Publicidade
Foto: Ratinho deu show em SÆo Manuel

Foto: Ratinho deu show em SÆo Manuel

Piloto saiu na frente na disputa pelo t¡tulo da categoria principal do Arena Cross

NÆo poderia ser uma estr‚ia melhor. O campeÆo da categoria MX2 do ano passado Wellington Garcia (GO) mostrou que ‚ mais um dos favoritos na disputa do t¡tulo da temporada 2008 do Arena Cross na categoria MX1. O piloto de goiana venceu de ponta a ponta a primeira etapa do campeonato, realizada neste s bado, dia 1§ de mar‡o, em SÆo Manuel/SP (255 km da capital).

A prova disputada em uma  rea localizada …s margens da Rodovia Tharcilio Baroni contou com a presen‡a de cerca de 5 mil pessoas e contribuiu para a arrecada‡Æo de quase 10 toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade do Munic¡pio.

Publicidade

Wellington Garcia estreou na nova categoria de forma fulminante e saiu na frente na disputa pelo t¡tulo da categoria principal do Arena Cross. Com a vit¢ria e o ponto extra obtido nos treinos classificat¢rios ele chega aos 21 pontos. Mostrando o mesmo ¡mpeto da temporada passada, Garcia nÆo esconde seus objetivos. “Eu trabalhei para vencer e acabou dando certo. Nunca entro numa corrida pensando em ser o segundo”, garantiu.

Pipo Castro (SC), que cruzou a primeira volta em terceiro lugar, travou uma boa “briga” com Roosevelt Assun‡Æo (SP) no in¡cio da bateria pela segunda posi‡Æo. O catarinense da Yamaha se deu melhor e terminou em segundo lugar. “To muito feliz com o resultado, pois ainda tem muita coisa pela frente. Cheguei a tirar um pouco da diferen‡a para o Wellington em determinado momento da prova, mas cometi um erro e preferi nÆo arriscar mais e manter a segunda aposi‡Æo at‚ o final, o que me garantiu uma boa pontua‡Æo no campeonato”, explicou.

O atual campeÆo da temporada, Leandro Silva (PR), nÆo teve muita sorte. Ele sofreu trˆs quedas. Na primeira, foi para a ultima posi‡Æo, mas mostrou talento e ainda terminou em quarto lugar. “Larguei bem, mas acabei batendo no Wellington, o guidÆo entortou e nÆo consegui mais controlar a moto, depois disso cai mais duas vezes. Agora ‚ treinar para a pr¢xima”, lamentou.

MX2 – A “briga” ficou entre os pilotos da Honda Marcelo Lima “Ratinho” (SP) e Jean Carlo Ramos (PR). O curitibano assumiu a lideran‡a na segunda volta ao ultrapassar David GuimarÆes. Ratinho era o quarto, mas imprimiu um ritmo forte e foi passando os advers rios. Com 9 minutos de bateria ele deixa o companheiro de equipe para tr s e vence a prova com uma boa vantagem.

Publicidade

“Essa vit¢ria tem um gosto muito especial. NÆo fiz uma boa temporada no ano passado e comecei o campeonato deste ano com o p‚ direito”, disse, explicando o motivo da euf¢rica comemora‡Æo. Ratinho afirmou que a prova foi muito disputada e contou o segredo da vit¢ria. “Do meio pro fim eu consegui dar um ‘tiro’ e abri uma boa vantagem, poupei energia na primeira parte e gastei no momento certo”, afirmou. O piloto garantiu que a vit¢ria lhe d  a certeza de que neste ano vai brigar pelo t¡tulo.

Para Jean Carlo Ramos, o segundo lugar foi satisfat¢rio. “Foi um bom resultado, liderei 75% da prova, mas no final o preparo f¡sico pesou e depois dos 10 minutos meu rendimento caiu muito. O Ratinho fez uma grande prova e mereceu”, disse.

85cc – Quem se deu bem nessa categoria foi o piloto C‚sar Augusto Zamboni (MT), que s¢ conquistou a lideran‡a na £ltima volta. “Em Indaiatuba (2007) eu tamb‚m consegui a vit¢ria no finalzinho. A gente tem que acreditar at‚ o £ltimo instante se quiser ser campeÆo. Eu controlei o meu desgaste at‚ o meio da corrida e no final dei tudo de mim”, disse o vencedor.

Mas, quem come‡ou melhor a prova foi Endrews Armstrong (PR). O curitibano saiu na frente e chegou a abrir uma boa vantagem sobre os demais competidores. At‚ a metade da prova Zamboni era o terceiro, protagonizando uma bela disputa pela segunda coloca‡Æo com Everaldo Lima Filho (GO). Zamboni levou a melhor sobre o advers rio e foi em busca da lideran‡a, o que conseguiu depois da quebra da corrente da moto de Endrews Armstrong.

Publicidade

65cc – Thiago Fornehl (MT) saiu frente, foi ultrapassado por Kaio Miranda (SP), mas recuperou a primeira posi‡Æo e foi o vencedor da primeira etapa do Arena Cross. “Quem viu a vantagem no final pode pensar que foi f cil, mas nÆo foi bem isso, foi uma prova muito dif¡cil”, contou Thiago. Kaio Miranda, atual campeÆo da categoria, terminou em terceiro lugar.

50cc – Kioman Navarro (GO) fez uma corrida perfeita, deu uma volta no quarto colocado e comemorou a vit¢ria em grande estilo: jogou a moto pr¢ximo ao gate e ainda fez a dan‡a do Crew. “Foi minha primeira vit¢ria no Arena Cross, estou muito feliz. Estou treinando muito e a vit¢ria foi merecida”, comemorou. Outro destaque foi Djalma Brito (SP), que na primeira volta, quando estava em segundo lugar, sofreu uma queda, foi para £ltima posi‡Æo, mas mesmo assim terminou em quarto.

Durante a premia‡Æo, a surpresa entre as autoridades presentes, foi a do empres rio Tit“nio Massa, pai do piloto Felipe Massa, da Ferrari (F-1). “A gente tem gasolina nas veias, nÆo importa se ‚ automobilismo ou motociclismo. Fiz questÆo de vir prestigiar o Carlinhos Romagnolli, que ‚ um parceiro nosso e fiquei muito satisfeito com a estrutura do evento”, disse. Tit“nio revelou que se emocionou com o desempenho das crian‡as. “Sempre passa um filme na cabe‡a da gente. O Felipe tamb‚m come‡ou assim, garotinho como esses meninos e quando vejo os olhinhos deles brilhando, lembro do meu filho que tamb‚m era assim. Pra eles esse trof‚u ‚ o m ximo, ‚ como se fosse uma medalha ol¡mpica”, garantiu.

A organiza‡Æo do Arena Cross ‚ da empresa Carlinhos Romagnolli Promo‡äes e Eventos (a mesma que realiza o Desafio Internacional das Estrelas de Kart com Felipe Massa). Os patrocinadores sÆo Honda e Gol, com co-patroc¡nio de Yamaha, Peels e Metzeler. O apoio ‚ da Prefeitura de SÆo Manuel, R dios Criativa FM, Integra‡Æo FM, Hot 107 FM e revista Moto!.

RESULTADOS DA ETAPA
50cc
1 – Kioman de Jesus Navarro Munäs
2 – JoÆo Gabriel Michelin
3 – Enzo L zaro Ped¢ Lopes
4 – Djalma Brito – 11 – pontos
5 – Guilherme Torres da Costa

65cc
1 – Thiago Fornehl
2 – Hallex Dalforo
3 – Kaio Miranda
4 – Joao Pedro Pinho Ribeiro
5 – Pedro Henrique Rosa Bueno

85cc
1 – Cezar Zamboni
2 – Everaldo Filho
3 – Raul Faustino
4 – Gabriel Zenni
5 – Marcos Holtman

MX2
1 – Marcello “Ratinho”
2 – Jean Ramos
3 – Lucas Moraes
4 – Dudu Lima
5 – C‚sar Popinhak

MX1
1 – Wellington Garcia
2 – Pipo Castro
3 – Roosevelt Assun‡Æo
4 – Leandro Silva
5 – JoÆo Paulo Feltz