Foto: Revista MOTOCICLISMO

XT 250, silêncio, CB, partida, troca, marcha, magoado, invertida, grave

Foto: Revista MOTOCICLISMO

Foto: Revista MOTOCICLISMO

A Yamaha do Brasil est  prestea a lan‡ar uma xt 250, ate agora ninguem que eu saiba flagrou nada desta moto. voces tem alguma novidade ?
mauro – itambacuri – mg
Mauro, se vc acessasse os sites ceros j  teria visto a foto h  meses. A revista MOTOCICLISMO flagrou a XT 250 em junho de 2005. N¢s publicamos a foto logo em seguida e s¢ vc nÆo viu? EntÆo veja agora e pare de ficar boiando por a¡! Ah, o lan‡amento est  previsto s¢ para outubro.

Silˆncio
Tite, gostaria de parabeniz -lo pelos recentes testes publicados, estÆo ¢timos, e tamb‚m pela cr“nica, muito boa. Lendo o teste da nova Suzuki, percebi sua preocupa‡Æo com a quase ausˆncia de barulho da moto, o que pode ser fatal no trƒnsito. Tenho uma Fazer 250 e percebo este mesmo fato. Se esta for uma caracter¡stica das motos injetadas, todos os motoristas deverÆo ficar atentos. Que tal uma mat‚ria para esclarecer esse fato?
Anselmo – Contagem, MG
NÆo tem nada a ver com a inje‡Æo, ‚ a legisla‡Æo mesmo. Mas tamb‚m nÆo os motoristas nÆo tˆm desculpa do silˆncio, porque ‚ s¢ prestar aten‡Æo, nÆo falar no celular, nÆo ficar vendo filme na tela da DVD, nem tagarelando com passageiros que ningu‚m vai se machucar.

CB
Na minha opiniÆo a Honda nÆo deveria ter tirado de linha a CB 500, o mercado esta carente de motos nessa faixa, e ainda mais que a GS 500, sabe l  quando vem, deveriam s¢ modificar a rabeta tanque, porque a moto ‚ muito boa, ta dito.
Anderson – Itapeva-SP
, mas sabe aquelas 100 CB 500 relan‡adas como s‚rie especial? Tem umas 70 encalhadas pelo Lisarb. Cadˆ os adoradores de CB 500? Todo mundo pede a volta da CB 500, mas quando a moto reaparece fica tudo encalhado. Vai entender esse mercado.

Partida
Quero uma informa‡Æo tem condi‡äes e facilidade em instalar a partida el‚trica noa Honda XLX 350 ano 88.
seiki – sud mennucci -sp
Sai mais barato vc comprar uma Sahara, porque ‚ complicado pacas!

Troca
Tenho uma GSX750F a qual utilizo apenas p/ viagens de +ou- 500 Km em estradas de bom pavimento, e estou pensando em troc -la pela V-Strom. Gostaria de sua opiniÆo sobre esta troca e tamb‚m sobre a V-Strom com rela‡Æo ao mercado, manuten‡Æo e futura revenda.
Mauro – Santo Andr‚, SP
Rodei muito pouco com a V-Storm, mas pelo jeito terei de pedir a moto porque deu uma epidemia de V-Storm no Motonline. Sim, acho que ‚ uma bela troca, mas sÆo motos bem diferentes. Devo ter o teste da V-Storm em revista, se quiser adquiri-lo escreva para [editor@motonline.com.br]

Marcha
Seguinte: sou leigo no motociclismo e gostaria de saber se h  algum beneficio para o motor em elevar a rotacao antes de reduzir as marchas ? e se tem, o que ‚ que melhora ? desde j  grato.
Paulo – Campinas, SP
Paulo, nos carros chamamos isso de punta-tacco. Nas motos atuais nÆo ‚ necess rio dar essa acelerada porque os cƒmbios e embreagens melhoraram muito. Numa tocada esportiva ainda se usa essa t‚cnica porque a marcha reduz com mais facilidade, mas as vezes o cabra erra a acelerada e a moto d  um pulo pra frente. NUNCA JAMAIS NEM PENSE em acelerar nas trocas ascendentes de marcha, ou seja, da menor para a maior. Tem muito playboy que faz isso – inspirados nos camioneiros – e isso dificulta a entrada da marcha al‚m de gastar gasolina.

