Publicidade
Foto: Swian Zanoni, piloto do Team Honda na categoria MX2

Foto: Swian Zanoni, piloto do Team Honda na categoria MX2

Goiano do Team Honda foi destaque da quarta etapa do Brasileiro de Motocross, em Foz do Iguaçu (PR); Na 85cc, Thiago Formehl recupera a liderança para o Team Honda

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross teve casa cheia em Foz do Iguaçu, no Paraná. O goiano Wellington Garcia, do Team Honda, cumpriu os seus objetivos e manteve a liderança nas duas principais classes, a MX1 e a MX2 – ele foi quinto e primeiro colocado nas baterias deste domingo, respectivamente. Já na 85cc, vencida pelo goiano Everaldo Filho, Thiago Formehl, do Mato Grosso, chegou em sexto – o suficiente para recuperar a ponta da tabela na classificação geral. No sábado, Rodrigo Rodrigues foi o segundo colocado na bateria da MXJr e continua vivo na briga pelo título.

MX2 – Assim como nas etapas anteriores, Wellington Garcia teve de fazer uma prova de recuperação. Swian Zanoni confirmou o holeshot, seguido de perto por Jean Ramos, e o goiano sofreu uma queda, largando entre os últimos. Na prim eira volta, Wellington estava em 11o lugar e, a cada minuto de prova, ia ganhando posições. Enquanto isso, Jean Ramos pressionava Swian Zanoni, que fazia uma corrida sem erros. Aos 20 minutos, Wellington Garcia já estava em terceiro lugar, cada vez mais próximo dos companheiros de equipe, e logo conseguiu superar Jean Ramos. Quando faltavam apenas duas voltas para o término da bateria, o goiano colou em Swian Zanoni e fez a ultrapassagem, garantindo a vitória.

Publicidade

“Já está virando rotina eu ter de fazer uma prova de recuperação na MX2. Espero que nas próximas eu consiga largar bem, pois ter de andar atrás no início da prova é extremamente desgastante”, explicou. O piloto contou que um gás extra veio das arquibancadas. “A cada volta eu pude ouvir a galera torcendo por mim, isso é um incentivo muito importante. E quero agradecer ainda o apoio da equipe Honda, que também é responsável por mais este bom resultado”, concluiu. Swian Zanoni chegou muito perto da esperada vi tória. “Cometi alguns erros no final da bateria, mas estou feliz porque este desempenho mostrou que estou no caminho certo”, observou.

MX1 – Thales Vilardi largou na frente da MX1, seguido por Douglas Parise, João Paulino “Marronzinho” e Wellington Garcia. Gabriel Gentil assumiu a ponta, mas aos sete minutos de prova foi ultrapassado por Marronzinho, que seguiu na frente até o final. Wellington Garcia estava em terceiro lugar, mas sofreu bastante com bolhas nas duas mãos e terminou em quinto. Marcello “Ratinho” fez uma prova redonda: venceu o duelo com Swian Zanoni pela terceira posição e, na sequência, ultrapassou Wellington, assumindo o segundo lugar. Ele chegou a pressionar Marronzinho no final, mas não havia mais tempo para arrancar a vitória do adversário.

“Tive um início de temporada ruim, mas continuei trabalhando forte. Hoje, quando estava quase chegando no Marronzinho, cometi um erro. Mas estou muito feliz com o resultado e g ostaria de agradecer a todos que me apoiaram”, disse Ratinho. Wellington chegou ao pódio bastante cansado. “Senti muito as bolhas nas mãos. Tentei administrar e conseguir o melhor resultado possível, pois preciso pensar no campeonato. Se tudo der certo, quero levar os títulos da MX1 e da MX2”, disse Wellington, que já conquistou este grande feito em 2007.

85cc – Thiago Formehl largou na frente e abriu grande vantagem. Everaldo Filho e Cézar Zamboni completaram o primeiro pelotão, e já estavam na segunda e terceira posições, respectivamente, na segunda volta. O duelo entre os dois esteve bem acirrado, enquanto Formehl somava nove segundos na frente. Porém, o piloto sofreu uma queda na metade da prova, abrindo caminho para seus companheiros de equipe. Zamboni chegou a liderar em duas voltas, mas o dia era mesmo do goiano: Everaldo Filho cruzou a linha de chegada, confirmando a sua segunda vitória no Brasileiro. Formehl não desistiu e confirmou o se xto lugar.

Publicidade

“Foi suficiente para conquistar novamente a liderança. Estou muito feliz. Estou em uma grande equipe, por isso o meu esforço não poderia ser enorme também”, explicou. “Foi uma prova bem difícil e desgastante por conta da pista. Quero agradecer muito a força que todos me deram para conseguir esta vitória. A energia do público e da minha família foi fundamental”, disse Everaldo Filho. Zamboni destacou o espírito esportivo dos pilotos. “A corrida foi bem disputada e os pegas foram muito limpos. Tive um ótimo resultado, cheguei a liderar, mas continuo na briga pelo título”, avisou o piloto de Juína, no Mato Grosso. A má notícia ficou por conta do paranaense Eduardo Rudnick, que caiu e chegou a “apagar” na pista. Ele foi socorrido prontamente, acordou na ambulância e passa bem, com suspeita de ombro deslocado.

MXJr – Rodrigo Rodrigues largou em segundo, atrás de Gabriel Gentil. Hector Assunção não teve a mesma sorte e começou em sexto, mas não desanimou: imprimiu um forte ritmo e foi ultrapassando os adversários, até que conseguiu superar Rodrigo Rodrigues no final da corrida e assumir a segunda colocação. Porém, quando faltavam apenas duas voltas para a bandeirada final, sofreu uma queda e voltou em terceiro. Rodrigo Rodrigues não desperdiçou a oportunidade e fechou a corrida em segundo, ficando a seis pontos de Gabriel Gentil na classificação geral.

“Larguei bem e fiz uma boa prova, mesmo sem ter conseguido treinar o suficiente, já que machuquei o tornozelo há duas semanas. A minha moto Honda estava muito bem acertada. Foi importante ficar em segundo lugar para continuar forte na briga pelo título”, explicou Rodrigo Rodrigues. Já Hector Assunção saiu da pista com a sensação de que o desfecho da prova poderia ter sido melhor. “Tive uma largada ruim e fui buscando, mas sofri uma queda no final, quando me preparava para chegar mais perto do Gabriel Gentil. Agora vou treinar o dobro para somar o máximo de pontos possível nas próximas etapas”, concluiu o piloto.

Resultados – MX1
1 – João Paulino “Marronzinho”
2 – Marcello “Ratinho”
3 – Swian Zanoni
4 – Pipo Castro
5 – Wellington Garcia
7 – Jean Ramos
9 – Thales Vilardi

Publicidade

MX2 – 1 – Wellington Garcia
2 – Swian Zanoni
3 – Jean Ramos
4 – Rafael Faria
5 – Pipo Castro
9 – Thales Vilardi
10 – Hector Assunção
11 – Rodrigo Rodrigues
12 – Gustavo Takahashi
14 – Rodrigo “Lama”

85cc – 1 – Everaldo Filho
2 – Cézar Zamboni
3 – Anderson Amaral
4 – Leonardo Lizott
5 – Fillipe Gonçalves
6 – Thiago Formehl

MXJr (corrida realizada no sábado)
1 – Gabriel Gentil
2 – Rodrigo Rodrigues
3 – Hector Assunção
4 – Marçal Muller
5 – Gustavo Takahashi
6 – Rodrigo “Lama”