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Um forte abra‡o a todos Vcs, de Moto On Line e leitores. Sou vulcaneiro (Vulcan 500 LTD) e, quem tiver alguma mat‚ria, foto, ou, assunto sobre a KAWASAKI DRIFTER 800 e puder enviar, desde j , agrade‡o muito.
Paulo – Porto Alegre
Paulo, quanto ao site que vc enviou, a pol¡tica do Motonline ‚ dar endere‡o e links de sites que tamb‚m nos divulguem. A Kawasaki Drifter 800 ‚ uma raridade, vieram poucas no Brasil. Para receber o teste dela escreva para [editor@motonline.com.br].

Punta
1-A Falcon apesar de monocilindro, porque os duplo escape? 2-A maioria das BMW e a Augusta F4 tem balan‡a “simples” (nÆo tem o garfo) isso nÆo compromete a rigidez da balan‡a nas curvas? qual a vantagem dela? 3-Como funciona o ram-air das yamahas R1 e R6 para aumentar a potˆncia? 4-Qual o percentual m‚dio de perda de potˆncia do motor para roda? 5-Quanto de vel max j  consequiram nas Hayabusa e ZZR? 6-As motos importadas estÆo adaptadas a nossa gasolina? Tite detesto GalvÆo Bueno mas assisti o GP1 e ele corrigiu o comentarista e disse que o punta taco era imposs¡vel em carros semi-autom ticos, disse que o alemÆo usava os 2 p‚s para sair da curva com o motor “cheio”, justi‡a seja feita.
Fernando – Salvador, Ba
Eu A-DO-RO quando mandam uma d£zia de perguntas! 1) Balan‡a traseira monobra‡o (nÆo ‚ “garfo”, garfo ‚ s¢ na dianteira!). Funciona bem e s¢ nÆo ‚ mais comum porque a constru‡Æo ‚ complexa e custosa, por isso s¢ tem em motos caras. A maior vantagem ‚ facilitar a remo‡Æo da roda traseira sem mexer na transmissÆo. E tamb‚m fica bonita. 3) O Ram-air funciona do mesmo jeito em todas as motos esportivas. Trata-se de um venturi que controla a passagem de ar para a admissÆo. Todo venturi, seja na hidr ulica ou aerodinƒmico, tem a fun‡Æo de acelerar a passagem de ar. Quando a moto roda devagar o ar chega naturalmente aos coletores. Quanto mais corre, maior ‚ a velocidade do ar. Funciona como um sobrealimentador (tipo um turbo). Algumas f bricas divulgam a potˆncia do motor de duas formas: com a moto parada e em movimento (ram-air). Em alguns modelos o ganho de potˆncia chega a 10 CV! 4) Varia muito do tipo de moto. Nas esportivas, que sÆo o m ximo de aproveitamento de potˆncia, as vezes ‚ pouco mais de 2%. Em utilit rias e motos de passeio pode chegar f cil a 10%. Vou procurar uns testes que fiz no dinam“metro e verificar os dados exatos. Agora t  tarde e estou com sono! 5) Na pista de Nard¢, It lia, a Hayabusa chegou a 312 km/h. Mas em simula‡äes dizem que poderia chegar a 320 km/h. A ZZ-R nunca vi teste de fato, s¢ simula‡Æo, mas pilotei essa moto em Jacarepagu  e no retÆo chegou a 280 km/h, enquanto meu cora‡Æo passou f cil de 15.000 rpm! 6) as motos importadas pelas f bricas instaladas no Brasil (leia-se Honda e Yamaha) eu tenho certeza e ponho minhas bolas na bigorna como sÆo adaptadas. Todas as outras eu nÆo apostaria nem uma falangeta (esse tema j  foi discutido, procure verificar antes de mandar as d£vidas). O GalvÆo t  perdoado.

Inje‡Æo
Tite, da outra vez que te escrevi vc ficou bravo por causa do caps lock, est  contente agora? Tite, como da outra vez te perguntei sobre a titan 150 se iria sair com inje‡Æo eletr“nica, vc disse que ainda nÆo sabia, mais quando vc ficar sabendo nos avise, pois pretendo trocar a minha cg 125, e uma altera‡Æo como esta vai mexer com o mercado e mudar as preten‡äes de compras dos que estÆo nas condi‡äes iguais a minha, e a twister? ser  que nÆo vai sair o modelo 2007 com inje‡Æo igual a Fazer?
Gerson – SÆo paulo – SP
Pode deixar que eu te aviso primeiro antes dos outros leitores!

