo posso saber se o mala ‚ verdadeiro ou algu‚m se passando por vocˆ.