Publicidade
Foto: Honda VTR 250

Foto: Honda VTR 250

Fala Tite, como vai!? Gostaria de saber pela sua experiˆncia se vocˆ conhece a Honda VTR 250 e comentasse algo a respeito desta moto. como: SuspensÆo, Motor etc Ela esta muito fora da realidade do mercado Brasileiro?
Francis – Manaus-AM
Fra, eu nÆo conhecia essa moto, mas fiz uma pesquisa no Google e vi que se trata de uma 250 com motor V2, a 45§, com 32 CV, no estilo da VTR 1000, quadro de treli‡a tubular, suspensÆo traseira mono etc. A julgar pelo pre‡o na Europa (quase 7.000 euros) duvido que tenha adequa‡Æo em nosso mercado.

Escape
tenho um escapamento xyot ele ‚ legalizado e vem com um laudo, certo. mais os pm dizem que nÆo vale nada esse laudo e vÆo me multar se eu nÆo tirar o escape e agora oque eu fa‡o.
luiz – sÆo pedro do turvo sp
Vc faz o seguinte: procure o fabricante do escape e verifique se este laudo tem a certifica‡Æo do ABNT e aceito pelo Denatran. Caso vc seja multado, leve a multa pro fabricante pagar junto com um processo por danos morais causados pelo constrangimento. Se o fabricante comprovar o ¡ndice de emissÆo de ru¡do dentro dos padräes entÆo vc pega seu advogado, o advogado do fabricante e vai na PM pedir indeniza‡Æo por danos morais, abuso de autoridade, constrangimento moral e ainda manda uma banana pra esses PM!

Seguran‡a
Caro tite sua coluna ‚ otima parabens, gostaria de sugerir uma coluna especial de seguran‡a contra roubo, medidas preventivas para ajudar todos, neste ultimo final de semana tive o dissabor de passar uma situa‡Æo a qual nÆo desejo a ningu‚m, felizmente o final foi bom por sorte e insistˆncia de sempre reduzir a velocidade para evitar a parada total no semaforo.
ricardo – santos – sp
Periodicamente publicamos artigos sobre seguran‡a. Mas ‚ dif¡cil recomendar que nÆo pare no sem foro e algu‚m ser atropelado ou passar por cima de um pedestre.

Publicidade

M quina
Gostaria de saber onde posso comprar uma m quina de alinhar e desempenar rodas de moto.
Sandra – SÆo Vicente
Quando procuramos o fabricante dessa m quina para anunciar no Motonline ele nÆo demonstrou interesse. Agora nÆo posso ajud -la.

Tropicaliza‡Æo
Queria saber se uma moto importada com inje‡Æo precisa ser nacionalizada ou se a inje‡Æo j  compensa a nossa gasolina diferente automaticamente.
Sandro – Macae -RJ
Sim, precisa ser adaptada ao nosso combust¡vel porque inje‡Æo ‚ bÆo mas nÆo faz milagres.

Atualizado
Tite, j  estou providenciando os 100 amigos de 100 reais. Como vocˆ nÆo estipulou prazo para eu conseguir, daqui a 100, se tudo der certo, vou conseguir depoistar 10000 na sua conta! Parabˆns pelas atualiza‡äes mais freqentes, o site fica muita mais interessante assim!
Myller – Vila Velha/ES
Vc quer o n£mero da minha conta?

Embreagem
Gostaria de em quanto tempo em m‚dia ‚ a vida de uma embreagem? E se ‚ poss¡vel trocar as molas da mesma por outras mais duras? tenho uma CB500, mas acho que as vezes a embreagem nÆo “gruda” direito. Queria trocar as molas por umas de Hornet ou Shadow, ‚ poss¡vel?
Rodrigo – SCS, SP
 imposs¡vel determinar a durabilidade da embreagem, depende do uso que vc faz dela, regulagem etc.  poss¡vel trocar as molas por outras, mas isso deve ser determinado por um mecƒnico especialista.

Publicidade

Grilo
Ola Tite, gostaria de saber se vocˆ fez o teste na Twister, se fez tem no site? naum consegui achar nada sobre ela, em “testes”. Outra coisa, quando do partida nela a frio, parece que tem um grilo dentro do escapamento, mas em 1 minuto no maximo 2 ja some o barulho e s¢ fica o som perfeito dela.
Diego – Franca, SP
NÆo fizemos o teste da Twister 250. Se o barulho some depois de aquecido pode ser normal, mas em todo caso consulte uma concession ria.

