Publicidade
Foto: Yamaha Serow 250

Foto: Yamaha Serow 250

Bom, seu site esta otimo, tite? gostaria mesmo e de saber quando a yamaha vai coloca a xt250cc no mercado, vir o prototipo dessa moto aqui com voces e estou esperando, tem alguma novidade sobre esta moto.
Carlos – sao paulo
Enquanto a XTZ 250 nÆo chega vai curtindo a foto da Serow 250 que ‚ a base da nossa futura XT.

Cerol
Tite, Parab‚ns pelas novidades do Motonline. A se‡Æo de “tuning” ficou muito legal. A se‡Æo dos colunistas tamb‚m est  muito boa, li e gostei de todos os textos dos colunistas. Sugiro uma mat‚ria especial sobre cerol, pipas e antenas. Existem diferen‡as entre antenas? Qual o tamanho ideal? E o formato? Como instalar corretamente uma antena destas? Onde comprar e instalar com seguran‡a uma antena?
Anselmo – Contagem MG
A mat‚ria sobre cerol e pipas j  foi publicada. Quanto …s antenas, apenas sei que algumas empresas de frente desenvolveram suas pr¢prias antenas. NÆo sei dizer qual a melhor, mas recomendo que nÆo use uma antena muito dura nem muito grossa porque em caso de acidente vc pode se machucar na antena da sua moto. Ou em caso de atropelamento o pedestre pode se ferir ainda mais com a antena.

Foto: Suzuki GSX 750F

Foto: Suzuki GSX 750F

Publicidade
Pneu
ol  tite, faz tempo que nÆo escrevo, mas estou sempre acompanhando, e quero lhe parabenizar pelo site com novas se‡äes. Bom ai vai minha duvida: tenho 1 ybr e coloquei pneu michelin, atrav‚s da se‡Æo links, entrei na pagina da fabrica pra esclarecer duvidas de libragem s¢ que o modelo que coloquei 90/90-18 nÆo consta nos modelos do site, e qdo tento escrever p/ eles a mesma nÆo processa a carta, como posso saber entÆo?
Gustavo – campinas SP
Bom, vc j  sabe que essa marca nÆo costuma dar aten‡Æo aos consumidores. Sugiro perguntar ao revendedor onde vc comprou os pneus.

Fazer
Tite a respeito da Fazer, quando pilotei ela, senti que quando passo a quarta marcha e vou … quinta percebo um “buraco” onde a sensa‡Æo e de quarta para sexta. Ponto positivo para FZR: o “buraco” e rapidamente superado. Ponto negativo o som do motor e muito estranho para a moto (ser  pela inje‡Æo?)
Fernando – Salvador,Ba
NÆo ‚ o motor que ‚ barulhento. Na verdade a moto ‚ muito silenciosa, mas nÆo estamos acostumados e os barulhos do motor se sobressaem.

Falcon
comprei recentemente uma falcon 2006 e confesso que nÆo tenho muita habilidade em cima desta m quina. Poderia me dar algumas dicas para andar na cidade? Poderia tamb‚m, por gentileza me dar umas dicas para transforma-la em motard? sabe me dizer se d  certo pneus pirelli 150 Traz. e 120 diant.?
Paulo – JoÆo Pessoa – Pa
Sou habilitado motociclista h  26 anos, tendo pilotado estilos “chopper” e esportivas. Adquiri uma “trail” (Falcon NX4) e gostaria de instru‡äes detalhadas de como pilot -la em todos os terrenos. Como adquiri-las?
Jos‚ – Jata¡, GO
Paulo, as dicas de pilotagem sÆo publicadas constantemente em nossa se‡Æo de seguran‡a. Se vc ‚ inexperiente nÆo aconselho a mudar sua moto para motard.

GuidÆo
eu queria saber sua opiniÇœo sobre a instalaÇõÇœo de semi-guidon, ou guidon do tipo morcego, na Fazer, alǸm da dor nas costa que ele pode provocar, ele altera a estabilidade da motoca? Tenho essa dǧvida pois estou acostumado com a minha suzuki Yes que tem o guidon bem baixo e quando pego a Fazer do meu irmÇœo pelo fato dela ter um guidon mais alto nÇœo me sinto tÇœo bem “vestido” quanto na Yes! Ah, foi muito bom o encontro motonline aqui em Campinas no dia 03/06, a minha noiva e minha Yes com adesivo “250cc” mandaram lembranÇõas pra vc e pro Harada! P.S. Procurei na ferramente de busca e nÇœo encontrei nada sobre isso!
FÇ­bio – Campinas
NÆo sei se existe esse guidÆo para a Fazer. Pode ficar interessante, mas precisa conferir se nÆo vai bater no tanque. NÆo interfere na estabilidade. Ainda nÆo coloquei nada sobre o encontro. Muito volume de trabaio!

