Publicidade
Foto: Yamaha XT 660

Foto: Yamaha XT 660

Graaaaande Tite, pois ‚ meu amigo, estou sob o encanto da tremenda m quina que ‚ a XT660R, e juntando moedas e fazendo crochˆ para compr -la. Quando fui buscar a minha quase xar  LANDER para teste, l  na f brica de Guarulhos, quando fiquei sabendo que foi realizado um teste seguido de desmontagem completa da 660. Gostaria de saber se vocˆ meu amigo participou deste teste ou teve acesso aos resultados. No mais, nos falamos no happy hour de guaran !
Laner – SÆo Paulo
Grande afilhado Laner! Eu nÆo participei do teste, mas ‚ s¢ pedir a edi‡Æo da revista que te entrego na boa. Pra dizer a verdade nem li a mat‚ria, quem fez foi o C¡cero Lima.

A Lei
Tite, me tira uma duvida, comprei um farol p/falcon azul, coisa mais linda do mundo, mas agora que recebi? ‚ permitido andar com um farol azul na moto, A lƒmpada tamb‚m ‚ azul, se for permitido aonde ser  que eu acho a lei que regulamenta o uso para eu carregar comigo para eventuais transtornos.
Lucas – Ocau‡u, SP
Viajo com frequˆncia de motocicleta. Minha pergunta prende-se a d£vida ja levantada por outro internauta com referˆncia a intercomunica‡Æo entre piloto e garupa. Pergunto se ‚ explicitamente proibido? Pergunto tamb‚m considerar o fato que se ao inv‚s de fone de ouvido fosse utilizado um alto falante de porte adequado nao inserido no ouvido, seria entÆo permitido? Pois neste caso muito se equivaleria a um r dio do autom¢vel, que nÆo ‚ proibido? Ou seria uma “for‡ada de barra” na lei?
Ricardo – CURITIBA – PR
Lucas e Ricardo, se a Lei fosse um conceito claro e de f cil interpreta‡Æo os advogados, ju¡zes e promotores perderiam o emprego e a fun‡Æo. O C¢digo Brasileiro de Trƒnsito ‚ um enigma indecifr vel. Para piorar, os agentes de fiscaliza‡Æo (leia-se poli‡as) desconhecem as leis que deveriam fiscalizar. Nesta verdadeira babel na qual ningu‚m se entende, os policiais multam sem crit‚rio e motociclistas abusam de tudo. Resumindo, nÆo me perguntem sobre leis, procurem o C¢digo Brasileiro de Trƒnsito ou um bom advogado.

Foto: Carburador

Foto: Carburador

Publicidade
Carburador
Se todo carburador suga o ar de ambiente pelo v cuo criado pelo movimento do pistÆo, pq soh o carburador da sport eh chamado de a v cuo? ou eh a mesma coisa que a frase “nÆo contem colesterol” em ¢leo vegetal? Como eu fa‡o pra balancear o pneu da minha moto em casa? Eu fico p*** com a falta de preparo dos mecƒnicos das concession rias que acham que em soh em a moto tah andando ela tah no ponto.
Cristiano – Forquilha – CE
Existe o carburador a v cuo e o mecƒnico, ambos aproveitam o movimento dos pistäes para chupar o ar do ambiente (menos os motores com bomba de gasolina). O que diferencia ‚ o ACIONAMENTO. No carburador mecƒnico o acionamento ‚ por cabo, que puxa a guilhotina (ou pistonete) e injeta a gasolina que ser  pulverizada por meios mecƒnicos. No carburador a v cuo um diafragma cria depressÆo dentro do carburador e a gasolina ‚ aspergida por diferen‡a de pressÆo, sem nenhum acionamento mecƒnico. Mas nÆo venha me perguntar depois quais as vantagens de um e outro. Sim vc pode balancear a moto em casa, mas precisa de um aparelho espec¡fico e usar uma bancada de m rmore totalmente nivelada. Depois de comprar esta ferramenta eu ensino como usar.

Veneno
gostaria d saber c vcs sabem me responder o q eu poderia fazer na minha yamaha crypton para ela andar mais ou sera q vcs n sabem me dize un site ond eu possa encontrar mais dicas,
Tiago – Rio Grande RS
Primeiro leia o item 2 do nosso FAQ. Depois, pesquise em nosso f¢rum que t  cheio de gente fu‡ando nestes motorzinhos.