TW 2007
caro tite , essas sao as mudan‡as que a honda faz na twister? que desep‡ao esperava mais da honda ! eles nem pra colocar um freio a disco na traseira!que isso!
elleryqueem – hiroshima kaita

Comet
Gostei do teste das kasinski 650, em especial da Comet. Afinal, o desempenho dela ‚ de uma esportiva, tem mais torque do que a hornet? Quanto a velocidade m xima ela nÆo ultrapassa os 200 kilometros hor rios ou vc que nÆo acelerou forte a moto nova? Por fim, parece que a kasisnki nÆo quer vender o modelo, uma vez que nÆo existe disponibilidade para pronta entrega. J  pensou, nÆo tem a moto para vender, imagine as pe‡as de reposi‡Æo. Essa Kasinski poderia trabalhar direito e acreditar no produto que parece que ‚ bom.
Herculano – Vit¢ria(ES)
Dados de potˆncia e torque estÆo na ficha t‚cnica no site da empresa. Sim, o teste foi feito normalmente, a velocidade ‚ aquela publicada.

Trilha
Ola, tenho uma XTZ 125 e fa‡o uma trilha leve de vez em quando e gostaria de algumas dicas para melhorar o uso na trilha, mas nÆo esquecendo que uso ela no dia a dia. Trocar a coroa de 43 para 46 ou 48 ? Diminuir a calibragem dos pneus ajuda, qual indicaria ? Ouvi falar de um pneu intermediario trail/street, conhece ? Vale a pena investir em um kit 150cc, nÆo vai dar dor de cabe‡a, teria que trocar o carburador para o kit 150cc ?
JoÆo – Londrina – Pr
J  que a id‚ia ‚ fazer trilha, sugiro uma moto maior. Com rela‡Æo … coroa, vc precisa experimentar at‚ descobrir qual oferece bom desempenho na trilha sem comprometer a velocidade no uso urbano. O pneu existe, basta pesquisar nos sites oficiais das marcas que vendem seus produtos no Brasil. A calibragem depende do tipo de solo (pedra, lama, etc). O kit 150 ‚ uma boa op‡Æo.

Publicidade

Turbo
Sauda‡äes Tio Tite! Sou grande fÆ seu desde a idade das rodas quadradas! Bem, gostaria de saber se ‚ possivel a adapta‡Æo de turbo em uma moto, tecnicamente sei que ‚ poss¡vel, por‚m quanto a legisla‡Æo tenho duvidas, conversei com um tecnico de inspe‡Æo veicular que me disse desconhecer qualquer lei contra a adapta‡Æo, por‚m somente seria poss¡vel documentar a moto se mantivesse o combust¡vel original. O que me leva a outra pergunta, ‚ possivel modificar a moto para Alcool para evitar batida de pino? O que diz a lei sobre isso?
Daniel – Cosmopolis – SP
NÆo sou especialista em leis, vc deve pesquisar no site do Detran ou Denatran.  muito f cil passar o motor pro  lcool, qualquer preparador sabe fazer a conversÆo.

GS 500
Ol  Tite. Escrevi perguntando sobre a GS500. Vocˆ disse que nÆo ‚ mais importada, apesar que no site da Suzuki ainda ‚ listada para venda. Ser  um resto de lote? Ademais, acabei metendo os p‚s pelas mÆos e comprei uma Hornet 04/05.  outra hist¢ria. Mas escrevo para dizer que procurei no dicion rio etmol¢gico o gent¡lico de que nasce em Lisarb, e encontrei orielisarb e o plural ‚ sorielisarb. Fica o registro.
Harllen – Fortaleza – CE
Harllen, a moto est  no site faz um tempÆo, mas nas lojas nem sinal dela! Parab‚ns pela moto nova.

Assalto
Ol  , comprei um cg 150 e se fala muito a respeito de perigo de assalto, bom acho que uma forma de tentar evitar assalto e conhecendo a forma de agir dos assaltantes. Gostaria de saber informa‡äes sobre essa infelicidade, para ajudar a proteger o motociclista em geral. Ou qual seria a melhor forma para isso?
ALberto – Gaurulhos, SP
O problema ‚ esse: cada lugar, cidade, bairro tem seus ladräes que usam m‚todos pr¢prios. Fica dif¡cil criar um padrÆo.