Publicidade

GSX 750F
Dae Tite, sei q nao eh F¢rum e talz, mas apenas gostaria de agradecer …s ajudas e opiniäes para comprar a moto. Eu e meu irmao se ajudamos e compramos 2 GSX750-F 06/07 vermelhas. Escolhi essa pq pesou o lado da cidade, a estrada, e a gata no banco traseiro. Fomos buscar elas em uma cidade vizinha a 60km daqui, um tesÆo de moto tanto na estrada quanto na cidade. Valeu por tudo ae Tite!
Paulo – Dois Vizinhos – PR

Trava
Quero comprar minha primeira moto e penso numa uma intruder 125. Li no teste que a trava de seguran‡a pode ser perigosa. Porque? outra d£vida: pode-se trocar o pneu com cƒmera dela por um sem?
pedro – rio de janeiro RJ
A trava da dire‡Æo fica na coluna. Se o motociclista esquecer de destravar e sair com a moto pode cair. Se a roda foi concebida pra usar pneu com cƒmara nÆo pode trocar.

P‚s
Caro Tio Tite, em resposta … carta do leitor Duylio – Teresina, do dia 04.06, vocˆ nos informou que a forma correta de posicionar os p‚s na pedaleira ‚ sempre com as pontas. Desde entÆo tenho tentado me corrigir, por‚m, na maioria de revistas de motos, vejo os pilotos com o meio do p‚ nas pedaleiras. Somente nas corridas com esportivas ‚ que vejo os caras apoiando a ponta dos p‚s. Pergunto: esses malas todos nÆo estÆo errados? D  pra postar uma foto com a forma correta? E os pilotos de off-road, como fazem? Grande abra‡o e parab‚ns sempre!
Arthur – Belo Horizonte (MG)
Os jornalistas sÆo todos uns malas! Na hora de posar para as fotos os modelos …s vezes perdem a concentra‡Æo e fazem um monte de burradas. No fora de estrada os p‚s mudam de posi‡Æo conforme a situa‡Æo, mas a maior parte do tempo est  com a sola no p‚ na pedaleira porque precisa agentar a recep‡Æo dos saltos.

Twister
O tite vc falou em uma outra pergunta que a TWISTER ia sair em setembro mas o salÆo de duas rodas nÆo ‚ em outubro. Vc acha que vai ficar com o estilo mais agressiva ou vai ser como e agora, vc tambem me disse que talvez ira sair com inje‡Æo flex qual a sua opniÆo sobre esse asunto ja tem motos com esse sistema ‚ bom.
Junior – SÆo jose do rio claro MT
JR, nesse ano NÇO tem SalÆo Duas Rodas porque ele ‚ bienal (a cada dois anos) e j  teve em 2005. J  expressei minha opiniÆo sobre o Flex uma d£zia de vezes, use a ferramenta de busca.

Publicidade

Question rio
1)No motocross, usar um pneu mais fino ajuda ou atrapalha? 2) Uma roda pode “aceitar” um pneu tubeless s¢ por ela ser de liga-leve? Ou tem que ver a v lvula, etc? 3)Se, nas corridas, as 600 conseguem tempos at‚ melhores que as 1000, porque essa categoria continua existindo?(pergunta meio besta, mas nÆo entendo muito desses assuntos de corrida) 4)Vocˆ acha que o consumidor “normal” est  preparado para essas motos cada vez mais radicais que chegam ao mercado todo dia (CBR, ZX)? 5)O aumento de cilindrada nas motos pequenas se d  trocando toda a parte do cilindro ou s¢ algumas pe‡as? 6)Quando a troca do carburador beneficia a moto?
Victor – Petrolina-PE
1) depende do tipo de terreno; 2) NÆo, se foi feita pra usar pneu tube type nÆo pode usar tubeless; 3) Isso s¢ acontece no Brasil porque o regulamento da 600 permite mais prepara‡Æo que a 1.000. Mas isso vai mudar em breve. 4) NÆo, acho que as motos estÆo muito acima da capacidade da maioria dos motociclistas comuns; 5) S¢ as pe‡as internas; 6) Quando ‚ melhor que o anterior.