Foto: Maurício Arruda

Wellington Garcia avança na liderança da categoria Pro em São Bernardo do Campo

Foto: Maurício Arruda

Foto: Maurício Arruda

A quinta etapa do Arena Cross 2009 trouxe muita emoção para o público de oito mil pessoas que lotou as arquibancadas em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista. Aproveitando a comemoração de aniversário da cidade, os pilotos deram show com suas motos e levaram os fãs ao delírio. Na categoria Pro, a elite do evento, o piloto Wellington Garcia (Honda) somou o primeiro e o segundo lugares nas baterias da etapa, vencendo na geral. Com essa conquista, o piloto conquistou uma boa distância no ranking geral (137 pontos, contra 112 do vice-líder Pipo Castro) e ainda levou quatro mil reais para casa.

Os vencedores de outras categorias foram Gabriel Gentil, da equipe KTM/Rinaldi (categoria Junior), Endrews Armstrong (categoria 85cc, equipe Dunas/General Motos), Guigão Francisco (categoria 65cc, Escola Criativa) e Enzo Lopes (categoria 50cc, Freeday).

Para Carlinhos Romagnolli, diretor da Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, organizadora do Arena Cross, o evento foi um sucesso e contou com a imensa ajuda da Prefeitura de São Bernardo do Campo. “O público compareceu em massa. Eu pude contar muito com a ajuda da Prefeitura, que nos ajudou mesmo no dia de chuva, com máquinas e caminhões.”

Na primeira bateria da categoria Pro, a prova iniciou com a liderança de Leandro Silva, mas Wellington Garcia logo assumiu a ponta. Leandro sofreu uma queda e ficou para trás, abrindo espaço para Roosevelt Assunção, que logo estava em segundo lugar. Swian Zanoni chegou a ameaçar os ponteiros, mas também caiu. No final, Wellington em primeiro, seguido por Roosevelt e Rafael Zenni. “Fiquei muito feliz de vencer, pois os o utros pilotos estão muito fortes”, explicou Wellington Garcia.

Já na segunda e decisiva bateria, Leandro Silva (Honda/MX Parts) saiu bem na largada e fez o holeshot da corrida, seguido de Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW), Rossevelt Assunção (Suzuki/Petrobras) e Swian Zanoni (Honda/Mobil/Pirelli). Durante toda a prova, a disputa ficou entre os pilotos da Honda Leandro e Wellington – mas o paranaense soube se defender e levou a vitória. “Estava precisando vencer. Fiquei um tempo me recuperando de lesão e isso provou que estou bem melhor”, disse o piloto. Wellington Garcia ficou em segundo lugar na bateria, seguido de Swain Zanoni. “Vou continuar trabalhando duro para levar este título”, afirmou Wellington.

Júnior – Gabriel Gentil (KTM/Rinaldi) foi o nome da categoria Júnior. O catarinense venceu, seguido por Gustavo Takahas hi (Honda/Mobil). “Larguei muito bem. Estava há muito tempo sem vencer e isso foi bastante motivante”, disse Gabriel. Aos três minutos, Hector Assunção avançou para o terceiro lugar, mas durante a prova acabou caindo e cedeu a posição para Rodrigo Rodrigues. Com o resultado, Hector Assunção tem a invencibilidade quebrada, mas continua com folga na ponta da tabela.

50cc – Na categoria 50cc, a disputa ficou bem acirrada entre os pilotos Enzo Lopes (Freeday/Kaman Honda), Guilherme Torres (LEM/ASW) e Carlinhos Evangelista (Brasil Racing). Porém, no meio da prova, Enzo disparou na frente, distanciando-se 10 segundos do segundo colocado. A disputa ficou então entre Carlinhos e Guilherme, que disputaram páreo a páreo a segunda colocação. “Apesar da pista estar muito difícil achei a prova boa. Quero continuar ganhando as próximas etapas e me tornar campeão”, disse Enzo. O segundo lugar ficou com o pi loto Guilherme Torres e o terceiro, com Carlinhos Evangelista.

65cc – “Treinei todos os dias e levei os treinos muito a sério, por isso que venci”, disse o piloto Wilger Francisco (escola Criativa), conhecido como Guigão, que levou o troféu da 65cc. O jovem piloto agradeceu ao pai pelo incentivo. “É a minha primeira vitória no Arena Cross”, disse. O segundo lugar ficou para o piloto Hugo Evantuil, o “Tuilzinho” (ASW/2B Racing), que também teve sua primeira subida no pódio do Arena. Em terceiro lugar ficou com o piloto curitibano Pepê Bueno.

85cc – Os jovens pilotos deram show na categoria 85cc e Endrews Armstrong (Dunas/General Motors) fez ótima largada, assegurando o primeiro lugar na categoria. O início da prova foi bem disputado entre os pilotos Endrews, Everaldo Filho (Honda Racing) e Cézar Zamboni(Honda R acing), mas durante a corrida o primeiro conseguiu uma boa distância e manteve a liderança.