Magoado
Caro Tite quero te dizer e para os demais usuarios de motonline que fiquei pasmo pra falar decepcionado com o teu simples “nÆo”diante de uma questÆo t‚cnica baseada na experiˆncia de mais de 30 anos de motociclismo.nÆo sei se tu deu esse seco “nÆo”por falta de saco, ou por falta de argumento .devo te dizer que ‚ a penultima vˆz que abro essa revista online. eu sei que eu vou sair perdendo, que nÆo vou fazer falta mas ‚ como eu posso protestar.
paulo gaby – marab  pa
Com rela‡Æo ao dilema do Paulo de Marab  e sua CB que nÆo passa de 8100 rpm, ‚ o seguinte: Paulo sua moto nÆo passa dessa rota‡Æo pois deve ser essa a rota‡Æo de potˆncia m xima da bixinha, ou seja ‚ a rota‡Æo em que o motor desenvolve mais for‡a, entÆo como ‚ que vc quer que ela ultrapasse essa rota‡Æo se ela j  est  no seu limite?  claro que em primeira ela vai chegar at‚ 10000 rpm pois a velocidade da moto e a pressÆo do ar ainda sÆo pequenos mas a 180 km/h a pressÆo do ar ‚ enorme.
Henrique – Colatina, ES
Em resposta … d£vida do Paulo, de Marab -PA, com o t¡tulo DILEMA, eu imagino que a moto nÆo passe de 8100 giros em £ltima marcha simplesmente pq nÆo tem for‡a para isso. Tente uma rela‡Æo um pouco mais curta que ela dever  conseguir, mas isso nÆo garante que a velocidade final ser  maior. E tb dever  haver um aumento no consumo. Espero tˆ-los ajudado.
Stˆnio – SÆo Paulo – SP
O caso da CB 500 do Paulo de Marab . Existe a possibilidade do acelerador desregular e nÆo abrir totalmente o carburador? e o conta-giros, ele tamb‚m nÆo pode apresentar medi‡Æo incorreta?
KLINGER – MARINGA/PR
Paulo, desculpa se te machuquei, mas meu “NÆo” ‚ porque eu simplesmente nÆo entendi nada do que vc escreveu. Seu enunciado ‚ longo e complicado, fala em velocidades meio estranhas para uma CB 500 e nÆo sei nada a respeito do passado da sua moto, das condi‡äes em que ela chegou a 195 km/h e suas dimensäes f¡sicas. Ou seja, qualquer palpite meu nÆo passar  de um palpite sem fundamenta‡Æo t‚cnica nenhuma. Mais uma vez desculpe se nÆo atendi a SUA carta, apesar de responder 30 a 50 cartas por dia e encher um site de informa‡äes gratuitas (inclusive com o teste da SUA CB 500, moto que nunca passei de 180 km/h). Mas pena que ‚ a pen£ltima vez que vc acessou o site, porque nÆo ver  a cortesia que os leitores Stˆnio e Henrique tiveram em se preocupar com a SUA moto. Da pr¢xima vez forne‡a dados mais completos para uma an lise detalhada e efetiva da questÆo. Klinger, sim, o acelerador pode nÆo estar abrindo 100%, mas o conta-giros nÆo desregula nem a pau!

Invertida
Tava olhando o Site da Honda USA, e l  a Honert (599) ‚ vendida com suspensÆo invertida. Por‚m a Honert (919) ‚ vendida com suspensÆo convencional. Uma suspensÆo convencial para uma 900? Uma suspensÆo invertida deixaria melhor o conjunto? J  testou a 919?
GABRIEL – NOVO HAMBURGO RS
Gabu, nÆo conte pra ningu‚m, mas essa tal suspensÆo invertida em motos de passeio ‚ muito mais uma questÆo de marketing do que t‚cnica. Sim, pilotei a Hornet 919, mas era a versÆo anterior, batizada de 900.

Grave
Tite, minha Strada tava com o Tec Tec al‚m de um shhh shhh. Levei ao mecƒnico e mandei abrir o motor. Tava com o tensor podre, rolamento de uma das engrenagens do cambio inexistente, rolamento da biela com “bolinhas soltas”, anel do pistÆo gastos e o pr¢prio pistÆo tava riscando o cilindro. Arrumada, percebi que t  consumindo mais conbust¡vel que o normal, mas mais MESMO. Antes fazia 27/29km/l e agora, pelos meus c lculos t  fazendo uns 15 km/l. O que ser ? Nem mexeram no carburador!
Yuri – Londrina pr
Cara, ‚ grave, mexeram em muita coisa. Deve ter sido feita ret¡fica e muitas outras coisas como comando, diagrama de v lvulas etc. Sugiro voltar ao mecƒnico e pedir para verificar a abertura (enquadramento) das v lvulas. Uma bela regulada na carbura‡Æo se faz necess ria.