Apatralhado
PerdÆo, nÆo era o bujÆo do c rter. Me abaixei pra olhar e vi, realmente, que tem um parafuso no c rter.  um parafuso que fica ao lado da sa¡da da descarga, no cabe‡ote, por onde tamb‚m vaza muito ¢leo. Por isso eles queriam desmontar o cabe‡ote, e disseram que, ao desmontar o cabe‡ote, um monte de pe‡as ficariam inutilizadas e custariam uma fortuna pra rep“r. Isso procede? Por isso levei … ret¡fica por conta pr¢pria, nÆo tinha dinheiro pra pagar por algo que eles quebraram.
Rodrigo – Santar‚m, PA
Ou seja, vc operou a hemorr¢ide, mas o problema era apendicite! Cuidado, assim vc manda o cara errado pra cadeia! NÆo ‚ um parafuso, seu mala, ‚ um PRISIONEIRO! Vai ler a mat‚ria de parafusos pra aprender pq amanhÆ farei chamada oral! Se eles quebraram o prisioneiro teriam de consertar sem custos. Quando se desmonta o escape ‚ preciso trocar algumas juntas sim, mas os mecƒnicos sÆo caba‡os, porque tem v rias formas de retirar um prisioneiro sem desmontar nada. Essa hist¢ria t  meio esquisita.

Vacilo
Bacana rever o seu teste com a Rd 350 e matar a saudade da mais saudosa esportiva produzida no Brasil. Parece mentira mas em 2004 encontrei uma RD350 93 com apenas 3.850 Km. rodados. Era de um senhor 50tÆo que a comprou e praticamente nÆo rodou com ela (tinha at‚ o selo pl stico sobre a lubrifica‡Æo, colado na capa da corrente). Tentei compr -la mas enquanto chorava pelo pre‡o um comprador de SÆo Paulo foi mais r pido e levou a rel¡quia.
Sandro – Curitiba (PR)
Segundo um prov‚rbio chinˆs “va si ling, dan sing fu” Ou seja, “vacilou a fila andou!”. Se pintar outra RD pegue logo porque ‚ pe‡a de cole‡Æo!

Kasinski
sobre a mat‚ria” kasisnki e lifan juntas” s¢ vem a tornar mais claro que tem empres rio que tem ideologia de camel“, pois pra mim a £nica pe‡a com alto ¡ndice de nacionaliza‡Æo nas motos desse senhor ‚ a faixa com seu sobrenome no tanque, que at‚ foi desenhada para se parecer com um conhecido fabricante japonˆs, quebre a v lvula de uma gf 125 v  at‚ uma “autorizada” da marca. pra ver se tem ? demora pra vir, e custa 4x mais que de uma cg por ex: e o comando “come” em pouco tempo,
di¢rgenes – portugal

Curso
Tio Tite, algumas d£vidas sobre o seu curso de pilotagem. Pode-se fazer o curso em motos on-off (Tornado?) ou o curso ‚ s¢ para esportivas? Tem que levar a moto ou h  motos para alugar? Estou interessado em fazˆ-lo quando tiver. Outro dia fui dar um passeio na minha Tornado no asfalto e tentei botar um pouco mais de velocidade nas curvas e fiquei um pouco assustado quando vi a mureta crescer na minha frente. Felizmente reduzi a moto e nÆo aconteceu nada mas, descobri que preciso de mais t‚cnica!
Arthur – Belo Horizonte (MG)
Ainda nÆo existe o curso, quando rolar eu aviso, mas pode fazer com qualquer moto, menos Amazonas!

Hornet
foi sorteado numa hornet e gostaria de saber Tite se tem previsÆo para se colocar marcador de combust¡vel e inje‡Æo este ano ou o pr¢ximo.
manoel – palmares pe
NÆo tenho a menor id‚ia.

Alarme
Tite! PÆo duro ‚ pra vatap , n‚ na moqueca nÆo, doido! Se prepare, macho v‚i, quando vc vier nas alencarinas terras a gente vai tra‡ar um camarÆo nota 10 que tem ali no Mucuripe! Me ligue nÆo, pr  vc ver!Aproveite e me dˆ uma dica de alarme para eu colocar na NEO que t“ tirando..
Andr‚ – Fortaleza
Eu nÆo recomendo alarme nenhum.