“Fiz uma ótima largada, depois me concentrei para não cometer erros e abri uma boa vantagem”, disse Endrews. A segunda colocação ficou com o piloto Everaldo Filho, o atual líder da classe, e a terceira, com Cézar Zamboni.

Disputa por equipes – Com a soma da quinta etapa no ranking geral por equipes, a Honda/ASW (Wellington Garcia e Swian Zanoni) permanece em primeiro lugar com o total de 246 pontos, seguida pela Honda/Pirelli (Leandro Silva e Jean Ramos) com 209 pontos e Suzuki/Petrobras (Rossevelt Assunção e Rafael Zenni), com 181 pontos. As equipes são formadas por dois pilotos da categoria Pro. O time campeão será decidido através de pontos, ou seja, os dois pilotos somam os pontos obtidos e, no final da temporada, será definida a g rande campeã do torneio 2009.

A próxima etapa do Arena Cross 2009 está marcada para o dia 26 de setembro na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo.

Resultados da 5a etapa – pilotos e equipes

Pro – 1ª bateria
1- WELLINGTON GARCIA (HONDA/OAKLEY/ASW)
2- ROOSEVELT ASSUNÇÃO (SUZUKI/PETROBRAS/PIRELLI)
3 – RAFAEL ZENNI (SUZUKI/ PETROBRAS)
4 – PIPO CASTRO (CONSORCIO REALIZAR/MART)
5 – LEANDRO SILVA (HONDA/MX PARTS)

Pro – 2ª bateria
1- LEANDRO SILVA (HONDA/MX PARTS)
2 -WELLINGTON GARCIA (HONDA/OAKLEY/ASW)
3 – SWIAN ZANONI (HONDA/MOBIL/PIRELLI)
4 – ROOSEVELT ASSUNÇAO (SUZUKI/PETROBRAS/PIRELLI)
5 – PIPO CAST RO (CONSORCIO REALIZAR/MART)

Júnior

1- GABRIEL GENTIL (KTM/RINALDI)
2 – GUSTAVO TAKAHASHI (HONDA/MOBIL/ASW)
3 – RODRIGO RODRIGUES (ASW/MOBIL/PIRELLI)
4 – HECTOR ASSUNÇAO (HONDA/ASW/MOBIL)
5 – JOAO PAULO FELTZ (PRIVADO/APOIO GERACAO MOTOS)

50cc
1- ENZO LOPES (FREEDAY/KAMAN HONDA)
2- “JILOZINHO”GUILHERME RODRIGUES (GPC VEICULOS/ ODILON MOTOS)
3 – GUILHERME TORRES DA COSTA (LEM/ASW/MOTUL)
4 – CARLINHOS EVANGELISTA (BRASIL RACING / RX GRAPHICS)
5 – LEONARDO DA SILVA (JARVA RACING)

65cc
1 – GUIGAO FRANCISCO (ESCOLA CRIATIVA/MX IMPORT)
2 – “TUILZINHO” HUGO (ASW/2B/LEM)
3 – PEPÊ BUENO (CASTELLO WORKS/BRASIL RACING)
4 – KIOMAN NAVARRO (RINALDI/TONIN BALA)
5 – JOAO GABRIEL MICHELIN (POSTO SOLON)

85cc
1- ENDREWS ARMSTRONG (DUNAS/GENERAL MOTOS)
2- EVERALDO LIMA FILHO (HONDA RACING/ASW)
3 – CEZAR ZAMBONI (HONDA RACING)
4 – THIAGO FORMEHL (HONDA/PIRELLI)
5 – MATHEUS CORGUINHA (BEIJOCA LINGERIE)

Campeonato por equipes
1° HONDA / ASW (Welligton Garcia / Swian Zanoni) – 246
2° HONDA / PIRELLI (Leandro Silva / Jean Ramos) – 209
3° SUZUKI / PETROBRAS (Roosevelt Assunção / Rafael Zenni) – 181
4° HONDA / MOBIL (Marcelo Lima / Thales Vilardi) – 175
5° 2B RACING (Pipo Castro / Mariana Balbi) – 126
6° KTM / RED NOSE (Douglas Parise / Rafael Faria) – 103
7° PRÓ-TERRA RACING TEAM (Uyran Carlos /Heinz Chrispim ) – 26

Para acessar o resultado completo de todas as categorias, acesse. E aqui para conferir o ranking após a quarta etapa.

O Arena Cross tem os patrocínios de Honda, Mobil e BB Seguro Auto e co-patrocínios de Consórcio Nacional Honda, Red Nose e a Revista da Moto!. O evento é uma realização da Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos