XT 250, Fim da Twister, BMW F650, Dúvidas da ilha e Pistão furado

XT 250
Queria saber se voce tem outras fotos da XT250 para me mandar, pois estou querendo comprar uma moto e ainda estou em duvida entre a tornado e a XT. Li uam reportagem dizendo que vÆo lan‡ar uma yamaha para competir com a twister, ‚ verdade?
Arthur Figueirdo
belo horionte
Mineirinho, se a gente tivesse mais fotos da XT 250 j  teria colocado no ar. A foto da FZ 250 est  bem aqui, dˆ uma olhada no canto inferior esquerdo da p gina de abertura.

Fim da Twister
Gostaria de saber se a Twister corre risco de sair de linha (modelo antigo) ja q em outubro sera apresentada uma nova versao? a cilindrada vai aumentar?
Alex Evangelista do Nascimento
goiania GO
Se a Honda lan‡ar uma nova Twister, obviamente que a velha ir  desaparecer. NÆo acredito que o motor ir  aumentar, porque a categoria 250 ‚ importante.

BMW F650
Caro Tite, o que vocˆ tem contra …s BMW F650? Achei que fossem boas motos!
An¡sio Silva
Pouso Alegre – MG
Bah, guri, mas quem disse que eu tenho algo contra a F 650? Eu s¢ nÆo teria a moto pois acho que a rela‡Æo custo-benef¡cio ‚ favor vel apenas ao fabricante e revendedores. Eu tamb‚m nÆo casei com a Carolina Dieckman mas nÆo tenho nada contra a mo‡a.

D£vidas da ilha
Conheci este site a pouco tempo e gostei muito, principalmente da maneira irreverente de escrever as materias. tenho curiosidade sobre o seguinte: porque o motor da falcon, q eh monocilindrico, tem duas saidas de escape do motor, uma para cada valvula? alguma vantagem tecnica nisto ou eh para dar a impressao de motor bicilindrico? outra: a XT660 tem duas saidas e tambem dois escapes isolados com duas ponteiras pra que? se a saudosa sete galo tinha motor de 4 cilindros e o escape 4X1?
Victor Hugo Heck
Florian¢polis, SC
Aki, Vic, j  que ‚ a sua 1¦ vez j  vai aprendendo que o Tio Tite nÆo gosta de pontinhos no texto t ? Olha s¢, imagine que um motor monocilindro desloca uma quantidade muito grande de mistura ar/gasolina e tb precisa expelir os gases queimados. Quanto mais r pido os gases forem expelidos, mais “limpo” e “fresco” estar  o cilindro para receber a mistura. Por isso algumas f bricas preferiram adotar duas sa¡das de escape (uma para cada v lvula), mesmo se a admissÆo for apenas por um coletor. No caso da XT 660 a op‡Æo pelo duplo escape ‚ apenas est‚tica. Mesma razÆo de a CB 750Four em 1976 ter adotado o escape 4×1. J  a CBX 750F nacional usava escape 4×2 tamb‚m por razäes est‚ticas. J  as atuais esportivas usam escape 4x2x1 para criar uma “marmita” e permitir o uso de catalisador.

PistÆo furado
Estavamos eu e meu amigo voltando de uma viajem de 300km eu de titan 2003 original e ele de turuna 85, a moto dele tem o motor todo preparado, cabe‡ote e valvulas, cilindro e carburador de strada, pistÆo .50 de bros e comando brabo. O caso eh o seguinte o motor dele travou chegando aqui em mga (ainda bem) nos abrimos e verificamos que a valvula de escape acertou o pistao, o que gerou um pqno buraco no mesmo. O problema eh a causa do furo. Nos achamos que foi por causa de excesso de taxa (ele usa somente alcool como combustivel mas como estava frio ele colocou 1/2 tanque de gasolina) mas a quebra ocorreu numa redu‡Æo de 5§ marcha para 4§! e moto dele nÆo eh de girar muito, pq tem muito torque.
erasmo martins
maringa pr
Karaka, Erasmo, o pistÆo ficou lindo, uma obra de arte! NÆo postamos a foto pq a qualidade tava ruim. Seguinte, v‚io, seu amigo fez tudo isso mas mediu a taxa de compressÆo? Ele calculou o volume da cƒmara hemisf‚rica? Avaliou a distƒncia segura entre as v lvulas e a cabe‡a do pistÆo em PMS? Usou uma vela pr¢pria para motores a  lcool? Se o motor foi trabalhado para usar  lcool, ao adicionar gasolina a qualidade da queima piorou e pode ter gerado superaquecimento na cabe‡a do pistÆo. Com certeza ao reduzir ele “lan‡ou” o motor (passou de giro) e a Turuna ainda nÆo tinha limitador. O comando pode ter “flutuado” e o pistÆo engoliu a v lvula num ato de canibalismo lindo! Depois pede pra ele mandar a receita do novo motor! Viu, sobrinhos malas, o que d  envenenar o motor?