XRE 300 se destaca no Rally dos Sertões 2010

Motocicleta venceu a categoria Rally Brasil até 450cc da segunda maior competição off-road do mundo

A XRE 300, modelo on-off road voltado tanto para o uso nas cidades quanto para pisos não pavimentados, se destacou no Rally dos Sertões 2010, disputado entre os dias 10 e 20 de agosto. Pilotada por Dautim Cimetta, proprietário da concessionária Honda Motocar (Patos de Minas – MG), a motocicleta chegou em primeiro lugar na categoria Rally Brasil até 450cc, depois de enfrentar 4.486 quilômetros de muitas aventuras.

O excelente desempenho se deve, em parte, ao seu potente motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e com radiador de óleo, que, em combinação com a injeção eletrônica PGM-FI, possibilita respostas precisas ao comando do acelerador.

Seu design adventure chamou a atenção durante a competição. Com linhas agressivas e modernas, o modelo transmite sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria. A XRE 300 usada neste evento estava com todos equipamentos de série, realçando assim suas formas perante as demais motocicletas.

A ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e oferece ótimo encaixe das pernas junto ao tanque. O guidão permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos.

A suspensão traseira monoamortecida do tipo Pro-Link, com tensão de mola ajustável e exclusiva balança de alumínio (Aluminium Swing Arm), mantém o pneu sempre em contato com o solo e amplia a capacidade de tração em qualquer terreno. Já a dianteira, do tipo garfo telescópico de longo curso, assegura elevada capacidade de absorção de impactos, robustez e resistência a torções.

Em setembro de 2009, o modelo chegou às concessionárias Honda também na versão com freios C-ABS. O sistema reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, aumentando a eficiência e evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro.

O modelo está disponível nas cores preta, vermelha e amarela metálica, ao preço público sugerido de R$ 12.890,00 para a versão Standard e de R$15.390,00 para a versão com freios C-ABS. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.