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A Volvo Autom¢veis apresentou no dia 1§ de dezembro na Su‚cia um sistema exclusivo que ajuda o motorista a evitar colisäes em baixa velocidade, comuns no anda e p ra do trƒnsito urbano.

Se o ve¡culo da frente parar e o motorista nÆo reagir a tempo, o equipamento freia o carro sozinho. O sistema foi batizado de City Safety.

O equipamento dever  ser lan‡ado no mercado dentro de dois anos. “O sistema oferece benef¡cios para todos os envolvidos. Para os ocupantes do carro da frente, o risco de ferimentos por efeito chicote ‚ evitado ou reduzido. Al‚m disso, o sistema pode ajudar a reduzir, ou em alguns casos, at‚ mesmo eliminar o custo de reparos em ambos os ve¡culos”, diz Ingrid Skogsmo, diretora do Centro de Seguran‡a da Volvo Autom¢veis, em Gotemburgo, Su‚cia.

O sistema fica atento ao tr fego na frente do carro com a ajuda de um radar ¢tico integrado na parte superior do p ra-brisas, na altura do espelho retrovisor interno. Monitora ve¡culos que estÆo at‚ seis metros … frente. O City Safety funciona em baixas velocidades de at‚ 30 km/h e ‚ programado para responder se o ve¡culo da frente est  parado ou se movendo no mesmo sentido.

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Baseado na distƒncia em rela‡Æo ao objeto da frente e na pr¢pria velocidade, o sistema faz c lculos 50 vezes por segundo para evitar um acidente. Se o ve¡culo da frente frear subitamente, o City Safety “entende” que pode acontecer uma colisÆo, entÆo prepara os freios para frenagem de emergˆncia, ajudando o motorista a evitar um acidente. Por‚m, quando o sistema “sente” que a colisÆo ‚ iminente, freia o carro automaticamente, utilizando uma bomba hidr ulica.

Estat¡sticas mostram que 75% de todas as colisäes registradas ocorrem em velocidades de at‚ 30km/h. As conseqˆncias de impactos pequenos freqentemente nÆo sÆo reportadas …s companhias de seguro. Por‚m, at‚ mesmo as menores colisäes custam tempo e dinheiro em reparos.

Precau‡äes – O City Safety tem as mesmas limita‡äes comuns a todos os sistemas convencionais de radar, ou seja, a capacidade do sensor pode ser limitada pela n‚voa, chuva forte, neve ou poeira. Por isso ‚ essencial manter o p ra-brisas livre da sujeira, do gelo e da neve. Se o sensor for obstru¡do, o motorista receber  uma mensagem para limpar o p ra-brisas, que aparece no computador de bordo.

“ importante enfatizar que o sistema nÆo livra o motorista de dirigir dentro das margens de seguran‡a adequadas. Os freios autom ticos sÆo ativados somente quando o sistema avalia que uma colisÆo ‚ iminente. O sistema entÆo age para minimizar as conseqˆncias – ou em alguns casos evitar totalmente – de uma colisÆo”, explica Ingrid Skogsmo.

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Foco em seguran‡a ativa – Sistemas de seguran‡a ativa, que ajudam o motorista a evitar e reduzir os danos e os ferimentos provocados por colisäes, sÆo comuns nos carros da Volvo. Um exemplo ‚ o Aviso de ColisÆo (Collision Warning) com suporte de freios, que alerta o motorista por meio de sinais sonoros e visuais, quando a distƒncia em rela‡Æo ao carro da frente estiver diminuindo tÆo rapidamente que um impacto ‚ prov vel. Ao mesmo tempo, os freios sÆo preparados para que a frenagem seja tÆo eficaz quanto poss¡vel numa situa‡Æo de emergˆncia.
O Aviso de ColisÆo foi projetado para funcionar em estrada, pois ao contr rio do City Safety, entra em funcionamento a partir de 30 km/h. O sistema foi apresentado no novo Volvo S80 em 2006