Rodas
Tite, seria poss¡vel colocar as rodas de liga leve (e os pneus tamb‚m) da cbx 200 strada na ybr 125 ED? Os freios da ybr se encaixariam nas rodas da strada sem ser preciso fazer nenhuma adapta‡Æo? O pneu traseiro da strada ‚ 1cm mais largo do que o da ybr, isto acarretaria em algum problema para a moto (estabilidade)? Esse pneu caberia na balan‡a traseira da ybr?
Rayandder – Pesqueira, PE
Se tudo se encaixar perfeitamente, sem necessidade de adapta‡Æo vai fundo. Essa diferen‡a na medida do pneu pode interferir a estabilidade, mas isso s¢ d  pra saber depois de instalado.

Qual
Tite, qual a melhor op‡Æo: Bandit 1250 ou a Fazer 600 quais as principais qualidades e defeitos das mesmas ja que tˆm a mesma potˆncia?
Rafael – Bebedouro-sp
NÆo fa‡o a menor id‚ia, a Bandit 1250 nem sequer chegou ao Brasil!

Publicidade

Rebolante
Mestre! Essa ‚ para o gordo Diego, de Santo Andre, SP. A minha Yes tamb‚m d  umas “dan‡adas” em que eu j  procuro at‚ uma moita no cantinho da rua, pra amortecer o tombo. Eu atribuo tal rebolada ao pneu, que possui um desenho sinuoso.  muito estranho, pois nas outras motos isso nÆo acontece, ao menos nas que eu ando.  passar em cima de uma faixa e l  vai adrenalina. E eu s¢ tenho 94 Kg. Recomendo ao gordo que v  ao f¢rum das pequenas Suzuki que tem muita gente fera l .
Gerson – SÆo Lu¡s, MA
Aten‡Æo donos de Yes 125: nem toda instabilidade na traseira ‚ reflexo de problemas apenas na traseira. Como? Muito simples: se a moto nÆo estiver corretamente balanceada e regulada na parte DIANTEIRA esse problema se reflete na traseira. Pela ordem: verifiquem os pneus; verifiquem o balanceamento e alinhamento de AMBAS as rodas; o aperto da caixa de dire‡Æo (e rolamentos) e fa‡am um regimezinho!

Recall
Esta semana levei minha Twister pra fazer a revisÆo dos 3000km, minha surpresa, fui informado que deveria levar minha moto para um recall, a junta do cabe‡ote poderia estar invertida, bom, fazer oque. Deixei a moto segunda feira (16/10) na autorizada, somente quarta feira depois que eu liguei pra autorizada me informaram “talvez” sexta feira eu teria minha moto novamente, hoje (20/10) liguei novamente e adivinha? A pe‡a nao chegou, a desculpa? A transportadora atrasou, nÆo tem a pe‡a pra colocar na minha moto, vou passar o final de semana sem ela. Algu‚m sabia desse recall? NÆo deveria ser mais divulgado? Qual a conseqˆncia dessa junta invertida no motor?
Rafael – Porto Alegre, RS
Rafa, esse tipo de depoimento perde qualquer validade se nÆo estiver acompanhado da devida documenta‡Æo. Qual a concession ria, o nome do recepcionista que comentou sobre recall, o n£mero da Ordem se Servi‡o etc. NÆo foi divulgado nenhum recall da Twister recentemente.

Flash
Tite, por acaso vc j  andou na Kasinski Flash 150? Por acaso sabe a vel“ m xima dela? Ela acompanha uma CG 150 na estrada por exemplo?
Sergio – SÆo Paulo/SP
At‚ hoje s¢ vi a Flash parada, e achei feia pacas!

Reforma
Tenho uma Tenere 600 ano 88, estou fazendo uma reforma geral nesta m quina e gostaria de saber onde encontrar novas pe‡as. Principalmente carenagem, laterais, painel e tampa do tanque. Agrade‡o a colabora‡Æo de toda equipe e desejar-lhes sa£de e disposi‡Æo para continuar efetuando todo este trabalho de suma importƒncia para n¢s usu rios da grande rede.
Carlos – Marab  – PA
Vocˆ pode recorrer ao nosso f¢rum ou aos sites de clube da XT 600 que existem …s dezenas.

Publicidade